Buscar

AS EMOÇÕES

Prévia do material em texto

AS EMOÇÕES
PROCESSOS PSICOLÓGICOS III
EMOÇÃO
O que é emoção? 
Emoção significa tornar exterior o movimento. 
Quando um indivíduo se emociona, expressa para o exterior, determinados indícios na linguagem do corpo, expressões faciais e de alterações vasomotoras. 
EMOÇÃO
Como sabemos que estamos emocionados? Invariavelmente pelas sensações e movimentos que nosso corpo produz: 
dor de barriga, um “frio no estômago”, chorar, rir sem parar, taquicardia, tremer, desmaiar, perder a voz, ficar “branco que nem cera” ou “vermelho de raiva...”. 
EMOÇÃO
EMOÇÃO : uma reação complexa a estímulos externos (mais frequentemente) e também a estímulos internos, que se traduz em reações fisiológicas, comportamentais, cognitivas, afetivas, sentimentais e em expressões faciais
EMOÇÃO
As emoções são parte central do funcionamento bio-psicológico do homem e são necessárias, assim como a razão, nas tomadas de decisão, nos processos cognitivos (na percepção da realidade) e nos processos comunicativos, de forma a definir e ajustar as respostas do indivíduo ao ambiente em que se insere.
EMOÇÃO
Por que a Psicologia se preocupa com as emoções? 
Estudar o comportamento humano é o objetivo maior da Psicologia e entender porque nos emocionamos e de que maneira a emoção influencia nosso comportamento, faz parte desse objetivo. 
EMOÇÃO
Desde a Grécia Antiga e até meados do século XIX, filósofos e psicólogos acreditavam que as emoções eram instintos básicos que deveriam ser controlados sob pena do homem ter sua capacidade de pensar seriamente afetada. 
Já no século XX, os cientistas despertaram para o fato de que se emocionar, mas compreender e estar consciente de suas emoções era uma qualidade que permitia ao ser humano desenvolver a capacidade de melhor se relacionar no e com o mundo 
EMOÇÃO
Atualmente com o auxílio dos desenvolvimentos tecnológicos, existem pesquisadores que estão descobrindo que a emoção influi diretamente no nosso sistema imunológico, na nossa saúde. 
O mal do século XXI, o stress é de origem fundamentalmente emocional – é o resultado da incapacidade de lidar com as emoções 
EMOÇÃO E SENTIMENTO
Existe diferença entre emoção e sentimento? Podemos dizer que a emoção é orientada para o exterior, e possui os seguintes indicadores emocionais: 
1 – Fatores ambientais, por exemplo, um exame a fazer gera medo, um funeral provoca dor, o matrimônio infunde alegria. 
2 – Expressões faciais, que são inatas e estão presentes em todas as culturas 
EMOÇÃO E SENTIMENTO
3 – Resposta verbal, pois, com efeito, a emoção influi sobre o tom de voz, a velocidade do discurso, as palavras que são ditas.
4– A postura que, se for correta, indica felicidade; se rígida, denota raiva ou medo; se afrouxada, tristeza 
EMOÇÃO E SENTIMENTO
5 – Respostas fisiológicas, pois a emoção ativa o Sistema Nervoso Autônomo, e as glândulas supra-renais segregam a adrenalina que pode provocar: 
Aumento do ritmo respiratório; 
Aumento do ritmo cardíaco; 
Aumento da tensão muscular; 
Aumento do açúcar no sangue; 
Aumento da sudorese; 
Diminuição da saliva 
Dilatação da pupila; 
Aumento da pressão sanguínea. 
EMOÇÃO E SENTIMENTO
O sentimento é orientado para o interior, sendo que os sentimentos são gerados por emoções e sentir emoções significa ter sentimentos. 
O sentimento é: 
mais duradouro que a emoção. 
mais estável 
Compreende mais emoções, por exemplo, amor é alegria, ânsia, excitação, raiva, medo, tristeza etc.
EMOÇÃO
Relativamente ao seu significado neurobiológico, as emoções são reações químicas e neuronais complexas que “formam um padrão” (Damásio, 2000). 
Elas existem como elementos que ajudam a regular o organismo, com o objetivo da manutenção da sua sobrevivência, mais concretamente da sobrevivência do corpo, e encontram-se entre os “dispositivos bio-reguladores” que o corpo possui, tal como os sentimentos. 
EMOÇÃO
as emoções cumprem duas funções ao nível da biologia humana: 
1 – a primeira está relacionada com as reações básicas do indivíduo, perante determinada situação, as quais poderão ser de fuga, luta, imobilização ou comportamento agradável e de aceitação; 
2 - a segunda está mais diretamente envolvida com a “regulação do estado interno do organismo”, por exemplo no caso de ser necessário uma fuga, será preciso um maior afluxo de sangue à área dos membros inferiores para uma melhor oxigenação dessa área. 
EMOÇÕES, AFECTOS E SENTIMENTOS
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS EMOÇÕES : 
Tempo : a emoção tem um princípio e um fim. 
Intensidade : cada emoção tem um tipo de intensidade. 
Alterações corporais : traduzem-se em várias manifestações corporais. 
Causas e Objetos : as emoções têm sempre uma causa e direcionam-se sempre para um objeto. 
Versatilidade : aparecem e desaparecem com rapidez. 
Polaridade : podem ser positivas ou negativas. 
Reações : são sempre uma reação a algo. 
Interpretação : traduz uma interpretação dos factos. 
TEORIAS DAS EMOÇÕES
Primeiramente vamos distinguir as emoções em: 
Primárias: As primárias ou universais são consideradas as emoções mais antigas inscritas nas estruturas neurobiológicas do homem, são responsáveis pela sua sobrevivência enquanto indivíduo biológico. 
Alegria Medo Tristeza Raiva 
 Colera Nojo Surpresa Aversão
EMOÇÕES PRIMÁRIAS ou universais – Estão presentes em todas as culturas e aparecem muito cedo na vida do ser humano. Assentam numa base inata e o seu aparecimento não depende da aprendizagem. 
Secundárias: 
são emoções relacionadas com a vida do homem enquanto ser social, são aprendidas em sociedade e relativamente mais recentes, quando comparadas com as primárias. 
 vergonha, ciúme, culpa ou orgulho. Foram construídas sobre as emoções iniciais e implicam o recurso a aprendizagens feitas. 
EMOÇÕES DE FUNDO – bem-estar, mal-estar, calma ou tensão. 
AFECTOS E SENTIMENTOS
Os afetos têm a ver com aquilo que nos afeta, são algo de que somos dotados. São tendências para responder positiva ou negativamente a experiências emocionais relacionadas com objetos ou pessoas. Exprimem-se através das emoções e têm uma ligação especial com o passado, com experiências e vivências (as emoções estão ligadas sobretudo com situações presentes).
AFECTOS E SENTIMENTOS
Os sentimentos são, em geral, experiências privadas que, ao contrário das emoções, não podem ser observados por outras pessoas. 
As emoções estão na base dos sentimentos. 
As emoções acontecem e passam, podendo voltar desde que um estímulo as desencadeie; os sentimentos ficam e acompanham-nos ao longo do tempo com maior ou menor intensidade. 
FASES DOS SENTIMENTOS (segundo António Damásio) 
O ESTADO DA EMOÇÃO : a emoção pode ser desencadeada e experimentada de forma inconsciente. 
O ESTADO DO SENTIMENTO : pode ser representado de forma não consciente. 
O ESTADO DE SENTIMENTO TORNADO CONSCIENTE : conhecido pelo organismo que experimenta a emoção e o sentimento.
COMPONENTES DAS EMOÇÕES
COMPONENTE COGNITIVA : o conhecimento dos factos que estão na base do acontecimento que despoletou a emoção. 
COMPONENTE AVALIATIVA : a reação à situação é feita em função de interesses e valores pessoais. 
COMPONENTE FISIOLÓGICA : a emoção apresenta manifestações orgânicas 
COMPONENTE EXPRESSIVA : a emoção traduz-se num conjunto de expressões corporais. 
COMPONENTE COMPORTAMENTAL : o estado emocional desencadeia um conjunto de comportamentos. 
COMPONENTE SUBJECTIVA : a emoção está sempre associada a um estado afetivo. 
PERSPECTIVAS SOBRE AS EMOÇÕES PERSPECTIVA EVOLUTIVA – Darwin 
Darwin distingue seis emoções primárias ou universais: a alegria, a tristeza, a surpresa, a cólera, o desgosto e o medo. Todas esta emoções apresentam manifestações fisiológicas : a postura corporal, as expressões faciais, os movimentos… 
Darwin considera que as emoções desempenham um papel adaptativo fundamental na história da espécie humana, sendo determinantes na nossa capacidadee sobrevivência. 
PERSPECTIVAS SOBRE AS EMOÇÕES
PERSPECTIVA FISIOLÓGICA – William James 
As emoções resultam das percepções dos estados corporais e das mudanças orgânicas provocadas por estímulos particulares.. Os estímulos produzem alterações orgânicas que, por sua vez, geram emoções. Esta teoria tem como suporte uma relação entre o corpo e a mente. 
PERSPECTIVAS SOBRE AS EMOÇÕES 
PERSPECTIVA COGNITIVISTA 
 A emoção é determinada pelo modo como representamos a situação e pela avaliação pessoal que lhe damos. Esta interpretação depende dos nossos quadros cognitivos e da nossa história pessoal, que nos conduzem numa interpretação da situação. 
PERSPECTIVAS SOBRE AS EMOÇÕES 
PERSPECTIVA CULTURALISTA 
A cada cultura correspondem diferentes emoções e diferentes formas de as expressar. Cada cultura tem o seu conjunto de regras que especificam o tipo de emoções que se podem manifestar nas diferentes situações, e os comportamentos adequados para exprimirem as diferentes emoções. Todos os que pertencem à mesma cultura partilham uma linguagem da emoção. 
A RAZÃO E A EMOÇÃO
Para Damásio , a tomada de decisão implica duas vias complementares: 
A representação das consequências de uma opção é disponibilizada pelo raciocínio: avaliação da situação, levantamento das opções, comparações lógicas… 
A percepção da situação provoca a ativação de experiências emocionais experimentadas anteriormente em situações semelhantes. 
As emoções são, portanto, processos indispensáveis no ato de decidir.
A RAZÃO E A EMOÇÃO
MARCADOR SOMÁTICO 
Marcador somático é um mecanismo automatizado que suporta as nossas decisões, apesar de não tomarem as decisões por nós. Por mais simples que a decisão seja, existe sempre uma emoção associada à escolha feita. Assim, Damásio estabelece uma ligação entre o tipo de situação e o estado somático, isto é, o estado do corpo.. Os marcadores somáticos informam o cérebro sobre as decisões a tomar. O nosso pensamento tem portanto necessidade das emoções para ser eficaz.

Outros materiais