Buscar

APOL 3 Sistema de Avaliação da Qualidade - NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Top of Form
Bottom of Form
Nota: 100
APOL 3 – Sistema de Avaliação da Qualidade
Questão 1/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
A Usiminas acaba de se tornar uma das primeiras empresas brasileiras – além de uma das siderúrgicas pioneiras no mundo – a obter a recomendação para a certificação na nova norma de gestão da qualidade para fornecedores do setor automotivo, a IATF 16949:2016. A conquista reforça o protagonismo da companhia no atendimento qualificado às demandas da exigente indústria automotiva, o que inclui também o desenvolvimento de soluções customizadas para o cliente. A oficialização da recomendação aconteceu por meio de relatório enviado pela empresa Bureau Veritas Certification (BVC) na última quinta-feira, dia 13, à International Automotive Task Force (IATF), responsável pela certificação. O documento atende a uma solicitação de grande parte do setor automotivo mundial, que, para garantir o alto nível de qualidade, exige de seus fornecedores a certificação na norma. Desenvolvida pela IATF, ela estimula o desenvolvimento do mercado automotivo e é tida por muitos como um pré-requisito para se fazer negócios. Adaptada de http://www.usiminas.com/mecanica/2017/07/27/usiminas-e-recomendada-para-certificacao-em-nova-norma-da-qualidade-do-setor-automotivo/ para fins acadêmicos. Nesta situação a empresa passará no futuro por auditorias regulares, cujo objetivo é:
Nota: 20.0
	
	A
	Certificação, pois objetiva a aceitação do sistema de gestão por uma organização certificadora independente.
	
	B
	Supervisão ou manutenção, pois visa à manutenção e ao acompanhamento do sistema para a garantia da certificação.
Você acertou!
De acordo com a aula teórica 3, sobre Auditoria e Certificação
	
	C
	Prêmio, pois busca a verificação de atendimento aos critérios estabelecidos para concorrer à premiação. Exemplo: Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), que estabelece critérios específicos de avaliação.
	
	D
	Gestão, pois verifica o atendimento dos padrões de gestão estabelecidos pelos clientes da empresa.
Questão 2/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Auditoria é um processo sistemático, documentado e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-las objetivamente, para determinar a extensão do atendimento dos critérios de auditoria. Para as organizações que visam executar auditorias em seus processos para obter certificação, convém estabelecer um programa de auditoria, incluindo informações e recursos necessários para o alcance dos seus objetivos. Adaptado de Tecnologia em Gestão da Qualidade, ENADE 2015. Com base neste conceito, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As auditorias são programadas somente para as empresas que necessitam de certificação ambiental.
	
	B
	Para obter a certificação é necessário realizar uma Auditoria Externa.
Você acertou!
De acordo com Aula Teórica 3, tema 3.
	
	C
	Somente a Auditoria Interna é capaz de possibilitar à empresa sua certificação.
	
	D
	O processo de auditoria promove a Acreditação de qualquer empresa.
Questão 3/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
A produção de qualquer produto ou serviço requer planejamento. E não basta pensar nas etapas, é preciso desenhar cada processo de forma que funcione perfeitamente e sem inconvenientes. Seja para fabricar um banco de madeira ou um avião, a gestão estratégica é fundamental quando assunto é qualidade do produto final. A NBR ISO 9001:2015 surge exatamente para melhorar o compromisso dos gestores em relação à padronização dos processos internos de um empreendimento. Além disso, as primeiras versões da norma inicialmente se referiam a produtos e não faziam referência aos serviços. Felizmente isso mudou na nova versão e agora todos os tipos de outputs (saídas) estão contemplados na normativa, sejam softwares ou materiais fabricados. Adaptado de http://exame.abril.com.br/negocios/dino/como-a-iso-90012015-impacta-na-sua-gestao-estrategica-shtml/ para fins acadêmicos. Assinale a opção que define adequadamente produto e serviço na versão atual da NBR ISO 9001:
Nota: 20.0
	
	A
	Produtos e serviços inclui todas as categorias de saída, mas enfatiza a característica de serviços que é de pelo menos parte da saída ser realizada na interface com o cliente.
Você acertou!
De acordo com Aula Teórica 4, anexo A da NBR ISO 9001:2015
	
	B
	Produtos e serviços são categorias de entrada dos sistemas organizacionais e sempre são oferecidos ao sistema de forma separada.
	
	C
	Produtos e serviços indica que um cliente nunca terá um produto tangível ou intangível associado com algum serviço.
	
	D
	Produtos e serviços indica que produto e serviço só podem ser oferecidos aos clientes sempre juntos. Não é possível oferecer só produto ou só serviço.
Questão 4/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
Em Minas Gerais há 14 barragens de contenção de rejeitos e de resíduos que não têm garantia de estabilidade. As informações constam das declarações de estabilidade de barragem cadastradas pelos responsáveis de empreendimentos industriais e minerários que possuem tais reservatórios. Os dados do inventário do ano passado foram divulgados pela Fundação Estadual do Meio Ambiente. O inventário de Barragens tem recebido especial atenção do governo e órgãos ambientais do estado, tendo em vista o desastre de novembro de 2015, em que a barragem do Fundão rompeu e despejou toneladas de rejeito de minério. Com o objetivo de trabalhar de uma forma mais integrada e com uma visão mais abrangente entre diferentes instituições, foram realizadas vistorias que envolveram equipes da Fundação Estadual do Meio Ambient (Feam), da Secretaria de Estado de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio das Subsecretarias de Fiscalização Ambiental (Sufis) e de Regularização Ambiental (Suram), Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) e Polícia Militar do Meio Ambiente. Assim, nessas ações, cada órgão pôde contribuir nas fiscalizações em campo de acordo com sua competência. Adaptado de http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-07/levantamento-aponta-que-14-barragens-em-mg-nao-tem-estabilidade-garantida para fins acadêmicos. Nesta situação percebe-se a necessidade do uso de Auditoria Ambiental do tipo:
Nota: 20.0
	
	A
	Auditoria ou análise crítica ambiental, pois esse tipo de auditoria é executado para abordar de forma isolada questões como o atendimento à legislação ambiental, a identificação de impactos ambientais ou de riscos ambientais.
	
	B
	Conformidade (compliance), pois estas incluem avaliações de diferentes origens, como: exigências legais atuais ou futuras; normas e diretrizes do setor industrial; políticas ambientais e normas internas; melhores práticas ambientais, entre outras.
Você acertou!
De acordo com a aula teórica 3, sobre Auditoria Ambiental
	
	C
	Aquisição, fusão e alienação (due diligence), pois essa auditoria é normalmente solicitada por um comprador, intermediário ou cessionário em uma transação comercial, como fusão, aquisição ou compra de ações.
	
	D
	Pré-certificação ou auditoria inicial, pois o objetivo é ajustar o sistema antes da auditoria de certificação.
Questão 5/5 - Sistemas de Avaliação da Qualidade
A NBR ISO 14001:2015 é a norma de referência para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental. Em maior ou menor escala, a maior parte das pessoas inseridas no mercado de trabalho já ouviram falar da ISO 14001. O que poucas pessoas sabem é que esse certificado, após sua emissão, possui validade de 03 anos e que a empresa passa por auditorias periódicas para validar esse selo, sendo assim, não é incomum quando vemos uma empresa que se diz certificada, mas está com o certificado vencido. Apesar de ser uma triste realidade, esse cenário deve aumentar ainda mais até o final de 2017, isso porque a norma ISO 14001 sofreu uma grande revisão que foi publicada em outubro de 2015 e todas as empresas que possuem certificados válidos precisarão migrar seus sistemas de gestão ambiental para essa nova revisão até essadata. Adaptado de http://exame.abril.com.br/negocios/dino/mudancas-na-iso-9001-exigem-atencao-de-empresas-e-consumidores-dino89095958131/ para fins acadêmicos.
Tendo em vista este cenário, assinale a opção correta quanto ao tipo de certificação que uma empresa que possua NBR ISO 14001:2008 terá que passar por da revisão da norma feita em 2015:
Nota: 20.0
	
	A
	Auditoria de pré-certificação ou auditoria inicial: O objetivo é ajustar o sistema antes da auditoria de certificação. Não é uma auditoria obrigatória.
	
	B
	Auditoria de certificação: É obrigatória em processos de certificação de SGA. O resultado é a recomendação ou não da certificação do sistema.
	
	C
	Auditoria de manutenção: É realizada semestral ou anualmente entre a auditoria de certificação e a recertificação.
	
	D
	Auditoria de recertificação: Ocorre três anos após a auditoria de certificação, para renovação do certificado. Apresenta maior nível de exigência, pois busca a consolidação do SGA no período avaliado.
Você acertou!
De acordo com Aula Teórica 3, tema 2.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes