Buscar

Língua Portuguesa: Sintaxe - da Frase ao Texto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (382928) - Língua Portuguesa: Sintaxe - da Frase ao Texto (LET43)
 Prova: 5506182
QUESTÃO:
1. A língua portuguesa é uma das disciplinas em que os alunos mais relatam dificuldades, principalmente quando se trata de análise sintática. Um dos motivos pelos quais isto ocorre é o fato de os professores ensinarem com base na visão metalinguística. Com base no exposto, explique o que é a visão metalinguística e o que se sugere para que o ensino da língua portuguesa não seja ensinado a partir desta visão.
RESPOSTA ESPERADA:
Os alunos pensam que não sabem a língua portuguesa, pois os professores trabalham a gramática com base na visão metalinguística, ou seja, o ensino é baseado em regras descontextualizadas, a “regra pela regra”. O que se sugere é que a sintaxe seja ensinada de forma epilinguística, porque deve ser levada em consideração a situação discursiva, que é o gerador do sentido. O texto só se considera texto a partir do momento em que é uma situação comunicativa.
QUESTÃO:
2. Você já deve ter se dado conta de que, em alguns momentos, ao pesquisar sobre alguma temática referente à sintaxe da língua portuguesa, você encontrou diferentes explicações para a mesma regra. Isso ocorre por um motivo simples, que a linguística moderna está ajudando a eliminar. Com base no exposto, disserte sobre o porquê desta inconsistência e o que a linguística moderna propõe para que este problema não ocorra mais.
RESPOSTA ESPERADA:
Existe certa inconsistência nas teorias de alguns gramáticos porque, ao realizarem suas análises, levam em conta somente a regra pela regra. Quando a análise é feita a partir de frases soltas, sem contextualização, há margem para este tipo de problema. Por este motivo, a linguística moderna propõe a análise da sentença contextualizada e calçada no seguinte tripé: semântica, morfossintaxe e pragmática. A partir deste fundamento, a análise se torna mais consistente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais