Buscar

Filosofias Helenísticas

Prévia do material em texto

Filosofia	
Al: 1191- Aron
Prof: Rafael Leite
			 Filosofias Helenísticas
Como tudo começou...
. Com a conquista dos macedônicos sobre a Grécia por Alexandre Magno em 322 a.C a cultura grega clássica mesclou com outras culturas orientais. Com o domínio Macedônico a participação da população no destino da pólis foi sendo diminuída, logo a reflexão política também se enfraqueceu, agora as preocupações coletivas cedem lugar as preocupações pessoais.
A busca da felicidade interior
Epicurismo - O prazer é o princípio e o fim de uma vida feliz. Para Epicuro existe dois tipos de prazer, um duradouro (que encanta o espírito), ouvir uma boa música, dialogar boas conversas, a contemplação das artes, o prazer imediato ( envolvidos pelo momento) são prazeres mais carnais e podem trazer dor e sofrimento ao indivíduo caso não haja um equilíbrio em seu uso. Para epicuro felicidade é o prazer resultante na satisfação dos desejos.
OBS: Não confundir Epicurismo com Hedonismo, que é a busca desenfreada do prazer.
Estoicismo ( compreenção da ordem cosmica) - Fundado a partir das ideias de Zenão foi a maior corrente filosófica do período Helenístico, essa filosofia dizia que a única realidade existente é uma realidade racional negando qualquer existência de um outro mundo. Deus seria o princípio de todas as coisas racionais, logo qualquer ordem cósmica ou universal que aconteça a um indivíduo e ele não pode alterar é porque existe uma razão e utilizamos a filosofia para compreende-la e aceita-la para diminuir o sofrimento do indivíduo. O dever esta vinculado a compreenção da ordem cósmica, como o melhor caminho para a felicidade.
Pirronismo - È a corrente filosófica que defendia a ideia de que tudo é incerto. Por isso Pirro propôs a suspensão do juízo (epokhé) que é a abstenção de fazer qualquer julgamento já que a busca da verdade plena é inúltil, logo se aceita que das coisas que se pode conhecer apenas pelas aparências e desfrutando o imediato captado pelos sentidos, as pessoas viveriam felizes e em paz.
Cinismo - Eram os filósofos que levaram ao extremo a tese socrática de que o ser humano deve procurar conhecer a si mesmo e desprezar todos os bens materias. Por isso Diógenes é conhecido como o "Sócrates demente", ou "Sócrates louco", pois questionava os valores e as convençoes sociais e procurava viver estritamente conforme os princípios que considerava moralmente corretos. Diógenes também não tinha apreço pela diferença entre grego e estrangeiro pois quando perguntaram sobre a sua cidadania teria respondido: " Sou cosmopolita" (do grego cidadão do mundo)
Período greco-romano - O último período da filosofia antiga, conhecido como greco-romano, corresponde a fase de expansão militar de Roma (desde as Guerras Púnicas até a sua decadência do império). Os principais pensadores desse período foram SÊNECA, CÍCERO, PLOTINO E PLUTARCO, dedicaram-se muito mais á tarefa de assimilar e desenvolver as contribuições culturais herdadas principalmente da Grécia clássica do que de criar novas caminhos para a filosofia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes