Buscar

Farmácia Clínica (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Farmácia Clínica 
1
História da Farmácia Clínica
A farmácia clínica teve inicio em 1960 nos EUA, mas seu surgimento no Brasil foi em 15 janeiro de 1979 ,os farmacêuticos responsáveis foram Aleixo Prates, Inês Ruiz, Tarciso Palhano e o medico Onofre Lopes . 
Dr. Tarcísio partiu para chile, onde realizou o curso de especialização em farmácia clínica ,em 1979 a equipe já estava formada para sua implantação. Em 1983 foi realizado Primeiro curso Brasileiro farmácia clinica .
A prática clínica de farmacêutico em nosso pais avançou muito desde as ultimas décadas .
2
Resolução n° 585, de 2013, do Conselho Federal de Farmácia define a farmácia clínica como área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar e prevenir doenças. Esta prática pode ser desenvolvida em hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde, farmácias comunitárias, entre outros locais.
3
Resolução nº 586, de 2013, regulamenta a prescrição farmacêutica no Brasil, o farmacêutico poderá fazer a prescrição de medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica, e sempre condicionado à existência de um diagnóstico.
4
É essencial que o farmacêutico clínico possua os seguintes 
conhecimentos técnicos:
Farmacologia;
Farmacoterapia;
Farmacotécnica;
Farmacocinética 
 Farmacodinâmica;
Fisiologia;
Interpretação de Exames Laboratoriais.
Além disso, é importante também possuir características tais como visão sistêmica, foco no desfecho clínico, curiosidade, nexo casual, liderança, dinamismo e facilidade para trabalhar em equipe.
5
As atividades a ser desempenhadas pelos farmacêuticos clínicos: 
Atenção Farmacêutica
Consulta Farmacêutica 
Analise de Prescrição
Evolução do Prontuário
Interação Medicamentosa (IM) 
Reação Adversa do Medicamento (RAM)
Conciliação Medicamentosa 
Participação em comissões hospitalares 
6
Sua Formação:
O curso de graduação em Farmácia é imprescindível para profissionais que desejam seguir carreira em farmácia clínica. As especializações em farmácia hospitalar ou farmácia clínica são obrigatórias para se destacar nessa carreira, é importante que durante a preparação para exercício desta carreira o profissional realize estágios que permitam experiências em semiologia e anamnese na avaliação inicial de pacientes para prescrição farmacêutica , o curso tem tempo de 2 anos. 
A faixa salarial pode variar entre R$1.946,91 ate R$4.753,20.
7
Os profissionais capacitados para realizar acompanhamento farmacoterapêutico poderão atuar nos seguintes locais de trabalho:
Serviços Clínicos Hospitalares (Farmácia, Ambulatórios, Unidades de Terapia Intensiva, Serviços de Assistência Domiciliar, Diálise e Hemodiálise);
Serviços Públicos de Saúde (UBS, AMA, AME, NASF, CAPS, UPA, entre outros);
Farmácias, Drogarias e Farmácias-Escola;
Consultórios e Clínicas Especializadas (oncologia, nefrologia, psiquiatria entre outros);
Serviços de Assistência Domiciliar (Home Care);
Instituições de Longa Permanência (ILP);
Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC), no âmbito industrial farmacêutico;
Serviços de Farmacovigilância (no âmbito hospitalar e no âmbito industrial farmacêutico);
Centros de Informação de Medicamentos;
8
“O paciente será mais bem servido quando os farmacêuticos e médicos colaborarem entre si, reconhecendo e respeitando os papéis de cada um, para garantir que os medicamentos sejam usados de forma segura e adequada, para alcançar o melhor resultado para a saúde do paciente.”
 (Declaração de Tel Aviv, 1999).
9
Fontes Bibliográficas 
ICQ, a carreira do farmacêutico clinico http://www.ictq.com.br/guia-de-carreiras/490-a-carreira-do-farmaceutico-clinico-3. Acesso em 10/04/2017.
Salário BR, pesquisa salarial no Brasil, http://salariobr.com/PesquisaSalarialPorPorte?funcao=farmaceutico%20hospitalar%20e%20clinico&utm_source=SINE&utm_medium=link&utm_campaign=media-salarial. Acesso em 07/04/2017.
Cartilha Farmácia Clínica, file:///C:/Users/Marcos/Downloads/CARTILHA%20FARMCIA%20CLNICA%20FINAL%20-%20internet%20(3).pdf. Acesso em 03/04/2017.
Conselho Federal de Farmácia, http://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/585.pdf. Acesso em 05/04/2017.
10

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais