Buscar

NR 10 É norma regulamentadora do ministério do trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NR 10 É norma regulamentadora do ministério do trabalho, relativo a prevenção de acidentes com eletricidade, garantindo segurança e saúde no ambiente de trabalho. É necessário que todo profissional que trabalhe na área instalações e serviços de eletricidade faça um curso e mantenha atualizado sobre essa norma. 
É Obrigatório que toda empresa tenha conhecimento da norma, adotando assim medidas de prevenção, controle de risco elétrico, e analisando possíveis riscos, pois ela dá as diretrizes e comportamento que seus funcionários devem ter para que aja segurança e confiabilidade no ambiente de trabalho. 
As medidas preventivas de controle do risco elétrico são representadas de forma simplificada nos desenhos técnicos, desde a origem da instalação, sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção. Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem seguir e manter o prontuário de instalações elétricas, onde através de ações, documentações e programas, protege seus trabalhadores dos riscos elétricos. 
As medidas de proteção coletiva, esta ligada á ações, que garante em caso de riscos, ausência de tensão no circuito, e utilização de tensão de segurança no ambiente de trabalho. E Medidas de Proteção Individual adota normas de segurança, como utilização de equipamentos de proteção individual específicos nas atividades a serem executas, seja na construção de instalações elétricas, montagem, reformas, ampliações, reparações e inspeções. 
É de responsabilidade das empresas manter os trabalhadores informados sobre os riscos a que estão expostos, e mostrando sua preocupação com a saúde e bem-estar dos seus trabalhadores. Com isso traz benefícios para a empresa, pois seus trabalhadores vão trabalhar conforme a norma, evitando assim possíveis riscos de acidentes fatais..

Outros materiais