Buscar

ESPECIARIAS PRONTO

Prévia do material em texto

BENEFÍCIOS DAS ERVAS E ESPECIARIAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE
FEIRA DE SANTANA BA
2016
INTRODUÇÃO
As especiarias são conhecidas desde os tempos antigos não só como alimento, mas principalmente por suas propriedades curativas. Elas foram, juntamente com as ervas e as plantas, os primeiros medicamentos, quando não existiam os remédios que conhecemos hoje. Ultimamente, o mundo médico-científico está descobrindo características em algumas ervas e especiarias atribuídas à propriedades anticâncer. As ervas e especiarias podem fazer muito mais do que melhorar o sabor dos alimentos. Elas podem promover saúde e bem-estar através de benefícios que vão desde prevenção ao envelhecimento até a inibição de doenças degenerativas. É possível transformar o sabor de quase todos os alimentos com a simples adição desses maravilhosos “medicamentos” naturais. Seja qual for a forma de preparo, ao acrescenta-las à sua dieta você estará adicionando inúmeros de benefícios à sua saúde. Elas têm poder antioxidante. O consumo de antioxidantes é muito importante para a saúde porque eles ajudam a prevenir o câncer, doença de Alzheimer, doenças do coração e o envelhecimento precoce. Em geral, as quantidades de antioxidantes disponíveis nas especiarias são bem maiores do que os encontrados nas frutas e legumes. Isso significa que você consegue mais benefícios consumindo menores quantidades.
Ervas 
Ervas como o estragão, orégano, cebolinha, dill, menta, tomilho, salsa, alecrim, sálvia, entre outras, além de conferirem um sabor único às refeições, acrescentam também substâncias químicas benéficas à saúde. As ervas também podem ser usadas para diminuir a quantidade de sal usada no preparo dos alimentos. Há tempos essas substâncias isoladas dos alimentos vêm sendo usadas para tratar doenças e o potencial terapêutico desses alimentos está sendo estudado em vários países.
Alecrim 
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: Ter um vaso de alecrim dentro de casa é como ter um filtro de ar natural e refrescante, além de ser útil para uso na culinária. Segundo pesquisas, o alecrim é capaz de interromper as mutações genéticas que podem levar ao câncer, e pode também ajudar a prevenir os danos aos vasos sanguíneos, reduzindo assim o risco de ataque cardíaco. Na culinária, é aconselhado para preparações com carnes e aves. Pode ser usado em molhos, batatas e chás.
Cebolinha 
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: Introduzida no Brasil pelos portugueses, a cebolinha tem um sabor semelhante ao da cebola, pois pertence à mesma família desta e do alho. Como os seus parentes próximos, possui propriedades bactericidas, ajuda a controlar a pressão arterial e contém as vitaminas A e C. O cheiro da cebolinha estimula a liberação de sucos digestivos. Na culinária devem ser picadas miúdas dos temperos, pode ser usadas em omeletes, sopas, molhos, legumes, carnes ou peixes.
Coentro 
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: Esta erva é eficaz contra o inchaço, níveis elevados de colesterol, diarreia, úlceras na boca, anemia, digestão, distúrbios menstruais, conjuntivite e doenças de pele. É um poderoso antioxidante e contém vitaminas A e C e minerais. É protetor dos olhos, impedindo a degeneração macular e acalmando-os contra o estresse. Ele tem um efeito estimulante sobre o sistema endócrino que por sua vez estimula a produção de insulina, o que resulta em seu aumento no sangue para ajudar na assimilação e absorção de açúcar e também reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Hortelã
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: Usado no tempero de sucos e chás, também dá sabor aos pratos. Além de muito saborosa é aromatizante, estimulante, expectorante, analgésica, ajuda na digestão, alivía problemas estomacais, intestinais e ainda previne problemas bucais. Em farmácias encontra-se o metol ou óleo de menta.
Louro 
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: É um estimulante dos sucos digestivos. Contém fitonutrientes, chamados partenolidos, que previnem a dor de cabeça. Alguns estudos nos EUA têm demonstrado que o louro ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue. Pode ser utilizado em sopas, feijão, ensopados, assados, peixes, aves e caças, batatas, cenoura, presunto, carnes e picadinhos.
Manjericão
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: Contém monoterpenos com propriedade antioxidante. Ajuda na digestão, alivia cólicas, diminui a formação de gases; tudo isso graças ao eugenol, que é bom também para dores musculares. Na culinária, é utilizada de preferência fresco e deve ser colocado no último momento, antes de ser consumido o alimento.
Orégano 
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: O Timol e o Carvacrol são dois potentes componentes do orégano que possuem propriedades antibacterianas. O orégano tem princípios ativos que matam as bactérias hostis no trato intestinal sem danificar as bactérias benéficas. É um aliado eficaz contra infecção por Candida albicans em todas as partes do corpo, particularmente, nas cavidades nasais. Ele tem 4 vezes mais atividade antioxidante do que os mirtilos. Na culinária, é o tempero típico de pizza e molhos de tomate, também usados em carnes ensopados, espetinhos, peixes ao forno e molhos em geral.
Sálvia 
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: Esta erva contém flavonoides, ácidos fenólicos e enzimas que manipulam o oxigênio. Isto resulta na sua capacidade para prevenir danos às células. A sálvia pode combater artrite reumatoide, asma brônquica e aterosclerose. Ela também pode promover melhorias nas funções cerebrais. Um estudo mostrou que pessoas que receberam óleo essencial de sálvia melhoraram significativamente suas habilidades de recuperação quando comparadas com aquelas que receberam um placebo. É encontrada fresca ou seca, e utilizadas em aves, carnes, peixes, vegetais saladas, ovos e queijos.
Salsa 
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: Dentre as muitas propriedades da salsa, destaca-se a capacidade de lutar contra o câncer. Estudos em animais demonstraram que a salsa inibe a formação de tumores, particularmente nos pulmões. Ela neutraliza substâncias cancerígenas, incluindo as encontradas na fumaça do cigarro. É uma boa fonte de antioxidantes como o betacaroteno e de nutrientes saudáveis para o coração, como o ácido fólico e vitaminas A e C. Temperam bem, carnes, aves, peixes, sopas, vegetais e saladas.
Tomilho
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: Como a maioria das ervas culinárias, o tomilho é digestivo. Contém óleos voláteis, entre eles o timol, que fortalece o sistema imune e tem ação bactericida, fungicida e antiviral. Na culinária é usado em sopas, peixes, carnes, aves, tomate, beterraba, cenoura, cebola, ovos e queijos também empregado para conservar azeitona e queijos.
ESPECIARIAS
As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram, e ainda são, utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas.
AS ESPECIARIAS NA HISTORIA 
 Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima. O surgimento e crescimento da burguesia também aumentou a demanda por produtos considerados de luxo na época, como, por exemplo, as especiarias. No século XV, os comerciantes de Gênova e Veneza, cidades italianas, tinham o monopólio destas especiarias. Compravam no Oriente, principalmente na Índia e China, e vendiam com alta porcentagem de lucro no mercado europeu. Estas especiarias eram levadas para Europa através da rota do Mar Mediterrâneo, dominada pelos comerciantes italianos. As especiarias possuem fundamental importância na Gastronomia, pois acrescentam e muito quando usadas na preparação dos pratos. Elas dão sabor e aroma que alteram e completam o sabor dos alimentos. Isso claro que for bem harmonizada… as especiarias são essenciais para dar aos pratos aquele toque diferente e especial. Cada região do mundo possui a especiariamais usada, e por isso a lista delas é extensa. Desde que use da maneira correta, as especiarias sempre irão melhorar e muito o gosto de um prato. É necessário sempre ter cautela ao usa-las, pois se colocada demais, o gosto domina todo o prato. Manter as especiarias em grãos é sempre a melhor opção, pois conserva mais o sabor e o aroma. O ideal é sempre tritura-las na hora. As especiarias podem substituir remédios em doenças comuns e ainda prevenir diversas enfermidades. 
GENGIBRE 
INDICAÇÕES: irritação e inflamação da garganta, gripes, bronquites, resfriados, digestão lenta, refluxo, náusea, dores musculares e colesterol alto.
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: o extrato do gengibre mostrou possuir atividade bactericida contra Staphylococcus, Streptococcus, entre outros. Possui compostos fenólicos, que agem no trato digestivo. Segundo estudo publicado, o gengibre também possui efeito analgésico. Antioxidante, ele ainda inibe a oxidação do colesterol ruim (LDL), evitando o entupimento de artérias. 
Utilizando sem excesso, de 1 a 2vezes ao dia pode-se encontrar esse mecanismo de ação nesta especiaria, havendo uma contraindicação para os hipertensivos e grávidas.
NOZ MOSCADA 
INDICAÇÃO: desordens gástricas.
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: Tem efeito bactericida contra Helicobacter pylori, reduz a acidez e o volume das secreções gástricas e também protege o fígado.
Fazendo o uso de 1 a 2 colheres (café) com o condimento, salpicada sobre os alimentos. Contraindicado para gestantes e crianças. Uso cauteloso por pacientes psiquiátricos, pois pode haver inteiração com medicamentos.
Alho 
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: Essa maravilha da natureza destrói as células cancerígenas e pode alterar o metabolismo de células tumorais. Estudos mostram que dois dentes de alho semanalmente são benéficos para fornecer proteção contra o câncer. Um estudo recente mostrou que a ingestão de alho estimula a produção de sulfureto de hidrogênio, que atua como um antioxidante e transmite sinais celulares que relaxam os vasos e aumentam o fluxo sanguíneo.
O alho também tem uma boa reputação como preventivo e tratamento para o resfriado comum. É usado para tratar os sintomas de acne e não há evidências de que pode ajudar na gestão de níveis elevados de colesterol.
CÚRCUMA 
INDICAÇÕES: Processos inflamatórios, colesterol alto, náusea, artrite e artrose, prevenção ao câncer.
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: Interfere na absorção do colesterol intestinal, inibe uma das formas de artrite reumatoide, protege a mucosa do estômago e do fígado. Além disso, é altamente antioxidante, inibindo a formação de tumores cancerígenos.
Fazendo o uso de 3xicaras ao dia com contraindicação as gravidas, lactantes e crianças menores de 4 anos.
CANELA
INDICAÇÕES: Má digestão.
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: Estudos em animais mostram que a canela exerce efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, antioxidante, antitumoral e melhora a imunidade. Potencializa o efeito da insulina e reduz os níveis de glicemia.
ENDRO
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: O endro é uma planta única na medida em que tanto as suas folhas como as sementes são usadas como tempero. As folhas verdes do endro são delicadas e em forma de feto e têm um sabor suave e doce. As folhas de endro secas são castanho claras e de forma oval, tento um lado liso e outro convexo, com sulcos. As sementes têm um gosto semelhante ao do cominho, apresentando um sabor aromático, doce e parecido com citrinos, mas também ligeiramente amargo.O nome do endro vem da palavra do escandinavo antigo, «dilla», que significa «embalar». Este nome reflete os usos tradicionais do endro tanto como remédio para os gases intestinais como para aliviar a insónia.
MENTA
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: A menta tem uma longa tradição de uso na medicina popular e aromaterapia. Muitos estudos demonstram que o óleo de menta pode melhorar o controle da dor na síndrome do intestino irritável. Parece que relaxa a musculatura lisa no colon, o que alivia a dor experimentada durante a defecação. Também ajuda a reduzir o inchaço abdominal, que é um sintoma comum da digestão. Por outro lado a menta ajuda a combater as náuseas em mulheres grávidas, como em partos cesarianos e após cirurgias. 
PIMENTA CAIENA
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: A pimenta caiena contém capsaicina, uma substância conhecida como um poderoso antioxidante. Estudos em laboratório mostraram que a capsaicina é tóxico para as células cancerígenas.
PIMENTA DO REINO
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: A pimenta do reino preta, em combinação com a cúrcuma, provou ser capaz de inibir o crescimento de células cancerosas relacionadas com o câncer de mama. Pimenta do reino preta, por si só, não teve efeitos negativos sobre as células saudáveis. É muito fácil de adicionar uma pitada de pimenta do reino aos nossos pratos. Esta é uma especiaria muito saborosa, além de saudável​​ e que pode ajudar a reduzir a quantidade de sal que colocamos em nosso alimento.
ROSEMARY
IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE: Rico em antioxidantes, é útil para a memória, para a capacidade de concentração e para a regularidade intestinal. Além disso, um estudo de 2010 mostrou a capacidade de reduzir o risco de cancro.
 
 
REFERÊNCIAS
www.yyamada.com.br
www.cuestasabores.com.br
www.nutricaoempauta.com.br
Sonia Tucunduva Philippi, Nutrição e Técnica e Dietética
https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/312-5-especiarias-anticancer
http://www.saudedicas.com.br/dietas-e-alimentos/5-ervas-e-especiarias-com-poderosos-beneficios-para-a-saude-1738694
ERVAS E ESPECIARIAS: IMAGENS
 = LOURO
 = HORTELÃ
= COENTRO
 = CEBOLINHA
 = ALECRIM
= TOMILHO
 = SÁLVIA 
 = SALSA
 = OREGANO 
 = MANJERICÃO
ESPECIARIAS
 = CANELA
 = PIMENTA CAIENA
 = GENGIBRE
 = CURCUMA
 = PIMENTA DO REINO
 = NOS MOSCADA
=ALHO
 = ENDRO
 = MENTA
 = ROSEMARY

Outros materiais

Perguntas Recentes