Buscar

AV 3 (DISCURSIVA) ESTRATEGIA DE LEITURA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (390189) -Estratégias de Leitura (LEE27)
QUESTÃO:
1. A relação entre o leitor e o texto é muito importante para que a leitura possa ser realizada de maneira efetiva, isto é, moldando a criticidade, a compreensão e possibilitando as inferências através da intertextualidade, entre outras. A leitura pode ser classificada em sensorial, emocional e intelectual. Disserte sobre elas.
RESPOSTA ESPERADA:
A leitura sensorial favorece os primeiros conteúdos de que o indivíduo necessita, que se originam da
experiência, tornando possível ao adulto ler o mundo.
A leitura emocional lida com os sentimentos, que implicam a falta de objetividade.
A leitura intelectual enfatiza o intelectualismo, doutrina que afirma a preeminência e anterioridade dos fenômenos intelectuais sobre os sentimentos e a vontade. Tende a ser unívoco, o leitor se debruça sobre o texto, pretende vê-lo isolado do contexto e sem envolvimento pessoal.
QUESTÃO:
2. A avaliação é um processo contínuo e complexo, que visa fazer com que o educador trace seus objetivos de acordo com o que pretende alcançar. Para avaliar o processo de leitura, é necessário levar em consideração a coerência que o leitor compreende o que está sendo lido, o grau de integração e a inferência realizada sobre a leitura. Com base no exposto, disserte sobre quatro aspectos que devem ser observados nas avaliações de leitura.
RESPOSTA ESPERADA:
Atitudes emocionais: verificar se houve envolvimento afetivo do aluno com a leitura, pois isso influencia no desempenho dele. Manejo de fontes escritas: verificar se o aluno é capaz de buscar onde adquirir informações através da leitura. Observação dos pontos irrelevantes da leitura e criticidade para ignorá-los ou acatá-los; velocidade de leitura e percepção envolvidas. Construção da informação mentalmente, ou seja, verificação do quanto o aluno conseguiu compreender do conteúdo através da leitura. Utilização do conhecimento prévio para realização de inferências.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais