A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
AV3 Pediatria questoes

Pré-visualização | Página 1 de 5

AV3 Pediatria
MDH, Paralisia Braquial Obstétrica, Paralisia Cerebral, Torcicolo Muscular Congênito, Mielomeningocele, CONTROLE MOTOR, Síndrome de Down, Distrofias Musculares
Segundo Tecklin (2002), os fatores de risco para disfunções neurológicas, podem ocorrer decorrentes de condições: neurológicas, respiratórias, metabólicas, cardiopatias congênitas, infecções virais no feto e neonato e exposição a substancias intra útero. 
Pensando nisso, assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas: 
(V) A aspiração de mecônio causa obstrução das vias aéreas, retração da parede torácica, roncos, taquipnéia e cianose 
(F) A retinopatia da prematuridade é a principal causa de cegueira infantil e acredita-se que seja causada pelo acúmulo de quantidades excessivas de bilirrubina no sangue. 
(V) A asfixia é resultado de uma troca inadequada de oxigênio e dióxido de carbono e pode ter várias causas como eventos que ocorrem durante a gravidez e no momento do parto. 
(F) São exemplos de cardiopatias congênitas acianóticas a tetralogia de Fallot e a transposição dos grandes vasos. 
(F) As infecções congênitas do tipo TORCH, são pouco preocupantes, pois não causam seqüelas no bebê.
O movimento é um aspecto essencial da vida. Ele é crucial na nossa capacidade de caminhar, correr e brincar; procurar e comer os alimentos que nos nutrem; nos comunicarmos com os amigos e a família; ganhar o pão de cada dia; em essência, sobreviver. Sobre controle motor assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
(V) Uma limitação da teoria da ação dinâmica pode ser a suposição de que o sistema nervoso cumpre uma função consideravelmente irrelevante.
(V) Na teoria do reflexo, a concepção de um reflexo exige a presença de três estruturas: uma receptora, um trajeto nervoso condutor e um efetor.
(F) A teoria dos sistemas é caracterizado por uma estrutura de cima para baixo, na qual os centros superiores sempre estão encarregados dos inferiores.
(V) O movimento emerge da interação entre três fatores: o indivíduo, a tarefa e o ambiente.
(F) A pesquisa de Sherrington em 1906 formou a base experimental da clássica teoria hierárquica do controle motor
Assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas: 
(V) A criança com paralisia cerebral atetóide tem movimentos involuntários constantes, mesmo quando tenta permanecer imóvel, e esses movimentos interferem com todos os movimentos que a criança tenta fazer. 
(V) A etiologia da paralisia cerebral pode se dar no período pré- natal, Peri natal e pós natal.
(F) A paralisia cerebral é uma patologia progressiva.
(V) A paralisia cerebral (PC) é definida como ¿uma desordem do movimento e da postura devido a um defeito ou lesão do cérebro imaturo¿.
Sobre a etiologia da paralisia cerebral (PC), assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
(V) A Hemorragia e a Leucomalácia Periventricular são causas de PC com maior incidência nos recém-nascidos pré-termos, em virtude de suas características maturacionais.
(F) Embora a PC adquirida tenha diversas causas, a infecção pela meningite ou traumatismo craniano ocorrido no período pré-natal são responsáveis por grande parte dos casos de PC.
(V) No período pré-natal, certos vírus que a mulher pode contrair durante a gravidez, exercem efeitos potenciais sobre o feto em desenvolvimento, podendo provocar a PC.
(V) Eventos que circundam o nascimento de uma criança e outros fatores de risco como: doença pulmonar crônica necessitando de O2 por mais de 28 dias, ventilação mecânica, entre outros podem contribuir para o desenvolvimento de PC.
(F) A prematuridade e o baixo peso ao nascimento, não são fatores previsores significativos de paralisia cerebral. 
5.Atrofia muscular espinhal e uma doença caracterizada pela degeneração das células do corno anterior da medula, causando prejuízos a vários grupos musculares dentre os quais podemos destacar fraqueza em: grupos musculares proximais dos membros e tronco.
Com relação ao tônus do paciente com Paralisia Cerebral , marque a alternativa incorreta: A forma espastica apresenta flutuação do tônus.
Doença específica do sexo masculino na qual a criança perde a marcha por volta de 9 a 12 anos de idade e chega a óbito por volta da segunda década de idade. Distrofia muscular de Duchenne
Os reflexos e as reações primitivas são os alicerces do desenvolvimento motor global. Sobre reações e reflexos primitivos assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas.
(F) A persistência da marcha automática é um sinal de normalidade e não atrapalha o desenvolvimento motor da criança.
(V) Os reflexos e as reações surgem para serem a base da motricidade humana e ao mesmo tempo, é necessário que ocorra a sua inibição, para permitir a entrada do controle cortical. 
(V) A reação labiríntica de retificação (RLR) é também chamada de reação de defesa, ocorrendo quando o bebê libera as vias respiratórias da superfície para não se sufocar na posição prona.
(F) O reflexo de sucção permanece até o primeiro mês de vida e prepara a criança para a sucção voluntária.
(V) A astasia significa que o bebê não sustenta nenhum peso corporal nos membros inferiores quando colocado de pé.
Em relação á avaliação da criança é correto afirmar EXCETO:
(V) A avaliação do tônus só deve ser realizada com a criança na postura de prono, pois essa é a postura ideal para esta avaliação.
(F) Durante a avaliação da criança é importante observar o repertório motor que ela apresenta e avaliar se ele está dentro do esperado para a faixa etária da mesma.
(F) Na anamnese (entrevista), com a mãe, é importante saber a história do pré-natal, parto, pós parto e a história da criança até o momento da avaliação.
(F) È importante observar a criança nas diversas posturas (prono, supino, sentado e de pé), e a manobra de tracionado para sentar também pode ser realizada;
(F) A avaliação começa desde o momento em que entramos em contato com a criança pela primeira vez, mesmo que ela ainda esteja no colo da mãe.
Controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Com relação ao controle motor e aos fatores que influenciam a natureza do movimento humano, Assinale V para alternativa VERDADEIRA e F para FALSA.
(V) Não são somente os fatores relacionados ao indivíduo que influenciam a natureza do controle do movimento, mas também fatores ligados à da tarefa e ao ambiente.
(F) A Teoria dos Sistemas, apesar de ser considerada mais abrangente, não considera o sistema musculoesquelético e nem a ação da gravidade no controle do movimento.
(V) Dentre os fatores que influenciam a natureza do movimento, pode-se destacar os fatores ligados ao indivíduo,considerando que o movimento surge a partir da interação de processos múltiplos como ação, percepção e cognição.
(F) Dentre os fatores ligados à tarefa que influenciam o controle do movimento, podemos citar as tarefas de estabilidade ou estáticas, que incluem, por exemplo, atividades como andar e correr.
(V) Os sistemas que controlam a percepção tem seu papel na determinação das nossas ações. Estes sistemas incluem receptores sensoriais periféricos que enviam aferências para diferentes regiões do encéfalo. As regiões do encéfalo correspondem a níveis de processamento mais elevados, onde as informações sensoriais são integradas.
A família da Ana Clara, 6 meses, comemora o desenvolvimento da pequena: ela está sentando sozinha e brinca com os brinquedos que lhe são oferecidos sem cair. Estando sentada passa para o chão e se arrasta, na direção da mãe, sorrindo. Refletindo sobre as etapas motoras do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida, assinale V para as corretas, e F para as não corretas:
(F) O bebe senta independente antes de adquirir o controle de cabeça. Controlar a cabeça significa vencer a gravidade.
(F) O bebe deve permanecer no carrinho, deitado, até o pediatra libera-lo para o transporte ao colo.
(V) O desenvolvimento do bebe depende do processo