Buscar

Regras Gerais para descrever e especificar Cargos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PONTES, Benedito Rodrigues.
Administração de cargos e salários: carreiras e remuneração. 16ª ed. São Paulo: LTr, 2013. 
*
*
Descrição de cargos
É o relato das tarefas descritas de forma organizada, permitindo ao leitor a compreensão das atividades desenvolvidas pelas pessoas. 
A descrição deve ser objetiva; no entanto, é interessante a observação de algumas regras, a fim de padronizar e facilitar o entendimento do conteúdo do cargo. 
*
*
A descrição deve ser clara
A descrição deve ser elaborada de forma simples e clara para que alguém que não conheça determinado cargo possa compreendê-lo. 
*
*
A descrição é do cargo
A descrição e a especificação referem-se ao cargo e não ao ocupante deste. Portanto, devem ser descritas as tarefas e especificados os requisitos exigidos pelo cargo e não o que o eventual ocupante sabe fazer.
*
*
A descrição é impessoal
A descrição de cada tarefa deve ser iniciada por um verbo que defina bem a atividade. O verbo deve ser usado na terceira pessoa do presente do indicativo ou no infinitivo, a fim de tornar a descrição impessoal.
Exemplo: (Supervisiona, Confecciona). 
*
*
Usar advérbios apenas na especificação
Não devem ser usados advérbios na descrição das tarefas; estes devem ser utilizados somente nas especificações.
Ex: Esforço Físico: Funcionário trabalha em pé por muito tempo.
Estes advérbios devem ser inseridos sempre que necessários para melhor compreensão da atividade. 
Descrever “O QUE FAZ”, “COMO FAZ E “POR QUE FAZ”.
*
*
Exemplo: 
O que faz: Arquiva documentos;
Como faz: Separando por assunto e cronologicamente;
Por que faz: Para manter o arquivo organizado. 
*
*
Descrição Sumária 
É o resumo que permite compreender rapidamente o conteúdo do cargo. Em geral, a descrição sumária é composta das principais atividades, sendo descrito apenas “O QUE FAZ”, com o objetivo de fornecer uma ideia geral do cargo.
*
*
Exemplo:
Técnico de equipamentos
Especifica e padroniza nomenclatura de descrição de materiais. Faz previsão de sobressalentes, indica a eliminação ou substituição de itens, e recomenda o emprego adequado de materiais.
	Elabora pequenos projetos de construção ou modificação de máquinas e equipamentos. 
*
*
Vamos treinar?
Elabora a sua descrição sumária. 
*
*
Especificação do cargo
A especificação do cargo é o relato dos requisitos, responsabilidades e esforços impostos ao ocupante do cargo. Esses relatos não devem ser longos e vagos e poderão não ser definitivos, uma vez que poderão sofrer modificações durante as avaliações dos cargos. 
Veja o Quadro.
*
*
Descrição de Cargos Executivos
A descrição de cargos executivos pode ser elaborada da mesma forma que a apresentada para os demais cargos, sendo que a descrição sumária deve ser substituída pelo objetivo do cargo na organização. O objetivo relata a razão da existência do cargo na empresa. 
*
*
Descrição de cargos executivos: Gerente de Recursos Humanos
Responsável por manter um clima organizacional adequado ao bom andamento das funções da companhia e pela correta direção das atividades de Recursos Humanos, com vistas a suprir, desenvolver e manter motivados e produtivos os colaboradores.
*
*
Titulação de Cargos
O título a ser atribuído a um cargo deve corresponder as tarefas narradas. Preferencialmente, o titulo a ser atribuído deve ser universal, isto é, aquele utilizado pela maioria das empresas.
*
*
Classificação de cargos
É a distribuição por grupos ocupacionais, segundo a natureza das atividades. A classificação é necessária, uma vez que as demais etapas da construção do projeto de cargos e salários serão diferentes para cada grupo ocupacional. 
*
*
Catálogos de Cargos
A última etapa da análise de cargos é a reunião em arquivos eletrônicos das descrições e especificações dos cargos. Cada arquivo pode representar um grupo ocupacional. À reunião das descrições e especificações em arquivos denominamos “catálogos de cargos”. 
*
*
Tendências da análise de cargos
O conceito clássico de análise de cargos divide processos em cargos distintos. Por exemplo, o processo metalúrgico de elaboração de cadeira pode estar dividido em:
Operador de maquina de corte;
Operador de máquina de dobra;
Operador de furadeira;
Operador de maquina de solda;
Operador de maquina de pintura. 
*
*
Cargo Amplo
O cargo mais amplo pode conter níveis com tarefas e especificações diferenciadas e crescentes de complexidade, escolaridade,conhecimento e experiência.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes