Buscar

NORMAS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NORMAS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS IV 
O corpo docente da Disciplina de Ciências Morfofuncionais IV, doravante denominada CMF-IV, no uso de suas atribuições legais edita o presente regulamento visando o bom andamento da disciplina, a salvaguarda do bom relacionamento aluno – professor, assim como o esclarecimento de questões que sejam em algum momento causadoras de conflitos, de modo a garantir um ambiente propício ao aprendizado e crescimento pessoal e profissional de todos envolvidos na disciplina.
A CMF-IV está vinculada ao Núcleo de Disciplinas Integradas e, portanto, é regida pelas mesmas Normas Gerais das Disciplinas de CMF e CMC. O regulamento ora descrito trata das normas adicionais da disciplina CMF-IV.
Quanto aos aspectos gerais
A disciplina de CMF-IV preza pelo RESPEITO entre seus pares e será conduzida com base além de neste primeiro, nos princípios da igualdade, ética, cordialidade, humanidade, razoabilidade.
Aos alunos e professores é permitida a livre manifestação de ideias e opiniões desde que respeitados os princípios acima descritos.
Redes sociais não serão utilizadas em nenhuma circunstância para esclarecimentos de dúvidas, conteúdos ou postagem de avisos. O professor se reserva o direito de não responder nenhum questionamento referente a disciplina por meio de redes sociais por não tratar-se de instrumento de trabalho.
Quanto ao comportamento durante as aulas
É proibido uso de telefones celulares, smartphones e afins durante as aulas. Durante a aula os celulares deverão permanecer no modo silencioso. Para atender ao celular, o aluno deve retirar-se da sala e retornar apenas após o fim da ligação. 
É proibido ouvir música, assistir vídeos, filmes, jogos, novelas, jogar games, etc. durante as aulas.
É terminantemente proibido fotografar e/ou gravar as aulas, mesmo que apenas o áudio, sob quaisquer que sejam as alegações, sob pena de infringir direitos de imagem e voz garantidos pela Constituição Federal em seu art. 5°. 
É dever do aluno acessar o Portal Universitário antes de cada aula a fim de obter os materiais necessários para a aula e levá-los para a sala ou laboratório, pois os mesmos podem ser utilizados em atividades com vistas à nota parcial durante a aula. Nas aulas práticas o aluno deverá estar de posse do caderno de práticas disponibilizado via Portal Universitário. O caderno de práticas é individual e obrigatório.
O aluno somente poderá assistir às aulas, participar de trabalhos, seminários, atividades de quaisquer naturezas e fazer jus à presença em sala de aula, na turma na qual se encontra regularmente matriculado. Só é permitida assinatura da lista de presença e entrega de trabalhos e roteiros pelos alunos regularmente matriculados cujo nome conste na lista.
Quanto às faltas
O professor não abonará faltas, exceto quando do erro de lançamento. Para abono de faltas o aluno deverá proceder conforme descrito no Manual do Aluno.
Quanto às avaliações oficiais
As provas oficiais serão compostas de questões discursivas e objetivas.
As provas e os quadros de resposta deverão ser respondidos à caneta azul ou preta.
Nas questões objetivas com corretivo, rasuras, à lápis, mais de uma alternativa marcada ou sem resposta, o aluno receberá aproveitamento zero.
Nas questões discursivas também não é permitido uso de corretivo. 
Os alunos que fizerem uso de meios fraudulentos de quaisquer espécies, incluindo a comunicação com outro(s) aluno(s) durante as provas receberão nota zero na avaliação, mesmo que ela não seja recolhida do aluno a fim de evitar constrangimento.
Durante a prova é proibido empréstimo de material e também o porte de aparelhos celulares, tablets, smartphones e afins, mesmo que no modo silencioso. Caso o aluno esteja com estes aparelhos deverá desligá-los e colocá-los sob sua carteira juntamente com os demais pertences.
O porte de celulares e afins mesmo que nas carteiras próximas durante a prova caracteriza indubitavelmente uso de meio fraudulento.
No dia de prova o aluno deverá estar munido de documento com foto. A ausência de documento de identificação com foto implica na impossibilidade de realização da prova, ficando o aluno listado para segunda chamada.
Quanto à nota parcial
A avaliação parcial será feita de modo continuado no decorrer das aulas.
As atividades parciais poderão ser compostas de trabalhos, apresentação de seminários e/ou artigos, discussão de casos clínicos, roteiros de aula prática, lista de exercícios, atividades em sala, grupos de discussão, revisão bibliográfica, entre outros.
Se na aula que foi aplicada atividade com vistas à nota parcial o aluno faltou, o mesmo deverá entregar para o professor na aula seguinte à qual comparecer, cópia legível de atestado médico ou outro documento aceito pela IES como justificativa. De posse deste documento o professor marcará uma data para que o aluno entregue a atividade e a receberá sem prejuízo de nota. A não entrega do atestado no dia acima citado ou da atividade na data marcada implicará na perda da nota. 
A atividade a qual se refere o item anterior destina-se apenas a evitar que o aluno perca nota parcial por motivo de ausência justificável, não servindo para abono da falta.
Alunos que se matricularem após o início das aulas deverão entregar para o professor cópia de documento que ateste o dia da matrícula. De posse deste documento o professor determinará uma data para que o aluno entregue todas as atividades parciais que porventura tenham sido realizadas até o primeiro dia de aula do aluno em questão. A não entrega do documento no dia acima citado ou da atividade na data marcada implicará na perda da nota. 
Quaisquer tipos de trabalhos somente serão recebidos na data marcada e no horário no qual o aluno assiste aula. Não serão recebidos trabalhos fora da data, horário e nem fora da sala de aula.
Quanto às avaliações de segunda chamada
Alunos que tiverem mais de uma prova para realizar no horário da CMF-IV devem informar por escrito ao corpo docente. Neste informe deve constar nome completo, curso, turma, nome da disciplina cuja segunda chamada estará realizando e sala (e bloco) na qual o aluno ficará para prestar prova. É de inteira responsabilidade do aluno informar previamente sua localização.
A avaliação de segunda chamada compreende todo o conteúdo abordado no semestre.
Quanto à aprovação
A nota final do aluno é composta pelas notas oficiais e parciais. A disciplina não dá décimos ou pontos para que o aluno passe direto e nem para que seja qualificado a prestar exame.
A disciplina de CMF-IV não disponibiliza trabalhos ou atividades após o lançamento das notas oficiais 2 no portal ao final do semestre letivo. Toda nota do aluno deverá ser conquistada nas provas e trabalhos durante o decorrer da disciplina.
Corpo docente de CMF-IV

Outros materiais