Buscar

INTRODUÇÃO A PETRÓLEO 2° ESTÁGIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2º estágio
Fases em um campo de petróleo: declaração de comercialidade, planejamento de desenvolvimento e produção ( elabora o projeto de explotação do campo ), implantação do projeto de desenvolvimento ( executa o projeto de explotação do campo ), operação da produção ( produz o reservatório ), projetos de expansão da produção ou de revitalização do campo ( etapa opcional, se modifica o plano de desenvolvimento em função das novas oportunidades que não estavam em jogo ), abandono ( desativação do campo ).
Recuperação do petróleo: natural ( petróleo sobe sem ajuda de equipamentos ), artificial ( coloca bomba dentro do poço para produzir ). Se interferir na energia do reservatório, é necessário um poço de injeção, que vai injetar fluidos para manter a energia do petróleo para que se possa produzir mais.
Reservatório: acumulação na rocha, pode ser primária ( usa energia do reservatório ), secundária ( injeção de fluidos ) ou terciária ( por meio de vapor, gás carbônico e microorganismos ), no caso de reservatório, essa operação é chamada recuperação.
Poço: unidade que comunica o reservatório à superfície, a operação relacionada ao poço e a elevação, que pode ser nautral ( energia do poço ) ou artificial ( gás lift, diminui a densidade e ajuda a elevar o petróleo ). A elevação pode ser também por surgência natural, onde é colocado o equipamento no topo do poço ( árvore de natal ).
Esquema: reservatório – recuperação, poço – elevação / superfície – escoamento, nos instaladores de superfície / tratadores – processo de separação e reuso e descarte na saída da água, e por último exportação.
F-R: fator de recuperação, porcentagem do volume original que pode ser recuperado. FR acima de 55% são excelentes.
F-R limite de campo: valor acima do qual não é viável economicamente insistir na recuperação.
Sonda: conjunto de equipamentos utilizados na perfuração de um poço.
Profissionais envolvidos na perfuração de um poço:
Nível superior: enenheiros civis, engenheiros de petróleo, engeheiros mecânicos, químicos de petróleo, geólogos, engenheiros navais ( mar ).
Nível técnico: técnicos nas áreas acima, sondador, operador de sonda ( plataformista ), torrista.
Equipes de trabalho numa sonda: 
1 – Engenheiros de perfuração: elaborar projeto de poço, dirigir e supervisionar as operações DTM e de perfuração, prever material e pessoal.
2 – Químicos de petróleo: projetar e preparar FP, supervisionar o trabalho do analista químico, analisar testes realizados no fluido de perfuração, orientar o analista nos tratamentos do fluido de perfuração.
3 – Encarregado de perfuração: responsável direto pela sonda, prestar assistência ao sondador e providenciar material , analisar condições de operação, sugerindo alterações no programa de perfuração quando necessário, supervisionar o trabalho das equipes de perfuração, encaminhar o boletim diário de perfuração ( BDP) ao escritório.
4 – Sondador: orientar e manter a sonda em operação, responsabilizar-se pelo poço, controlar os parâmetros de perfuração a saber; rotação, peso sobre broca, pressão de bombeio e vazão, verificar problemas nos equipamentos, preencher o boletim diário de perfuração.
5 – Torrista: operar na plataforma do torrista, efetuar limpeza dos tanques, responder pela eficiência das bombas.
6 – Operador de sonda: conectar e desconectar os tubos de perfuração e comandos, cuidar pela limpeza e arrumação da plataforma, medição dos tubos, auxiliar o torrista na limpeza dos tanques, reparo das bombas e confecção do fluido.
8 – Eletricista: operação dos geradores, responsabilizar-se pelas instalações elétricas em geral.
9 – Soldador: responsável pela soldagem de um modo geral.
10 – Técnico Químico: realizar teste diários no fluido de perfuração ( mínimo 03 ), recomendar tratamentos no fluido, controlar estoque de materiais na sonda, solicitar produtos químicos para confecção do fluido, acompanhar o desempenho dos equipamentos extratores de sólidos, responsabilizar-se pela recuperação do fluido no final do poço, preencher o boletim diário de fluido de perfuração (BDFP).
11 – Geólogo: supervisionar o trabalho do ATG no acompanhamento de poço, realizar correlações com outros poços da área, propor e supervisionar operações de avaliação das formações (perfilagens a poço aberto, amostragens de rocha, testes de pressão ), enviar relatórios de acompanhamento de poço diariamente.
12 – Auxiliar técnico de geologia: coletar descrever amostras de calhas, descrever indícios de hidrocarbonetos, confeccionar STRIP-LOG, enviar relatórios de acompanhamento de poço diariamente.
Categoria dos poços:
Poços de exploração: 1 – pioneiro ( primeiro a ser perfurado ), 2 – estatigráfico ( aquisição de dados geológicos ), 3 – extenção ( controle da acumulação ), 4 – pioneiro adjacente ( busca jazida adjacente ), 5 – exploração de jazidas rasas, 6 – exploração de jazidas profundas.
Poços de explotação: 7 – poço de desenvolvimento ( produzir petróleo ), 8 – poço de injeção ( injeção, aumentar o FR ).
Poço especial: 9 – poço especial ( para captação de água ou de descarte )
Reclassificação dos poços:
0 – poço produtor subcomercial
1 – poço descobridor de campo ou nova jazida
2 – poço abandonado
3 – poço de extensão
4 – poço descobridor de uma nova jazida
5 – poço portador de petróleo
6 – poço seco
7 – poço produtor comercial
8 – poço injetor
9 – poço especial
Poço 0, 1, 3, 4, 5, 7 qualifica o fluido encontrado.
�
Plano de desenvolvimento:
Apresentar modelo geológico do reservatório
Apresentar o mecanismo de produção do reservatório
Apresentar a caracterização do reservatório
Definir malha de drenagem do reservatório
Apresentar o método de recuperação de petróleo
Apresentar a metodologia de gerenciamento de reservatório
Informar as reservas do campo
Apresentar a previsão do comportamento de reservatório
Apresentar os projetos de completação do poços
Apresentar as características do sistema de produção
Apresentar as características do sistema de processamento primário do fluido
Apresentar sistema de injeção de fluido
Apresentar o sistema de tratamento de efluentes
Apresentar o projeto de desativação do campo
Apresentar projeto de SMS
Apresentar analise econômica

Outros materiais