Buscar

APOL Introd, a cartografia fundamentos e aplicações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Cartografia Geral e Temática
Leia o texto a seguir:
“A representação mais precisa da superfície da Terra é o globo. A representação por meio de mapas, sempre acarretará distorções. Não existem projeções melhores ou piores. Cada uma se adapta a determinadas finalidades. Mas nenhuma resolve o problema da representação da curvatura da Terra numa superfície plana”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/projecoes-cartograficas-cilindrica-conica-e-azimutal.htm>. Acesso em: 03 mar. 2016. 
De acordo com os conhecimentos adquiridos em aula e no livro-base Introdução à Cartografia: Fundamentos e Aplicações, marque a alternativa com o termo que representa a forma utilizada atualmente para a elaboração de mapeamentos.
	
	A
	Elipsoide
	
	B
	Plano achatado
	
	C
	Geoide
	
	D
	Forma irregular
	
	E
	Elipsoide de revolução
Questão 2/5 - Cartografia Geral e Temática
Leia o texto a seguir:
“Os mapas são instrumentos de comunicação, servem para representar graficamente uma dada área do espaço terrestre. Os mapas e cartogramas não objetivam representar todas as informações presentes na superfície, mas apenas aquilo que o autor deseja demonstrar. Por isso, os mapas podem ser divididos em vários tipos e a sua classificação varia de acordo com o tema tratado. Por esse motivo, dá-se o nome de mapas temáticos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-mapas.htm>. Acesso em: 03 mar. 2016. 
Agora, observe o mapa abaixo:
 
(Fonte: Ipardes). 
Diante do da explicação apresentada, dos conhecimentos das aulas e do livro-base Introdução à Cartografia: Fundamentos e Aplicações, assinale a alternativa que indica a que subdivisão da cartografia pertence a representação cartográfica do mapa acima.
	
	A
	Cartografia Geral: Cadastral
	
	B
	Cartografia Temática
	
	C
	Cartografia Geral: Topográfica
	
	D
	Cartografia Especial
	
	E
	Cartografia Geral: Geográfica
Questão 3/5 - Cartografia Geral e Temática
Leia o texto a seguir:
“O desenvolvimento das sociedades foi acompanhado pelo incremento das formas de representação dos mapas; outro fator importante para a construção dos mapas são as técnicas dominadas em cada fase da civilização”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GRANELLPÉREZ, M. del C. Trabalhando geografia com as cartas topográficas. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2001. 
Partindo dos conhecimentos das aulas e do livro-base Introdução à Cartografia: Fundamentos e Aplicações, marque a alternativa que apresenta o evento antrópico que impulsionou o desenvolvimento da cartografia como a conhecemos hoje:
	
	A
	Comunidades do paleolítico.
	
	B
	As grandes navegações (a partir do século XV).
	
	C
	Apogeu da Grécia Antiga (por volta do século V a.C.).
	
	D
	As grandes navegações (a partir do século V).
	
	E
	Conquistas da Idade Média (do século V ao XV).
Questão 4/5 - Cartografia Geral e Temática
Observe as curvas de nível a seguir.
 
De acordo com o livro-base Introdução à Cartografia: Fundamentos e Aplicações, assinale a alternativa do perfil topográfico que representa o corte AB presente na figura.
	
	C
	
	Questão 5/5 - Cartografia Geral e Temática
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O desenvolvimento do Projeto SIRGAS compreende as atividades necessárias à adoção no continente de sistema de referência de precisão compatível com as técnicas atuais de posicionamento, notadamente as associadas ao Sistema de Posicionamento Global (GPS). Considerando a proliferação do uso do GPS, referir estes novos levantamentos a uma estrutura geodésica existente - implantada basicamente pela utilização dos métodos clássicos (triangulação, poligonação, trilateração etc.) e cuja precisão é pelo menos dez vezes pior que a fornecida facilmente com o GPS - implica, no mínimo, em desperdícios de recursos. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/sirgas/antecedentes.htm>. Acesso em: 10 mar. 2016. 
De acordo com o livro-base Introdução à Cartografia: Fundamentos e Aplicações e as aulas sobre SIG e Datum, leia as afirmativas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
(   ) Para construir um mapa é preciso definir a superfície de referência utilizada como representação da superfície terrestre no modelo matemático. Conhecer a latitude e a longitude de um ponto sem ter o datum definido não diz muito.
(   ) Como os modelos matemáticos evoluíram com o tempo, com o desenvolvimento das ciências e da tecnologia, os modelos mais recentes apresentam erros menores diante da forma real.
(   )  Em 2005, o IBGE anunciou a adoção do SAD69 como seu sistema de referência geocêntrico oficial. 
Assinale a alternativa com a fequência correta.
	
	A
	F – F – F
	
	B
	F – V – V
	
	C
	V – V – V
	
	D
	V – F – F
	
	E
	V – V – F

Outros materiais