Buscar

resumo 4ºnp

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
. 
O Linux é um sistema Operacional que se consiste em dois tipos de usuários o super-usuario denominado de root e outro que é o usuário comum, o usuário root tem mais funcionalidades, ou melhor, mais funções, acessos a áreas do computador. Ele possui código aberto, ou seja, um S.O. grátis que o usuário pode fazer o que quiser com ele.
Ele não é vulnerável a vírus ate porque existe uma gama menor de usuários do linux em comparação com os demais S.O. No linux não é necessário reiniciar o S.O. após a instalação de algum programa extenso.
Ele é multitarefa e multiusuário o que quer dizer isto quer dizer que ele pode abrir vários software ao mesmo tempo e pode possuir mais de uma conta de usuário. No linux só existe uma unidade de disco diferentemente do Windows que pode ter mais de um; os programas que rodam no linux normalmente não roda no Windows.
Sistema operacional é uma interface imaginaria que serve de meio termo entre o pc e o usuário tem por função interligar os dois, sendo assim um sistema operacional serve como se fosse um interprete.
Comandos Básicos do Terminal
Cal: exibe um calendário;
Chmod: comando para alterar as permissões de arquivos e diretórios;
Clear : elimina todo o conteúdo visível, deixando a linha de comando no topo, como se o terminal acabasse de ter sido acessado.
ls : Lista os arquivos e diretórios da pasta atual;
file arquivo: mostra informações de um arquivo,
free : mostra a quantidade de memória RAM disponível.
Date: mostra a data
Shutdown: desliga ou reinicia a maquina no tempo esperado
History: mostra o histórico de comandos já utilizados.
Rm : rm nome do arquivo.extensão 
para caso você esteja no mesmo endereço do arquivo caso não ponha o endereço 
exemplo: rm/musica/nome do arquivo.extensão
O ~ serve como abreviação de partes de endereços não necessários exemplo rm~/musicas/nome do arquivo. Extensão
Menu arquivo:
arquivo> exportar como pdf
Menu tabela :
tabela> inserir
Menu inserir :
Inserir> figura>de um arquivo (aqui o usuário insere a imagem arquivada no pc) 
Inserir>figura>digitalizar (aqui o usuário retira a imagem digitalizada e insere no writer)
Menu formatar
 
Formatar>caractere>fonte ( aqui o usuário modifica a forma gráfica da letra ex: tamanho , negrito, itálico sublinhado e modelo)
Formatar>caractere>efeito da fonte ( aqui o usuário muda a parte mais estética da letra como a cor efeito relevo sobrelinha e tipos de sublinhado 
Formatar>caractere>posição (aqui o usuário muda a posição da escrita )
Formatar>caractere>plano de fundo (aqui você muda a cor do plano de fundo) 
Formatar > colunas (aqui o usuário determina a quantidade de colunas e seus espaçamentos) 
	
�
Rede de Computadores
	Podemos definir uma rede como a interligação de vários computadores com o intuito de compartilhar arquivos
Tipos de redes
LAN(Local Area Network): É uma rede local onde os dispositivos se localizam próximos 
MAN (Metropolitana Area Network): Está também é rede local, porém os dispositivos se localizam em distâncias maiores que a LAN exemplo os cabimentos das redes de distribuição de internet urbana.
WAN( Wide Area Network): Está é mais conhecida como a internet por ser uma grande rede que possui inúmeras sub redes,que podem estar localizada em qualquer lugar do planeta. Exemplo: DISTANCIAS CONTINENTAIS
	Na Internet, nem todos os computadores são diretamente conectados, neste caso, utilizam-se dispositivos de chaveamento intermediário, chamados roteadores.
Comutação de pacotes
Em cada roteador da internet as mensagens que chegam aos enlaces de entrada são armazenadas e encaminhadas aos enlaces de saída, seguindo de roteador em roteador até seu destino.
Comutação de circuito
Que é comumente utilizada nos sistemas telefônicos. 
	
Protocolo IP
O protocolo IP é responsável por estabelecer a rota pela qual seguirá cada pacote na malha de roteadores, os quais viajaram na internet de forma independente uns dos outros.
Protocolo de rede - É a interação entre 
Componentes de Hardware e software dos computadores.
ESTRUTURAS DE REDES
	Para que uma rede de computadores possa funcionar é necessário que existam CABEAMENTOS , DISPOSITIVOS DE HARDWARE E DE SOFTWARE QUE FINCIONEM COMO CONTROLADORES DE COMUNICAÇÃO.
ROTEADOR: gerenciador de transferências de dados entre redes , e ele que designa o destino da informação 
HUB: interliga computadores através de cabos . ele recebe os dados vindos de um computador e o transmite a uma maquina em uma rede local uma maquina tem que esperar uma maquina parar de enviar dados para poder emitir dados seus ( especificações : lento , propicio a perca de dados ) 
Switch – É um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino.
Topologia de Redes
	A topologia de Rede é o layout de uma rede de computadores através da qual há tráfego de informações, e também como os dispositivos estão conectados a ela.
Topologia Física - É a verdadeira aparência ou layout da rede. 
Topologia Lógica - Descreve o fluxo dos dados através da rede.
Topologia em Anel
Os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino. se der problema em algum nó os dados podem não chegar correto no destino.
Topologia em Estrela
	A mais comum atualmente, essa topologia utiliza-se de cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede.
Topologia em Barramento
É uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.
Topologia em Árvore
A topologia em árvore é essencialmente uma série de barras interconectadas. Geralmente existe uma barra central onde outros ramos menores se conectam. Esta ligação é realizada através de derivadores e as conexões das estações realizadas do mesmo modo que no sistema de barra padrão.
Topologia em Malha
Na topologia em malha existe uma ligação direta entre cada um dos nós, isto é, todos comunicam com todos.
 
 
 
Rede Híbrida
Em uma topologia híbrida, duas ou mais topologias são combinadas, isso serve para que possa ser aproveitada as vantagens de outras redes sem a necessidade de mudar a rede já existente por completo, exemplo pode se combinar as topologias em estrela e de barramento.
Um Sistema Operacional de Tempo Real – É destinado à execução de múltiplas tarefas onde o tempo de resposta a um evento (externo ou interno) é pré- definido; não importando, como é comum pensar-se, se a velocidade de resposta é elevada ou não. Esse tempo de resposta é chamado de prazo da tarefa e a perda de um prazo, isto é, o não cumprimento de uma tarefa dentro do prazo esperado, caracteriza uma falha do sistema.
Os sistemas operacionais de tempo real foram projetados para respostas a eventos. Aplicações de resposta a eventos, como um sistema de airbag automotivo, necessitam de uma resposta a um estímulo em um determinado espaço de tempo.
Exemplos:
Microcomputadores que controla
o motor dos carros, • Sistema de controle de processos nas refinarias de gasolina, • Sistemas em aeronaves.
Sistema de tempo real é classificado de acordo com o impacto gerado por uma falha são elas 
Soft: onde as percas de deadlines não resultam em falhas mas em apenas perca de produtividade 
Hard: onde a perca de qualquer deadlines resulta em falhas 
Firm: que a perca de muitos deadlines podem resultar e falhas, mas poucos não resultam em falhas.
Eles também podem ser classificados como critico e não critico 
O critico é aquele que com uma falha irão ocasionar em danos ao usuário vital 
Já o não critico uma falha do sistema e tolerável 
Outras de suas característica são ser confiáveis e previsíveis.
O Modelo OSI permite comunicação entre máquinas heterogêneas e define diretivas genéricas para a construção de redes de computadores (seja de curta, média ou longa distância) independente da tecnologia utilizada.
Este modelo é dividido em camadas hierárquicas, ou seja, cada camada não usa as funções da própria ou da camada anterior, para esconder a complexidade e transparecer as operações ao usuário, seja ele um programa ou uma outra camada.
As camadas são empilhadas na seguinte ordem:
7. Camada de aplicação;
6. Camada de apresentação;
5. Camada de sessão;
4. Camada de transporte;
3. Camada de rede;
2. Camada de enlace de dados;
1. Camada física.
Camada Física
A camada física define especificações elétricas e físicas dos dispositivos. Em especial, define a relação entre um dispositivo e um meio de transmissão, tal como um cabo de cobre ou um cabo de fibra óptica.
Ligação de dados ou enlace
Esta camada detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer no nível físico. É responsável por controlar o fluxo (recepção, delimitação e transmissão de quadros) e também estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados.
Camada de Rede
A camada de rede fornece os meios funcionais e de procedimento de transferência de comprimento variável de dados de seqüências de uma fonte de acolhimento de uma rede para um host de destino numa rede diferente (em contraste com a camada de ligação de dados que liga os hosts dentro da mesma rede), enquanto se mantém a qualidade de serviço requerido pela camada de transporte. A camada de rede realiza roteamento de funções, e também pode realizar a fragmentação e remontagem e os erros de entrega de relatório.
Camada de Transporte
A camada de transporte é responsável por receber os dados enviados pela camada de sessão e segmentá-los para que sejam enviados a camada de rede, que por sua vez, transforma esses segmentos em pacotes. No receptor, a camada de Transporte realiza o processo inverso, ou seja, recebe os pacotes da camada de rede e junta os segmentos para enviar à camada de sessão.
Isso inclui controle de fluxo, ordenação dos pacotes e a correção de erros, tipicamente enviando para o transmissor uma informação de recebimento, garantindo que as mensagens sejam entregues sem erros na seqüência, sem perdas e duplicações.
Camada de Sessão
A camada de Sessão permite que duas aplicações em computadores diferentes estabeleçam uma sessão de comunicação, definindo como será feita a transmissão de dados, pondo marcações nos dados que serão transmitidos. Se porventura a rede falhar, os computadores reiniciam a transmissão dos dados a partir da última marcação recebida pelo computador receptor.
Camada de Apresentação
A camada de Apresentação, também chamada camada de Tradução, converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum a ser usado na transmissão desse dado, ou seja, um formato entendido pelo protocolo usado.
Camada de Aplicação
A camada de aplicação corresponde às aplicações (programas) no topo da camada OSI que serão utilizados para promover uma interação entre a máquina-usuário (máquina destinatária e o usuário da aplicação). Esta camada também disponibiliza os recursos (protocolo) para que tal comunicação aconteça, por exemplo, ao solicitar a recepção de e-mail através do aplicativo de e-mail, este entrará em contato com a camada de Aplicação do protocolo de rede efetuando tal solicitação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais