Buscar

HISTOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA
Principais passos para o preparo de uma lamina:
O preparo de uma lamina se da por cinco passos principais. A fixação que é responsável por conservar o tecido; a desidratação cujo sua função é retirar toda a água do tecido; A inclusão que tem a função de enrijecer o tecido por meio da parafina; a microtomia é um corte fino que varia de 1 a 10 µm; e por ultimo a coloração onde se usa Eosina para naturezas Básicas e hematoxilina para substancias de natureza ácida. 
OBS: Substancias básicas são acidofílicas, logo, irão se corar por meio de um corante ácido(Eosina).
Substâncias ácidas são basofílicas, logo, irão se corar por meio de um corante básico ao qual elas possuem afinidade. Esse corante será a Hematoxilina.
TECIDO EPITELIAL:
O tecido epitelial reveste as superfícies externas e as cavidades do corpo, dependendo de sua organização podem formar glândulas.
Suas funções são de revestimento, absorver moléculas de secreção, receber estímulos e contrair. 
Possui origem embrionária no ectoderma, mesoderma e endoderme. Originando vários órgãos e estruturas.
Um tecido epitelial possui algumas características como células justapostas, ausência de vascularização, pouco ou nenhum espaço intracelular e células que apresentam especializações.
Para classificar um tecido epitelial de revestimento deve-se usar os critérios: Número de camadas, forma das células, presença de cílios ou não, presença de queratina ou não.
O tecido epitelial do tipo glandular pode ser divido em glândulas exócrinas e endócrinas.
As glândulas exócrinas são ductos que se ligam a superfície epitelial durante a sua formação. Essas glândulas têm como função expelir secreções para fora do tecido, por exemplo, as glândulas sudoríparas e salivares.
Já as glândulas endócrinas perdem a comunicação com a superfície epitelial durante a sua formação, logo, sua secreção será expelida na corrente sanguínea devido a ausência de ductos. Exemplos dessa glândula são as glândulas tireóidea, hipofisária e adrenal.
Classificação das glândulas exócrinas
 Simples: possui um único ducto porem pode apresentar uma(não ramificada ou mais glândulas( glândula ramificada). A glândula será classificada de acordo com seu formato, se possuir uma forma mais estreita será uma glândula tubulosa, devido seu formato de tudo, e se possuir um formato mais arredondado será uma glândula acinosa. Logo uma glândula simples pode classificada como: Glândula exócrina simples ramificada (ou não ramificada) tubulosa (ou/e acinosa)
Composta: Possui ramificação nos ductos. Também pode apresentar glândulas ramificadas ou não além de poder conter glândulas tubulosas e/ou acinosas, Logo uma glândula composta pode ser classificada como: Glândula exócrina composta ramificada (ou não) tubulosa acinosa ( ou apenas uma forma) 
TECIDO CONJUNTIVO
O tecido conjuntivo é composto por células, fibras e substância fundamental amorfa. Suas principais funções são estrutural, controle de proliferação e diferenciação celular, Proporcionar vascularização, trocas metabólicas, defesa e proteção e armazenamento de energia. Essas funções dependerão do tipo de célula predominante no tecido.
O tecido conjuntivo é composto por vários grupos celulares. Os fibroblastos, adipócitos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos e leucócitos.
 As fibras do tecido conjuntivo são classificadas de três maneiras. Fibras colágenas, elásticas e reticulares. 
A colágena é produzida pelos fibroblastos, a reticular é composta do colágeno tipo 3 e a fibra elástica é composta de elastina e fibrilina. Quando um desses três tipos de fibras prevalece no tecido, ele se torna um tecido conjuntivo especializado. 
TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO
Tecido conjuntivo frouxo: possui fibras colágenas finas e pouca resistência a trações. 
Tecido conjuntivo denso: possui predominância de fibras colágenas, os fibroblastos são organizados e possui mais resistência. 
Denso modelado : fibras organizadas em um mesmo sentido
Denso não modelado : fibras dispostas em sentido diferentes.

Outros materiais