Buscar

REDAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
1. Avaliação I - Redação Individual (409824) - Homem, Cultura e Sociedade (ADG15)
Prova: 6518115
QUESTÃO:
1. Mesmo não desaparecendo totalmente, as narrativas e explicações construídas na mitologia grega para desvendar os segredos do mundo, foram substituídas gradativamente pelo pensamento filosófico. Ocorreu uma substituição do pensamento mítico pelo pensamento filosófico. Este segundo modelo possui uma maneira de pensar a realidade através dos preceitos da racionalidade sem recorrer à ação dos heróis ou deuses. É por esse motivo que alguns autores chamaram de "milagre grego" a passagem do pensamento mitológico para o pensamento crítico racional e filosófico. Outros autores enfatizam que a ideia do "milagre grego" é uma visão simplista da história, pois essa passagem não ocorreu de um dia para outro, passou por um longo processo. Nesse contexto, escreva uma redação com o tema: AS CONDIÇÕES HISTÓRICAS DA PASSAGEM DO PENSAMENTO MÍTICO PARA O PENSAMENTO FILOSÓFICO.
RESPOSTA ESPERADA: 
A passagem do pensamento mítico para a racionalidade filosófica resultou de um caminho muito longo na história. Mesmo assim, as características da mitologia não desapareceram totalmente, permanecendo até os dias de hoje.
Dessa maneira, a filosofia grega não é uma ruptura ou um "salto milagroso" alcançado por uma sociedade privilegiada, mas sim, tornou-se uma trajetória de construção de conhecimento aproveitando elementos e condições da mitologia.
As viagens marítimas permitiram que os gregos conhecessem novas culturas, locais e mitos diferentes, o que desconstruiu a ideia de que há um lugar habitado exclusivamente pelos deuses. As viagens marítimas também desmistificaram as teorias sobre monstros além-mar, o que deu a necessidade de construção de novas teorias sobre o mundo existente.
A invenção do calendário possibilitou a relação do homem com a instrumentalização, abstração e controle do tempo, fato que idealizou a percepção do tempo como algo natural e não de domínio dos deuses.
A invenção da moeda permitiu novas trocas de produtos, de coisas concretas, desenvolvendo uma nova forma de abstração. Isso está associado ao surgimento do pensamento crítico, uma noção abstrata de valor que estabelece uma medida comum entre valores diferentes. 
Surgimento da vida urbana enalteceu a economia baseada no comércio e artesanato em virtude do desenvolvimento de técnicas de troca e de fabricação, o que reduziu o prestígio da aristocracia rural, classe que se destacava na produção de mitos.
Invenção da escrita com alfabeto. Assim como a invenção do calendário, a escrita permite a ampliação de generalização e abstração, pois a escrita alfabética - diferente dos hieróglifos egípcios, por exemplo - supõe que não se represente uma imagem do que é dito, e sim a ideia disto.

Outros materiais