Buscar

Resumo de literartura 3ªPP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Quinhentismo: 
 O quinhentismo é a inauguração da literatura brasileira. Ele é dividido em duas partes:
Literatura de informação:
 Tem como principal objetivo a descrição; como o quinhentismo datas da época da chegada dos portugueses no Brasil são escritos vário documentos, relatos, estudos, diários que descreviam a nova terra. O principal escrito é a Carta de Pero Vaz de Caminha, que foi o primeiro documento brasileiro.
Literatura jesuítica:
 Tem como principal objetivo a catequese dos índios. Com a reforma protestante e a consequente contra reforma, a igreja católica decidiu expandir o catolicismo para a América já que estava perdendo força na Europa. O Padre José de Anchieta é o principal escritor, pois ele incorporou o tupi-guarani em sua literatura e criou a primeira gramática tupi-guarani. 
Barroco:
 O estilo barroco nasceu em decorrência da crise do Renascimento, ocasionada, principalmente, pelas fortes divergências religiosas e imposições do catolicismo e pelas dificuldades econômicas decorrentes do declínio do comércio com o Oriente.
Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.
O Renascimento definiu-se pela valorização do profano, pondo em voga o gosto pelas satisfações mundanas. Os intelectuais barrocos, no entanto, não alcançam tranquilidade agindo de acordo com essa filosofia. Na visão barroca, não há possibilidade de conciliar essas antíteses: ou se vive a vida sensualmente, ou se foge dos gozos humanos e se alcança a eternidade. A tensão de elementos contrários causa no artista uma profunda angústia: após desfrutar dos prazeres mais radicais, ele se sente culpado e busca o perdão divino. Assim, ora ajoelha-se diante de Deus, ora celebra as delícias da vida.
Figuras de Linguagem no Barroco
 As figuras de estilo mais comuns nos textos barrocos reforçam a tentativa de apreender a realidade por meio dos sentidos. Observe:
Metáfora: É uma comparação implícita. 
Hipérbole: Traduz ideia de grandiosidade, pompa.
Prosopopeia: Personificação de seres inanimados para dinamizar a realidade.
Paradoxo: Corresponde à união de duas ideias contrárias num só pensamento:
Ardor em firme Coração nascido;
pranto
 por belos olhos derramado;
incêndio
 em mares de água disfarçado;
rio
 de neve em fogo convertido.Exemplo:
Vista por fora é pouco apetecida
Porque aos olhos por feia é parecida;
Porém, dentro 
habitada
É muito bela, muito desejada,
É como a concha tosca e 
deslustrosa
,
Que dentro cria a pérola formosa.Antítese: Reflete a contradição do homem barroco, seu dualismo. Revela o contraste que o escritor vê em quase tudo. Exemplo:

Outros materiais