Buscar

ROTEIRO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�PAGE �
	
	UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Curso: Administração
Teorias da Administração II 
Profa. Janete Lara
ROTEIRO PARA PESQUISA DE CAMPO: DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
Cada grupo de NO MÁXIMO 06 alunos deverá selecionar uma empresa para realizar seu trabalho. Serão necessárias várias visitas à empresa e a realização de entrevistas com pessoas que exerçam cargos gerenciais. O ideal é que as entrevistas sejam gravadas, para facilitar sua análise posterior. O TRABALHO SERÁ REALIZADO EM TRÊS ETAPAS.
DATA PARA APRESENTAÇÃO E ENTREGA DA 1ª. PARTE: 14/03/2014
Caracterização da empresa:
Apresentação da organização; Forma jurídica; composição do capital social; estrutura acionária da sociedade (Conselhos, presidência, diretorias, etc); transformações jurídicas por que já passou; número de sócios ou acionistas; participação dos sócios/acionistas em cargos gerenciais; estrutura organizacional
Breve histórico da empresa; localização; principais produtos/serviços, número de empregados, perfil da clientela, dos fornecedores, dos concorrentes e da comunidade onde está inserida; participação no mercado, missão organizacional; interação com a comunidade onde atua; políticas de proteção ambiental; outras informações relevantes.
Análise da Organização na perspectiva sistêmica
2.1 Identifique os mecanismos utilizados por esta empresa para interagir com o ambiente; como ela busca informações; que tipo de informação é considerado especialmente relevante; que áreas/setores acompanham mais de perto as mudanças no ambiente (por exemplo, demandas dos clientes; estratégias dos concorrentes, tendências do setor ....) 
2.2 Identifique os subsistemas que compõem a organização e quais são as áreas/setores/departamentos que compõem cada subsistema
2.3 Descreva os elementos que compõem os parâmetros do sistema da empresa:
- input (recursos físicos, humanos, materiais e financeiros que utiliza, origem desses recursos, grau de escassez dos recursos ...)
- processamento (tipo de produto/serviço, processo produtivo, tecnologia que utiliza ...)
- output (tipo(s) de produto(s) ou serviço(s) que coloca no mercado; para quem; características básicas ...)
- feedback (mecanismos que a empresa utiliza para efetuar a comparação entre o esperado e aquilo que foi efetivamente obtido, considerando os inputs e o processo utilizado e o produto/serviço colocado no mercado; que faz, com que periodicidade, mecanismos que utiliza ...)
2.4 Na perspectiva do Modelo Sócio-Técnico, e já tendo identificado na questão 2.2 quais são os componentes do sistema técnico da organização, busque identificar agora como o sistema sócio se apresenta nesta empresa, qual o papel dos grupos informais, se e como a empresa privilegia a organização informal ... A empresa privilegia igualmente ambos os subsistemas ou algum deles é mais importante?
2.5 A empresa demonstra preocupação com o processo de entropia? Que mecanismos ela utiliza para manter a negentropia de seus recursos físicos, humanos e materiais?
2.6 Que fatos recentes interferiram na manutenção do estado firme da organização? Que estratégias foram utilizadas para recuperar o equilíbrio do sistema? O ambiente no qual a empresa opera facilita ou dificulta a manutenção desse equilíbrio? 
2.7 Analise o processo de diferenciação encontrado na empresa; Ele pode ser considerado baixo, moderado ou elevado? Que tipo de dificuldades ele traz para a empresa?
2.8 Identifique e analise os mecanismos de integração utilizados pela empresa para minimizar as dificuldades introduzidas pela diferenciação. 
2.9 Analise a organização na perspectiva do modelo de Tavistock
2.10 outros aspectos que julgar interessantes

Outros materiais