Buscar

Resumão de Vírus 1197 Costa Melo (Chicó)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Galera, fiz esse resumo sobre Vírus, a PP é composta pela matéria da TP+Vírus, esses são os pontos que eu julguei mais importantes, porém é só um resumo.
Quem tiver com dúvidas por me procurar na sala 15 ou no facultativo antes da prova.
Aluno 1197 Costa Melo (Chicó)
	
VÍRUS
Introdução: Vírus são seres onde os conceitos de vivos e não-vivos se confundem. Estes seres são visos apenas pelos microscópios eletrônicos e são acelulares formados principalmente de proteínas e ácidos nucléicos.
Nos vírus existe o capsídeo, formado por proteínas, que protege os ácidos nucléicos sendo que, quando expelido de uma célula que o formou, é envolvido pela membrana lipoproteica denominado: Envelope viral. Este envelope é formado de proteínas virais adicionadas a membrana celular.
O genoma viral é formado por ácidos nucléicos formando o RNA e o DNA. Todas as partículas virais podem ser denominadas de Vírons
Os vírus se limitam ao vivo e não vivo devido ao princípio básico da Biologia de que um ser vivo tem a capacidade de fazer processos celulares (Ex: sintese de proteinas), e os vírus só realizam estes processos dentro de uma célula hopedeira.
REPRODUÇÃO VIRAL
BACTERIÓFAGOS: Vírus que atacam bactérias ou fagos, estes vírus são capazes de injetar seu material genético dentro de uma bactéria hospedeira. Dentro da bactéria, o DNA viral multiplica-se e passa a comandar a síntese de proteínas dentro da bactéria.
CICLO LÍTICO: Uma vez comandando a síntese de proteínas dentro da bactéria, existe a produção dos componentes virais que formarão novos vírus. Uma vez produzidos esses vírus rompem a membrana bacteriana e procuram novos hospedeiros.
CICLO LISOGÊNICO: Ao invés de sintetizar a produção de novos vírus, o DNA viral se une ao material genético da bactéria onde será reproduzido para as células filhas em sucessivas divisões. Assim várias bactérias portarão o DNA viral onde ele pode se soltar e dar inicio ao Ciclo Lítico.
REPRODUÇÃO DO VÍRUS DA GRIPE:
O vírus da gripe diferente dos bacteriófagos se propaga dentro da célula hospedeira, uma vez dentro da ''vítima'' o vírus se desintegra liberando seus RNA virais, que dentro do núcleo da célula começam a reproduzir o material genético do vírus da gripe. Esses viro-nos, envoltos por pedaços da membrana da célula hospedeira, são expelidos da célula e podem infectar células sadias.
REPRODUÇAO DO VÍRUS DO HIV:
O vírus do HIV ataca principalmente as células CD4 (principais células de defesa corporal), penetrando dentro do capsídeo( o envelope viral NÃO entra) é liberado o DNA viral que penetra dentro do núcleo. Dentro do núcleo infectado, o DNA viral se integra ao cromossomo da célula hospedeira e comanda a síntese de proteínas virais e do material genético do vírus, estes vírons se formam originando novos vírus que, envolvidos pela membrana celular do hospedeiro, saem da célula hospedeira pronta para infectar células sadias.

Outros materiais