Buscar

Estudos disciplinares unidade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudos disciplinares unidade 4
pergunta 1
(Adap. PITÁGORAS) Leia o trecho a seguir.
Em 1949, a francesa Simone de Beauvoir publicou o seu livro “O segundo sexo”. Em passagem célebre, a autora aponta que não são características naturais que conformam as nossas identidades de gênero na sociedade. “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher”.
Vale a pena refletirmos acerca dos elementos que nos diferenciam como homens e mulheres. Segundo essa autora, os diferenciais de gênero têm muito mais amparo na cultura do que na natureza. É a nossa formação social, tanto em casa quanto na escola e na rua, que nos ensina a nos diferenciarmos como mulheres ou homens. Aprendemos quais roupas devemos vestir, quais cores gostar, quais atividades nos são mais próprias. Enfim, é a sociedade e não a natureza que estabelece as diferenças de gênero.
O senso comum, no entanto, fornece-nos uma explicação distinta para as diferenças entre homens e mulheres. É muito habitual que as pessoas utilizem de raciocínios de ordem biológica ou natural para formular os diferenciais de gênero.
 
Assinale a alternativa em que se pode reconhecer um raciocínio de ordem cultural, tal qual vimos expresso na frase de Simone de Beauvoir.
	
	a.
	As mulheres são o sexo frágil e por isso precisam ser protegidas pelos homens. Homens são mais fortes física e emocionalmente.
	
	b.
	Cuidar dos filhos é tarefa primordial das mulheres. Elas ficam grávidas; os homens, não. Apenas eles devem trabalhar fora de casa.
	
	c.
	Os homens, mais fortes e decididos que são, devem ser os chefes da casa. As mulheres devem ser suas apoiadoras.
	
	d.
	Ao incentivarmos meninos pequenos a brincarem de carrinho e de luta, e meninas a brincarem de boneca e de cozinha, estamos formando suas personalidades para a vida adulta.
	
	e.
	As mulheres são mais aptas ao contato humano, ao cuidado interpessoal. Por isso vemos tantas enfermeiras, professoras e assistentes sociais, mulheres, e não homens.
0,5 pontos   
Pergunta 2
(TJ-SC-2010) A globalização e a revolução técnico-científica caracterizam o mundo contemporâneo, na nova ordem mundial.
 
Com relação a esses fenômenos e ao cenário global, podemos assinalar que:
I. A crise econômica de 2008 que abateu sobre o sistema financeiro mundial, principalmente, nas grandes potências, coloca em evidência as críticas que questionam a globalização, no sentido de mostrar a necessidade de reestruturação de organismos internacionais e reverter as políticas neoliberais.
II. A revolução técnico-científica tem contribuído para gerar mais riquezas, aumentar o lucro das empresas do setor e, por consequência, aumentar a oferta de empregos, principalmente, entre os países subdesenvolvidos.
III. Com a globalização e a revolução técnico-científica surge o que chamamos de Nova Economia que veio alterar profundamente o mundo dos negócios e o mercado de trabalho. A Nova Economia reúne as empresas de computadores, a Internet, a telefonia e é a principal responsável pelo processo de internacionalização dos mercados, uma vez que forneceu as facilidades tecnológicas para que isso ocorresse.
IV. Com as inovações tecnológicas e os altos investimentos no setor, esses recursos se ampliam e se multiplicam, possibilitando o acesso à informação a todas as pessoas, indistintamente no cenário mundial globalizado.
 
Estão corretas as proposições:
	
	a.
	Todas as proposições estão corretas.
	
	b.
	Estão corretas apenas as proposições I e III.
	
	c.
	Estão corretas apenas as proposições II e IV.
	
	d.
	Estão corretas apenas as proposições I, II e III.
	
	e.
	Estão corretas apenas as proposições III e IV.
0,5 pontos   
Pergunta 3
(UEL-2012) No Konso [Etiópia], o homem carrega água apenas nas duas ou três semanas subsequentes ao nascimento de seu bebê. Garotos pequenos pegam água também, mas apenas até os 7 ou 8 anos. Essa regra é seguida à risca – por homens e mulheres. “Se garotos mais velhos carregam água, as pessoas começam a fofocar que a mãe deles é preguiçosa”, diz Aylito. A reputação de uma mulher do Konso, diz ela, assenta-se no trabalho duro. “Se eu ficar sentada em casa e não fizer nada, ninguém vai gostar de mim. Mas, se eu correr para cima e para baixo com 45 litros de água, eles dirão que sou uma mulher sábia que trabalha duro”. Lemeta, tímido, para na casa de Aylito Binayo e pede permissão ao marido dela, Guyo Jalto, para checar seus galões. Jalto leva-o até a palhoça onde eles são guardados. Lemeta abre a tampa de um deles e cheira, balançando a cabeça em aprovação – a família está usando WaterGuard, um aditivo à base de cloro. Uma tampinha cheia do produto purifica um galão de água. O governo passou a distribuir WaterGuard logo no começo da mais recente epidemia de diarreia. Lemeta também verifica se a família possui uma latrina e fala aos moradores sobre as vantagens de ferver a água de beber, lavar as mãos e banhar-se duas vezes por semana.
(Adaptado de: ROSENBERG, Tina. “O fardo da sede”. Revista National Geographic. ed. 121, 2010. Disponível em: http://pessoasempessoa.blogspot.com.br/2010/03/dia-mundial-da-agua.html. Acesso em: 3 ago. 2011.)
 
Com base no texto e nos conhecimentos antropológicos e sociológicos sobre a questão de gênero, considere as afirmativas a seguir.
 
I. As hierarquias de gênero têm por base material a divisão sexual do trabalho determinada pelas diferenças percebidas culturalmente.
II. As diferentes sociedades históricas organizam a divisão sexual do trabalho de acordo com um modelo igualitário uniforme entre homens e mulheres.
III. Os países definidos como menos desenvolvidos, por se encontrarem excluídos do processo de globalização, preservam a divisão sexual do trabalho.
IV. A existência de atribuições que norteiam “à risca” o comportamento de homens e mulheres em um determinado coletivo pode ser tomada como uma instituição social.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	a.
	Somente as afirmativas I e IV são corretas.   
	
	b.
	Somente as afirmativas II e III são corretas.
	
	c.
	Somente as afirmativas III e IV são corretas. 
	
	d.
	Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
	
	e.
	Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.  
0,5 pontos   
Pergunta 4
A seguir, há um trecho do artigo “Política negra e democracia no Brasil contemporâneo: reflexões sobre os movimentos negros”, de Márcio André de O. dos Santos. Leia-o com atenção e responda a questão.
 
“O que então faz dos movimentos negros um movimento social dos negros? Uma primeira resposta aponta para o fato de que este movimento social tem como horizonte normativo, como meta e objetivo geral a ‘luta contra o racismo’ e a discriminação racial. O termo ‘luta contra o racismo’ é evidente por si mesmo. Porém, o que isso significa exatamente? Luta contra o racismo vigente na sociedade, ou seja, nas instituições sociais e privadas, no espaço público, no acesso ao trabalho, por educação de qualidade. Luta contra o racismo na produção da cultura, nos modos de expressividade específicos do ‘povo negro’ ou da ‘comunidade negra’, tais como moda, comportamento social, estética, representação do mundo. Luta contra o racismo do ponto de vista da defesa de uma subjetividade negra. Ou mesmo luta contra o racismo no sentido de se contrapor às artimanhas da supremacia branca em todas as esferas da vida. Como se vê, não é simples capturarmos o que há por trás da ideia de ‘luta contra o racismo’ sem antes contextualizarmos o momento em que tais demandas são feitas e quais os interesses em disputa.
Por outro lado, podemos problematizar ainda mais a própria ideia de movimentos negros e questionar sua legitimidade atual. Se o horizonte das ações políticas, demandas e anseios destes movimentos é a ‘luta contra o racismo’, em tese sua razão de ser terminaria à medida que não houvesse mais racismo, correto? Eis um problema imenso. Sem a pretensão de fazer qualquer tipo de futurologia, devemos nos perguntar se o racismo tem prazo de validade. Um conjunto expressivo de pesquisadoresaponta que o racismo é na verdade um ‘sistema-mundo’ e que, portanto, está profundamente conectado à modernidade ocidental (WINANT, 2001). Em outros termos, os produtos da modernidade ocidental que conhecemos como escravismo, colonialismo, capitalismo, socialismo, comunismo têm o racismo como uma de suas principais bases. O racismo ao qual me refiro atinge não somente aos negros, mas também povos indígenas, árabes e minorias étnicas e nacionais diversas.”
 
A partir do argumento exposto, assinale qual alternativa oferece o sentido mais adequado ao problema apresentado pelo autor, ou seja, a possibilidade de compreender o racismo como um dos produtos da modernidade ocidental.
	
	a.
	O autor sugere que somente na modernidade todas as formas de racismo foram historicamente superadas, em nome de uma sociedade baseada na economia capitalista, no consumo e no trabalho como meio de inserção social e sobrevivência, independentemente de qualquer atributo de caráter racial ou étnico.
	
	b.
	O autor afirma que os movimentos contra o racismo, na modernidade, foram capazes de abarcar todas as formas de discriminação, fazendo com que pessoas de origens étnicas e raciais distintas se unissem em torno de interesses e reivindicações comuns. Fato jamais ocorrido na história anterior da humanidade.
	
	c.
	O autor afirma que a modernidade do racismo tem a ver com a forma como as elites discriminadoras, pela primeira vez na história, em meio ao processo de colonização, desvincularam raça (em termos biológicos) e etnia (aspectos culturais), forjando assim estruturas sociais hierárquicas que nada tinham a ver com as distinções biológicas.
	
	d.
	O autor quer dizer que o racismo talvez seja um problema estrutural, no sentido de profundamente vinculado à vida tal como forjada em meio aos processos de construção da modernidade e dos interesses que nela se desenvolvem. Ao mesmo tempo, ele alarga o sentido do racismo, que extrapolaria as fronteiras ligadas à cor da pele dos indivíduos, sinalizando outras formas de preconceito.
	
	e.
	O caráter moderno atribuído pelo autor sugere que, antes do colonialismo, nunca houve, na Europa, formas de racismo e/ou preconceito.
0,5 pontos   
Pergunta 5
Como é chamado o ramo da economia que estuda o comportamento dos agentes econômicos individuais, como as empresas e as famílias?
	
	a.
	Macroeconomia.
	
	b.
	Economia popular.
	
	c.
	Microeconomia.
	
	d.
	Economia estatal.
	
	e.
	Economia privada.
0,5 pontos   
Pergunta 6
Como é denominada a forma de governo em que o indivíduo governa como chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até a sua abdicação?
	
	a.
	República.
	
	b.
	Monarquia.
	
	c.
	Presidencialismo.
	
	d.
	Parlamentarismo.
	
	e.
	Anarquia.
0,5 pontos   
Pergunta 7
Das alternativas abaixo, qual não corresponde aos princípios básicos do liberalismo?
	
	a.
	Defesa da propriedade privada.
	
	b.
	Liberdade econômica.
	
	c.
	Mínima participação do Estado.
	
	d.
	Classes sociais.
	
	e.
	Igualdade perante a lei.
0,5 pontos   
Pergunta 8
O desenvolvimento científico-tecnológico e seus impactos sobre os meios de produção e o consequente aumento da produtividade estão eliminando postos de trabalho manual e provocando mudanças nos setores sociais, principalmente nos países mais industrializados.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	a.
	Tais mudanças aumentarão cada vez mais a importância da classe operária e do sindicato, levando à redução dos direitos individuais e coletivos e à generalização das desigualdades sociais.
	
	b.
	Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando à ampliação dos direitos individuais e coletivos e à generalização das desigualdades sociais.
	
	c.
	Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando à redução dos direitos individuais e coletivos e à diminuição das desigualdades sociais.
	
	d.
	Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando à redução dos direitos individuais e coletivos e à generalização das desigualdades sociais.
	
	e.
	Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando à redução dos direitos individuais, “coletivando” e eliminando definitivamente as desigualdades sociais.
0,5 pontos   
Pergunta 9
Qual é o objeto da economia política?
	
	a.
	Problemas políticos.
	
	b.
	Problemas tributários.
	
	c.
	Problemas culturais.
	
	d.
	Problemas econômicos.
	
	e.
	Problemas jurídicos.
0,5 pontos   
Pergunta 10
Uma das características do Brasil é a persistência de elevados níveis de desigualdade social ao longo de sua história recente. Essa desigualdade manifesta-se de várias formas e estrutura boa parte das relações sociais da população brasileira. Em decorrência, o tema da desigualdade social é bastante debatido nas ciências sociais no país. As teses a respeito são várias e controversas.
 
Acerca desse tema, assinale a opção incorreta.
	
	a.
	A partição da sociedade entre ricos e não ricos é sinal da existência de uma estrutura que, ao longo do tempo, vem, de forma rápida, invertendo essa segmentação.
	
	b.
	Em que pese o mito da sociedade de iguais na cultura brasileira, o Brasil é uma sociedade extremamente hierarquizada, que estabelece, ora por regras explícitas, ora por normas sutis, papéis bem definidos, que determinam o que as pessoas podem e devem fazer.
	
	c.
	 A existência de diferenças entre os indivíduos de uma sociedade é um fato óbvio; o que torna relevantes para a pesquisa algumas dessas diferenças são as teorias que estabelecem quais desigualdades podem ser consideradas injustas e que, portanto, devem ser corrigidas.
	
	d.
	Mesmo com recentes melhoras nos níveis de distribuição de renda, o Brasil ainda se encontra entre os países que apresentam os maiores níveis de desigualdade do mundo.
	
	e.
	Há uma característica peculiar na distribuição de renda no Brasil: um hiato entre uma larga base de famílias de baixos rendimentos e uma reduzida elite de classe média alta e classe alta – segmentação responsável pela especificidade dessa desigualdade.

Outros materiais