Buscar

RESENHA LITERÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A obra literária Oração aos Moços, escrita pelo jurista brasileiro, Rui Barbosa, nomeado paraninfo, a destinou para a turma de formandos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em 1922.
O autor em relação à esperança depositada por ele naqueles moços, iniciantes na carreira jurídica, a continuarem o trabalho o qual ele estaria prestes a encerrar, por conta de sua saúde debilitada, propondo um estreitamento de laços entre eles. Realça o cuidado que se deve ter ao analisar cada caso, devendo sempre levar em consideração as características de cada indivíduo, nunca abandonando o princípio da individualização e da boa-fé, uma vez que as pessoas são diferentes entre si e deve-se tratar estas baseando-se em tal fato, nunca deixando se corromper pelo mal, pelos interesses negativos e pela ganância.
Rui Barbosa representa em seu texto uma figura paterna, que faz de suas palavras concelhos para aqueles formandos. Descrevendo as dificuldades ao longo da careira de um bacharel de Direito, mostrando que o êxito e o sucesso nesta profissão é necessária dedicação integral de tempo e esforço. Deixando claro que a busca na realização deste sonho não é mito, desde que se tenha dedicação, vontade e persistência. 
Mostra que está ao inteiro dispor dos formandos, mostrando muito desejo de passar para os jovens o peso, a dedicação e a honra com que se deve esforçar para a construção de uma pátria mais digna. Peso esse que ele também sente sobre si.
Com seu brilhantismo peculiar, nos redige um texto expondo-nos todos os seus aprendizados, os quais obteve ao longo de sua vida pessoal, acadêmica e profissional. Nos enfatizando para não deixarmos de lado, valores éticos e morais.

Outros materiais