COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZACÕES
5 pág.

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZACÕES


DisciplinaAdminitração de Sistema34 materiais70 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1- Segundo Wagner III, Hollenbeck comportamento organizacional é o campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Existem três níveis para análise e estudo do comportamento organizacional. Assinale a alternativa correta:
R: O comportamento mesoorganizacional visa entender e estudar os grupos nas organizações, portanto: a comunicação, a liderança, equipes etc.
2- Tendo em vista que o comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si, e que se refere ao processo e não ao conteúdo do trabalho administrativo, assinale a única alternativa correta que identifica, somente, suas principais metas.
R: Explicar, prever e controlar os comportamentos dos funcionários.
3- Janete acha que não tem grande valor nem é digna de admiração. O que o chefe pode esperar dela?
R: Que se contentará em ficar num cargo baixo.
4- Foram identificados diversos traços de personalidade que permitem diferenciar as pessoas. Pervin define 5 traços fundamentais e relevantes para a organização.
Em todas as afirmativas os traços correspondem as suas definições, exceto:
R: Estabilidade emocional: refere-se ao bem-estar sentido nos relacionamentos
5- De um modo geral, vemos apenas as coisas que estamos procurando.... A tal ponto que às vezes até as vemos onde não estão. \u201d  Eric Hoffer
Ao analisarmos a citação acima podemos dizer que:
I. Criamos um padrão que se ajusta ao nosso padrão tradicional, ou àquilo que gostaríamos que nosso padrão fosse.
II. Percepção é capacidade que algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido   formalmente
III. Percepção é o somatório das formas como uma pessoa reage e interage com os demais.
IV. Quando descrevemos o que vemos, na verdade descrevemos a nós mesmos, nossas percepções e paradigmas.
Assinale a opção verdadeira:
R: I e IV estão corretas
6- Sobre os conceitos de percepção assinale a alternativa incorreta:
R: Já que o ser humano tem a capacidade de perceber sua existência, o contexto sócio-cultural não é relevante para a percepção em si, pois não interfere na percepção da situação da empresa.
7- Sabe-se que entre as pessoas ocorrem diferenças de percepção e interpretação. Então qual a importância do feedback no processo de comunicação.
R: Minimizar as distorções que podem ocorrer na interpretação da mensagem pelo receptor.
8- Sobre o conceito de motivação assinale a resposta CORRETA:
R: Na escola da administração científica os homens considerados idênticos no processo de produção, os quais precisam ser mandados e manipulados.
9- A teoria da hierarquia das necessidades de Maslow é conhecida como uma das principais teorias motivacionais. Ele propõe um esquema para explicar a intensidade de certas necessidades. Tendo como base os conceitos aprendidos dessa teoria, assinale a alternativa que contenha a afirmativa correta:
R: Maslow nos diz que as necessidades de auto realização tendem a ser atingidas, quando as demais necessidades estão satisfeitas.
10- Um consultor de RH da Empresa SAB S.A. recebeu uma solicitação da Diretoria Geral para desenvolver a motivação de seus funcionários, informando que: \u201cMesmo dando tudo ao nosso pessoal: boas condições de trabalho, salários condizentes com o mercado, conforto físico e segurança no trabalho, eles ainda se mostram insatisfeitos\u201d. De acordo com a teoria de Maslow, existe uma razão:
R: Essa organização só  cuida das necessidades fisiológicas e das necessidades de segurança.
11- Na empresa BETA S.A, empresa que explora produtos químicos, o Diretor Superintendente Joel Matoso, percebeu que seus funcionários estavam \u201cdesmotivados\u201d e não comprometidos com os resultados do seu trabalho. Para diagnosticar melhor as causas desse clima organizacional, ele fez uma pesquisa na qual identificou que as necessidades sociais do grupo, (de acordo com a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow) não estavam sendo satisfeitas. Para minimizar tal problema, ele deverá:
R: Desenvolver um programa de participação do grupo na solução dos problemas do trabalho
12- Segundo a teoria dos 2 fatores de Herzberg identifique o que vem a ser motivação:
R: O trabalho em si; Responsabilidades; Crescimento; Realização e Status.
13- Herzberg desenvolveu um estudo para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. O resultado destes estudos foi, pela primeira vez, publicado em 1959, sob o título "a motivação para trabalhar - The Motivation to Work". Os estudos incluíram pesquisas, onde os trabalhadores de diversas empresas eram estimulados a explicitar quais seriam os fatores que os desagradavam, assim como os que os agradavam na empresa. 
Sobre a Teoria de Herzberg considere:
 
I. Pode-se relacionar os Fatores Higiênicos, de Herzberg, com fatores internos ao indivíduo.
II. Pode-se relacionar os Fatores Higiênicos, de Herzberg, com fatores externos ao indivíduo.
III. Os Fatores Higiênicos de Herzberg dizem, também, respeito à limpeza e asseio do local de trabalho, contribuindo, assim, para o bem-estar do funcionário.
 
É (são) correta (s), apenas, a (s) afirmativa (s):
R: Somente a afirmativa II.
14- Em qualquer instituição sabe-se que existem diferenças entre grupos formais e informais. Identifique dentre as características a seguir aquela que corresponda ao tipo de grupo formal.
R: É apresentado como impessoal com uma estrutura bem definida.
15- Assim que os membros de um grupo se conhecem, o passo seguinte em seu desenvolvimento inclui
R: Fase de turbulência, na qual as pessoas entram em conflitos.
16- De acordo com Fiorelli uma equipe é um conjunto de pessoas com um senso de identidade, manifestos em comportamentos desenvolvidos e mantidos para o bem coletivo,
porque
há uma busca por resultados de interesse comum a todos os seus integrantes, decorrentes da atividade mútua de atingir objetivos e metas especificas.
Assim pode-se afirmar que:
R: As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
17- No que se refere às considerações sobre o Trabalho em equipe, assinale dentre as alternativas abaixo, qual NÃO pode ser considerada verdadeira: 
R: Grupo e equipe não se diferenciam, pois em ambos há uma elevada interdependência na execução das atividades.
18- Sobre o trabalho em equipe, assinale a alternativa INCORRETA:
R:  alguns aspectos negativos do trabalho em equipe incluem entre outros a modelação, negação da realidade e interpretação menos rígida dos fatos
19- Em relação aos grupos e equipes podemos afirmar que:
I - Formalismo, características comportamentais e tipo de trabalho a ser executado são alguns fatores que inteerferem no funcionamento de uma equipe.
II - Grupos aprovados pela organização, definidos organograma, dentre outras características são chamados de grupos informais.
III -  Surgem de forma espontânea, a estrutura é flexível são características de grupos informais
Tendo como referência as afirmativas acima assinale a alternativa correta:
R: Apenas a I e III estão corretas.
20- Quando existe um conflito e as partes envolvidas decidem abrir mão de algo, cedem e aceitam a solução que satisfaça parcialmente os interesses de ambos, podemos dizer que a forma utilizada para lidar com o conflito foi:
R: Concessão
21- O grupo de trabalho de Paulo, nunca permite que surjam conflitos. Qual dos itens a seguir deve ser verdadeiro?
R: O grupo poderá sofrer de apatia.
22- Em relação a administração de conflitos, escolha a alternativa cujo enunciado esteja correto:
R: É necessário manter as pessoas com seus objetivos pessoais e levá-las a integrarem-se em torno de um objetivo comum, para que elas possam processar seus sentimentos.
23- Sabemos que os conflitos existem e que na maioria das vezes são inevitáveis. No que diz respeito a possíveis causas de conflitos analise as afirmativas abaixo:
Juliana
Juliana fez um comentário
esse é um resumo das questões de prova??
0 aprovações
Carregar mais