Buscar

FUNÇÕES MOTORAS DO TGI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNÇÕES MOTORAS DO TGI:
Mastigação: controlada pelo SN motor, portanto não tem influencia do SNE. Quem comanda a mastigação é o quinto par de nervo craniano e por núcleos do tronco encefálico. A mastigação serve para misturar para deglutição, reduzir o alimento em partículas menores para a digestão, e para satisfazer quando se come. Ela acontece de forma voluntária, mas contém componentes reflexos. Envolve várias estruturas do SNC (tem relação com a fala) – nervos cranianos envolvidos: trigêmeo, facial, glossofaríngeo, vago, acessório e hipoglosso. O ciclo mastigatório ora é reflexa, ora voluntária. A elevação da mandíbula acontece por contração reflexa dos mm de elevação da mandíbula (masseteres e temporais), e inibição dos mm abaixadores da mandíbula (digástricos e pterigoides laterais). No caso do movimento de abaixamento da mandíbula acontece o processo contrário do descrito anteriormente. 
Deglutição: responsável pelo transporte de substâncias, nutrientes e água da cavidade oral para o estômago, fazer a limpeza da cavidade oral por remoção constante da saliva e de restos alimentares, lubrificar da orofaringe do esôfago, e remover o ácido presente no esôfago devido a eventuais refluxos gastresofágicos. Possui uma parte crítica: quando passa a massa de alimento pela perde da orofaringe, pois, pode haver engasgos. É subdividida em fases:
Fase voluntária: deslocamento do bolo alimentar contra o palato mole.
Fase involuntária – faríngea: não tem como parar depois que o estímulo é dado. (2s)
Fase involuntária – esofágica (8s)
**A motilidade esofágica ocorre, principalmente, durante a deglutição. A força da gravidade na posição ortostática ajuda a deglutição, no entanto, se o indivíduo esteja em uma posição diferente, sem o auxilio da gravidade, são ativadas ondas peristálticas secundárias, para que o transito do bolo alimentar aconteça normalmente, ainda que mais lento.
**Refluxo gastroesofágico: pode ser fisiológico em RN, mas em persistência e em adultos possui causas patológicas diversas. É o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago.
**Acalasia: quando o esôfago tem uma obstrução intensa que vira uma bolsa.
Estomago:
Funções motoras:
Armazenamento
Mistura
Esvaziamento temporário
**quimo: é a substância que sai do estômago para o intestino.
**bomba pilórica: amassa o alimento
Controle do esvaziamento gástrico: é feito por reflexos neurais (enterogástrico e duodenogástrico processados pelo SNE) e hormonais (secretina, colecistocinina).
 Movimentos do intestino delgado e grosso:
Contração de mistura (segmentação) - delgado
Movimentos propulsivos – peristalse no intestino delgado controlada por sinais nervosos hormonais. 
O intestino grosso apresenta uma região de mm. liso longitudinal: as tênias. Elas fazem com que o transito do bolo fecal, para que haja maior absorção de água, e estocagem das fezes – haustrações. Quanto mais tempo as fezes forem armazenadas, mais água é absorvida delas. 
Contrações haustrais ou de mistura – grosso
Movimentos de massa (peristálticos) – grosso: a presença de alimento no estômago ativa o reflexo gastrocólico, que inicia as ondas peristálticas geralmente no cólon descendente/sigmoide que empurram a massa fecal em direção ao reto (mas podem ocorrer desde o cécum).
Defecação: esfíncter interno é controlado por reflexos involuntários, chamados de reflexos de defecação. Fibras do plexo mioentérico mandam sinais aferentes, após a distensão da parede retal, para dar início às ondas peristálticas. Quando essa onda vai se aproximando do reto, o esfíncter interno começa a relaxar. A partir disso, por sinais inibitórios do plexo mioentérico, se o esfíncter externo estiver relaxado a pessoa defeca.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais