Buscar

Prática 3 Síntese do cloreto de t butila

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UERJ/DEQA – Química Orgânica Experimental
Prática 3: Síntese do cloreto de t-butila
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
	Em um funil de separação colocar 7,69 g de álcool t-butílico e 35 mL de ácido clorídrico concentrado e agitar a mistura, de vez em quando, durante 20 minutos. Após cada agitação, afrouxar a rolha para aliviar qualquer pressão interna. Deixar a mistura em repouso por alguns minutos, até que as camadas estejam nitidamente separadas. Retirar e abandonar a camada ácida. Lavar o halogeneto com 20 mL de solução de bicarbonato de sódio a 5% e, depois, com 20 mL de água destilada. Secar o produto com cloreto de cálcio anidro ou sulfato de sódio anidro. Decantar o líquido seco por meio de um funil com papel de filtro pregueado para um balão de 125 mL. Adicionar 2-3 pedaços de porcelana porosa e destilar. Coletar a fração que destilar entre 49 e 51C.
Reação de confirmação:
Em um tubo de ensaio, adicionar 5 gotas de álcool t-butílico e 2 gotas de solução alcoólica AgNO3 2% (m/v). Observar o que ocorre.
Em outro tubo de ensaio, adicionar 5 gotas do produto sintetizado e 2 gotas da solução alcoólica AgNO3 2% (m/v), o aparecimento de um precipitado branco indica a presença de cloreto de t-butila.

Outros materiais