banco das apols 01 02 03  psico e comport organizacional
14 pág.

banco das apols 01 02 03 psico e comport organizacional


DisciplinaPsicologiaorganizacional310 materiais758 seguidores
Pré-visualização4 páginas
BANCO DE QUESTÕES DAS APOL\u2019S - DISCIPLINA PSICOLOGIA & COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
David McClelland usou da narração de histórias de trabalhadores em empresas, colégios, hospitais e indústrias, onde o trabalhador deverá ser visto a partir da premissa de que ele é muito mais do que nossa simples percepção possa detectar. Deveremos compreender que cada ser humano é único e possui suas próprias motivações. Baseado no caso da Profª Jandira, responda a questão:
Jandira da Silva é professora do ensino médio há 20 anos em uma escola de ensino fundamental e médio. Sempre se dedicou ao Magistério com muito entusiasmo e ao longo destes anos construiu uma brilhante carreira, sendo por várias vezes homenageada por seus alunos nas diversas formaturas que participou como a melhor professora do curso. Entretanto, nos últimos anos, tem vivido situações pessoais muito difíceis que culminaram na perda de um filho e na sua separação, após 18 anos de casamento. Com isso, o seu rendimento profissional reduziu em muito, inclusive apresentando problemas de relacionamento com os colegas e alunos. Em virtude das dificuldades vividas e da constatação de um quadro agudo de estresse foi afastada do trabalho, por recomendação médica pelo período de 90 dias. Quando do seu retorno, a diretora da escola levando em consideração o seu desgaste resolveu compensá-la alocando-a junto a biblioteca da escola. Jandira encontra-se nessa situação há alguns meses, não sendo consultada sobre essa decisão.
Frente à situação vivida por Jandira, qual seria a posição da aplicabilidade da Teoria de David McClelland:
I \u2013 De acordo com a Teoria de David McClelland, a necessidade atual de Jandira é pelo poder, pois o seu desejo é o de possuir o controle dos meios de influenciar outros indivíduos e de causar impacto de alguma forma diante dos outros.
II \u2013 A necessidade premente de Jandira é de impressionar as pessoas que estão a sua volta, tendendo a assumir riscos mesmo que tenha que disputar posições para resgatar o status e o prestígio perdido durante seu afastamento do trabalho.
III \u2013 Jandira tende nesse momento, a evitar situações de baixo risco, pois considera que o sucesso de baixo risco não seria autêntico e, portanto, busca novas chances de mostrar que é capaz de realizar tarefas de grande exigência  e responsabilidade.
IV \u2013 Jandira tem alta necessidade de sentir-se querida e aceita, estabelecendo, mantendo ou restabelecendo relações afetivas positivas com outras pessoas.
V \u2013 Jandira possui necessidade de participar de um trabalho em equipe onde haja cooperação, apoio, coleguismo, concordância e coesão entre os membros do grupo.
	
	A
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	B
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a alternativa V está correta.
	
	D
	Apenas as alternativas IV e V estão corretas
	
	E
	Apenas a alternativa IV está correta.
Entre as várias mudanças significativas das práticas profissionais, ocorridas no campo de atuação da Psicologia Organizacional e do Trabalho, observa-se a:
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	adequação dos modelos psicoterápicos visando à resolução dos conflitos interpessoais no campo.
	
	B
	incorporação de técnicas de design de cargos voltados para terceirização.
	
	C
	busca de soluções psicológicas para os problemas organizacionais.
	
	D
	intervenções de natureza psicológica visando a superar as limitações humanas provocadas pelos avanços tecnológicos.
A motivação é algo presente em nossa vida  desde o momento em que nascemos e seu entendimento tem-se constituído em um desafio para as pessoas que ocupam funções gerenciais.
Assinale se as frases a seguir sobre motivação são falsas ou verdadeiras:
I - Por motivação se entende uma força intrínseca que impulsiona a direção de alguma coisa.
II - Estímulos são energias internas que determinam o comportamento dos indivíduos.
III - As motivações para o trabalho são iguais para os indivíduos que exercem cargos do mesmo grupo ocupacional.
Escolha a opção correta:
	
	A
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	B
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	D
	As alternativas II e III estão corretas.
	
	E
	Todas as alternativas estão corretas.
Ao estudarmos o homem faz-se necessário vinculá-lo ao seu habitat e, por consequência a sua rede de relacionamentos. Sendo ele uma unidade integrada é preciso entendê-lo frente às dimensões que o compõem e que o tornam um ser único e distinto dos demais, sob a perspectiva das dimensões biológica, psicológica, social e espiritual.
Assim sendo, analise as definições abaixo e assinale aquela que apresenta corretamente o conceito da dimensão psicológica.
	
	A
	A dimensão psicológica diz respeito aos aspectos físicos do corpo: anatomia, a fisiologia, os sistemas muscular, digestivo, ósseo, hormonal, respiratório, as funções e disfunções dos diversos órgãos, a inter-relação desses sistemas. As necessidades fisiológicas estão aqui incluídas.
	
	B
	A dimensão psicológica relaciona-se ao sentimento de pertencer ao mundo, de ser uma parte do Universo, à noção da existência de forças maiores que o entendimento não pode ou tem dificuldade de apreender; é uma dimensão que ultrapassa a matéria tal como a conhecemos. É uma noção interna de transformação da forma de vida conhecida para outro plano que é intuído, mas nem sempre claro para as pessoas.
	
	C
	A dimensão psicológica refere-se aos aspectos ligados à personalidade do ser humano, manifestada no comportamento motivado por instâncias conscientes, pré-conscientes e inconscientes. Incluem-se nesta dimensão o pensamento, a memória, os raciocínios o contato e a expressão de sentimentos, emoções, desejos, vontades, necessidades de segurança, de auto-estima, de realização.
	
	D
	A dimensão psicológica está relacionada aos aspectos ligados à vida em grupo, enfocando os fatores econômicos, políticos, ideológicos e culturais.
	
	E
	Esta dimensão inclui, necessariamente, a interação e, consequentemente, todos os fenômenos que acontecem na interação entre pessoas e grupos. As necessidades de associação, de uma vida social estão aqui incluídas.
Sabemos que existem três elementos básicos nas organizações, ou seja, indivíduos, tarefas e grupos, o importante, na análise de uma organização, não são esses elementos em si, mas antes o relacionamento que existe entre eles. De fato, em última análise, estamos interessados em como os indivíduos e grupos executam as tarefas e as consequências destas no comportamento individual ou grupal, e não a simples existência daqueles elementos.
A empresa Agatha trabalha no mercado há 25 anos com insumos para a indústria moveleira (dobradiças, puxadores, corrediças, etc.), em sua Gestão de Pessoas, ainda não há uma avaliação de desempenho e tampouco uma remuneração por meritocracia. Fernandes, Supervisor da área Comercial tem sentido o grupo pouco envolvido nas atividades rotineiras e também nos novos projetos que estão em andamento, não demonstrando interesse e empenho em realiza-los.
Com base nas informações da empresa Agatha, podemos afirmar que:
I \u2013 O problema da empresa Agatha está na área Comercial e nos perfis estabelecidos para seleção destes profissionais.
II \u2013 Podemos afirmar que enquanto os indivíduos executam tarefas, muito do trabalho organizacional é realizado por conjuntos de pessoas trabalhando de maneira ordenada, o que parece ser o caso da empresa Agatha.
III \u2013 O importante na análise da Agatha não são os fatos isolados da área Comercial, mas sim entender como os empregados estão interagindo com as suas tarefas, com os colegas de trabalho e como a organização lida com as demandas.
IV \u2013 Para entendermos o que se passa na empresa Agatha, precisamos compreender como as relações, os conflitos e o poder são tratados e coordenados pelos níveis tático e estratégico.
	
	A
	As alternativas I e IV estão corretas.
	
	B
	As alternativas II e III