Buscar

Av1 Banco de Dados I 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Cst Anál e Desenv Sist - Banco de Dados I
1) A Modelagem Entidade Relacionamento utiliza símbolos geométricos para representar seus principais elementos dentro de um Diagrama Entidade Relacionamento – DER. A primeira geração das ferramentas CASE para modelagem de dados apenas desenhava os diagramas, transpondo o trabalho de uma folha de papel para dentro de um computador. Já as gerações seguintes de ferramentas CASE passaram a dar um significado maior aos elementos trabalhados. Esta evolução deu condições para que as ferramentas CASE executassem a ......
Alternativas:
a) Engenharia Progressiva.
b) Engenharia Evolutiva.
c) Engenharia Computacional.
d) Engenharia Transformadora.
2) segundo a técnica de Modelagem Entidade Relacionamento, utilizamos figuras geométricas para representar os elementos dentro de um Diagrama Entidade Relacionamento. O símbolo Losango é utilizado para representar qual elemento?
Alternativas:
a) Tabela.
b) Entidade.
c) Relacionamento. Alternativa assinalada
d) Atributo.
3) Uma ferramenta CASE pode realizar um processo onde a mesma acessa um banco de dados, faz a leitura do dicionário de dados deste banco de dados e constrói um modelo lógico de dados. Esta funcionalidade é conhecida como:
Alternativas:
a) Engenharia de Software.
b) Engenharia Relacional.
C) Engenharia Reversa. Alternativa assinalada
d) Engenharia Social.
4) Um projeto de banco de dados tem 3 fases bem distintas, o "projeto conceitual", o "projeto lógico" e o "projeto físico". Em cada uma destas "fases", uma ferramenta CASE pode ser muito útil pois acelera o processo. Em qual destas fases temos a utilização das entidades, atributos e relacionamentos?
Alternativas:
a) Entidades, atributos e relacionamentos aparecem no projeto conceitual. Alternativa assinalada
b) Entidades, atributos e relacionamentos aparecem no projeto lógico.
c) Entidades, atributos e relacionamentos aparecem no projeto físico.
d) Entidades, atributos e relacionamentos aparecem nos 3 tipos de projeto.
5) A Engenharia de Software faz uso de tecnologia para acelerar o desenvolvimento de sistemas e softwares, sabendo desta afirmação podemos afirmar que uma ferramenta CASE (Computer Aided Software Engineering) tem como objetivo auxiliar a engenharia de software através do uso de computador. Como uma ferramenta CASE pode auxiliar na modelagem de dados?
Alternativas:
a) A modelagem pode ser prototipada dentro de uma ferramenta CASE e todos os comandos SQL testados antes da criação do banco de dados fisicamente.
b) O Administrador de Banco de Dados (DBA) pode testar todo o cenário de Disaster Recovery (DR) sem a necessidade do banco de dados físico.
c) O Administrador de Dados (AD) consegue fazer a referencia cruzada de dois dicionários de dados de SGBD diferentes em servidores com repositórios separados.
d)A modelagem de dados pode deixar de ser feita em papel e com o uso de uma ferramenta CASE, esse processo será muito mais rápido permitindo inclusive que a engenharia progressiva seja aplicada.
Gabarito: 1-A.. 2-C.. 3-C.. 4-A.. 5-D....100% ACERTO

Outros materiais