Buscar

pH metria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

pH-metria
Aula prática do dia 20 de Agosto de 2010.
Vemos que a quantidade de solução B vai aumentando e a de solução A vai diminuindo em cada tubo, e que a soma das duas soluções será sempre de 10 ml.
No tubo 1, a quantidade de solução A é maior que a de solução B, este desequilíbrio deixa o pH medido ácido, o que implica dizer que o pH da solução A é ácida, pois, por haver mais solução A, o meio se tornou ácido. Consequentemente, a mistura das soluções A e B também ficará ácida, pois a solução B, que é básica, há em menor quantidade. Os tubos 2 e 3 continuam ácidos, pois a quantidade de base não foi suficiente para equilibrar os meios (H+ > OH-).
Ao chegar no tubo 4, houve o acréscimo de 1 ml da solução B em cima da solução A. Isto acarretou no equilíbrio dos meios, ficando uma mesma quantidade de H+ e de OH-, deixando assim o pH neutro (7,0).
Do tubo 5 ao tubo 8, ocorre o contrário do que já foi dito. Há mais quantidade de solução B (básica) e menos de solução A (ácida). Isto quer dizer que do quinto tubo por diante os pH medidos serão acima de 7,0, ou seja, por haver mais OH- que H+, o meio se tornará básico.

Outros materiais