Buscar

EQUILÍBRIO QUÍMICO

Prévia do material em texto

EQUILÍBRIO QUÍMICO  
Emanuelle Mayara da Cunha, Flávio Ramon Silva de Souza, Isadora Rodrigues de Oliveira, Mariana Alves dos Anjos, Núbia Cristina Fraga de Carvalho Gomes. 
 
 
– Turma EQU4BN-CMA1 – 
Química Analítica – Instituto de Engenharia e Tecnologia (IET) 
Centro Universitário de Belo Horizonte 
 
Resumo: Esta experiência tem como objetivo a verificação experimental do princípio de Le Chatelier que se baseia no fato de que se um sistema em equilíbrio é perturbado, por uma variação na temperatura, pressão ou concentração de um dos componentes, o sistema deslocará sua posição de equilíbrio de tal forma a neutralizar o efeito da perturbação. 
Palavras chave: Equilíbrio químico, pressão, temperatura, sistema de deslocamento. 
Introdução
Uma situação de equilíbrio químico acontece quando há a proporção constante entre os produtos e os reagentes de uma reação química durante o desenrolar do tempo. Claude Louis Berthollet foi o primeiro a estudar esse fenômeno, publicado em seu livro Essai de statique chimique no ano de 1803.
Teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: os reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. Contudo, em certas reações, como a de combustão, praticamente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa ocorrer o contrário (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais logo que certa quantidade de produtos é formada, estes começam a dar origem aos reagentes; essas reações possuem o nome de reversíveis. O conceito de equilíbrio químico restringe-se às reações reversíveis. 
Apesar das concentrações dos reagentes e dos produtos serem constantes no equilíbrio químico de uma reação, os fenômenos direto e inverso do processo que é reversível, continuam ocorrendo, ambos na mesma velocidade. Dessa forma, as reações direta e inversa se anulam, o que justifica o fato das concentrações dos produtos e dos reagentes serem constantes no equilíbrio químico, apesar da reação nunca ser interrompida. 
Um exemplo de reação reversível é a da produção da amônia (NH3). A partir do gás hidrogênio (H2) e do gás nitrogênio (N2) que faz parte do Processo de Haber-Bosch:
No início do processo, quando há apenas uma mistura de hidrogênio e nitrogênio, as chances das moléculas dos reagentes (H2 e N2) colidirem umas com as outras é a máxima de toda a reação, o que fará com que a taxa (ou velocidade) com que a reação ocorre também o seja. Porém à medida com que a reação se processa o número de moléculas de hidrogênio e de nitrogênio diminui, reduzindo dessa forma as chances de elas colidirem entre si e, consequentemente, a velocidade desse sentido da reação. Por outro lado, com o avançar da reação, o número de moléculas de amônia vai aumentando, o que faz com que cresçam as chances de elas colidirem e de se voltar a formar hidrogênio e nitrogênio, elevando assim a velocidade desse sentido da reação. Por fim chegará um momento em que tanto a velocidade de um dos sentidos quanto a do outro serão idênticas, nesse ponto nenhuma das velocidades variará mais (se forem mantidas as condições do sistema onde a reação se processa) e ter atingido o equilíbrio químico, conforme ilustrado nas figuras abaixo:
 
Figura 1 - Velocidade das reações direta e inversa em função do tempo.
                  
Figura 2 - Concentração das substâncias envolvidas em função do tempo.
Fundamentação teórica
Em um sistema em equilíbrio químico ao aumentar a concentração dos reagentes, o equilíbrio da reação tende a se deslocar no sentido direto, e quando se adicionam produtos ou quando se reduz a concentração dos reagentes, o equilíbrio da reação tende a se deslocar no sentido inverso.
A reação que será estuda experimentalmente será:
Materiais
Tubos de ensaio;
Pipeta;
Banho maria;
Banho de gelo;
Espátula;
Placa de petri.
Reagentes
Água destilada;
Ácido sulfúrico concentrado;
Ácido Clorídrico Concentrado;
Solução aquosa de tetraclorocobalto (II);
Cloreto de Potássio;
Solução de Cloreto de Potássio 0,1 mol/L.
Parte experimental
Inicialmente foram separados 10 tubos de ensaios e adicionou-se 10 gotas de cloreto de cobalto em cada um dos tubos de ensaio. Em seguida, um dos tubos de ensaio foi escolhido para ser o tubo de referência ao qual fora usado apenas para comparar a cor com os demais. Nos demais tubos foi adicionado HCl até que a coloração mudasse de rosa para violeta.
 Figura 3 – Preparo das soluções.
Testes
Tubo 2 aqueça;
Tubo 3 resfrie;
Tubo 4 adicione 5 gotas de KCl 0,1 mol/L;
Tubo 5 adicione 5 gotas de KCl 0,1 mol/L e 5 gotas de H2SO4 concentrado;
Tubo 6 adicione cristais de KCl;
Tubo 7 adicione cristais de KCl e 2 gotas de H2SO4;
tubo 8 adicione 5 gotas de HCl concentrado;
tubo 9 adicione 2 gotas de Ag(NO3) 0,1 mol/L;
tubo 10 adicione 10 gotas de água destilada.
Resultados e Discussões
O tubo 2 foi aquecido e o tubo 3 foi resfriado. Pode se observar que com o aumento da temperatura o equilíbrio se deslocou para a direita, ou seja, o lado de formação de produtos. E ao reduzir a temperatura o equilíbrio se desloca para a esquerda, para o lado de formação de reagentes. Isso se deve ao fato de que a reação direta é endotérmica e quando se adiciona calor ao sistema o equilíbrio se desloca no sentido de aumento do rendimento enquanto que ao retirar calor o equilíbrio se desloca no sentido de menor rendimento.
Figura 4 - Deslocamento do equilíbrio em função da variação de temperatura.
No tubo 4 foram adicionadas 5 gotas de solução 0,1 mol de cloreto de potássio KCl(aq) e pode se observar que a solução que antes era violeta passou a ter uma coloração rosa. Isso ocorre, pois, a solução de cloreto de potássio tem uma porcentagem muito maior de água do que de cloreto e isso faz com que o equilíbrio se desloque no sentido de compensar essa falta de cloro.
[Co (H2O)6] (aq) + 4Cl ⇄ [Co(Cl)4] + 6H2O + KCl(aq)
No tubo 5, foram adicionadas 5 gotas de solução 0,1 mol de cloreto de potássio KCl(aq) e mais 5 gotas de ácido sulfúrico concentrado H2SO4. Observou se que a solução ficou rosa com a adição de solução de cloreto de potássio, porém ao adicionar o ácido sulfúrico concentrado, a solução adquiriu a coloração azul. Isso ocorre, pois, o ácido sulfúrico reage com a água formando o íon hidrônio H3O+, fazendo com que o equilíbrio se desloque para o lado dos produtos.
1 - [Co (H2O)6] (aq) + 4Cl ⇄ [Co(Cl)4] + 6H2O + KCl(aq)
2 - [Co (H2O)6] (aq) + 4Cl + H2SO4 ⇄ [Co(Cl)4] + 2H3O + 4H2O
No tubo 6, foram adicionados cristais de cloreto de potássio KCl(S), pode se notar que  o equilíbrio se deslocou para a direita, pois ao se adicionar cristais de cloreto de potássio houve um aumento na concentração de  íons cloreto Cl- no sistema e para compensar o excesso de reagente a reação se desloca no sentido de formação de produtos.
No tubo 7, foram adicionados cristais de KCl e duas gotas de H2SO4 concentrado e pode-se observar que a solução adquiriu a coloração azul e houve liberação de calor.
No tubo 8 adicionou-se 5 gotas de HCl concentrado e pode-se observar que a solução adquiriu a coloração azul pois houve aumento na concentração de cloreto.
No tubo 9, foi adicionado gotas de Nitrato de prata Ag(NO3) 0,1mol/L, observou-se a formação de cloreto de prata solido ao qual precipitou-se, e a solução passou a ter uma coloração rosa, pois houve uma redução na concentração de cloreto.
CoCl4 + 6 H2O + 4 AgNO3  ⇄ Co(H2O)6 + 4 AgCl(S) + 4 NO3
No tubo 10, foram adicionadas 10 gotas de água destilada, e pode-se notar que o equilíbrio se deslocou para a esquerda pois a concentração dos produtos foi aumentada.
Figura 5 – Resultado das soluções preparadas.
Conclusão
Através da alteração de cor da solução de cloreto de cobalto foi possível verificar quando ocorre o deslocamento do equilíbrio químico e em qual sentido a reação ocorre.
Bibliografia
[1]<http://chemed.chem.purdue.edu/demos/demosheets/12.10.html> Acesso em 17 março de 2018.
[2]>http://educacao.globo.com/quimica/assunto/equilibrio-quimico/equilibrio-quimico-e-constante-de-equilibrio.html> Acesso em 23 junho de 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes