Buscar

Fundamentos de Bioquímica lista de exercícios 01 alunis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundamentos de Bioquímica- Lista 01
Bárbara Rocha
Na síntese de proteínas as ligações entre os aminoácidos são altamente importantes. Quando ocorre a efetiva ligação entre dois ou mais aminoácidos? E como é chamada?
Em relação às estruturas dos aminoácidos abaixo, descreva abaixo das mesmas a sua classificação quanto a sua polaridade e marque a opção que esteja numa sequência correta. 
( ) Polar; Apolar; Ácido
 ( ) Apolar; Básico; Polar 
 ( ) Apolar; Ácido; Polar
O que são biomoléculas e quais são os elementos que compões sua maior porcentagem de massa (99%)?
Estruturalmente, o que determina a diferença entre os vinte tipos de aminoácidos? Porque alguns são chamados essenciais?
Definir desnaturação proteica e descrever a ação do pH e temperaturas extremas sobre a estrutura das proteínas. Quais estruturas são alteradas?
As hemoglobinopatias são doenças genéticas que afetam a hemoglobina. A doença falciforme é o exemplo mais comum das hemoglobinopatias. Por uma alteração genética, a pessoa com doença falciforme produz um tipo alterado de hemoglobina, a hemoglobina S (Hb S), no lugar da hemoglobina normal, a hemoglobina A (Hb A), presente nos adultos. O transporte de oxigênio para todo o corpo, função da hemoglobina, não se dá de forma satisfatória quando o indivíduo tem a doença falciforme. Em determinadas condições, a Hb S faz com que a hemácia deixe de ser flexível e fique mais rígida. Nesses casos, a hemácia passa a ter o formato de meia lua ou foice (daí o nome falciforme). Ela tende a se ligar aos vasos sanguíneos e também a outras hemácias e ser destruída mais facilmente, o que ocasiona anemia e dificulta a circulação no sangue. É comum que ocorra entupimento dos vasos sanguíneos, o que leva a dores e a outras alterações em praticamente todos os órgãos do corpo. Qual a alteração bioquímica encontrada na anemia falciforme?

Outros materiais