Buscar

sinopse meu pe esquerdo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Matéria: Psicologia Pes.Necess.Especial
Aluna: Nadja Bacheschi Benetti
Análise do Filme “Meu pé esquerdo”
O Filme
Baseado em 1932, vivia Christy Brown com sua família que de classe baixa e com seus irmãos numa casa no qual era o único filho com deficiência física e portador de paralisia cerebral. Na época não tinha o esclarecimento que hoje temos a cerca desse atraso no desenvolvimento motor e mental e Cristy era vítima de preconceito pelas pessoas de fora que não conhecia a sua história e sua força de superar suas limitações.
Relações familiares
Conforme as dificuldades vividas por Christy, a sociedade a via como um “doido” ou retardado e por tal razão desacreditavam em sua capacidade. A única que acreditava e incentivava a aprender a ler mostrando o alfabeto foi a sua mãe, que estava sempre ao seu lado. Mesmo passando por dificuldades financeiras, frio ou precária alimentação, a sua mãe guardava dinheiro para comprar a cadeira de rodas para o filho. A relação com o pai inicialmente era frustrada pois comparava com os outros irmãos e julgava como um encosto, um atraso para suas vidas. Com os irmãos, tinha uma boa relação que no qual eles tentavam incluir o irmão na sociedade desde a infância até a fase adulta. Na vida emocional, também mostravam preocupações e comoção com suas tentativas sem sucesso nos relacionamentos
Características da Personalidade e Desenvolvimento de suas habilidades
Era um rapaz doce, sensível, afetuoso e comunicativo, mas com necessidade de defender das pessoas. Apesar de tudo, nunca desistiu e sentiu a necessidade de evoluir e mostrar para os outros o que ele sabia. Surgiu a vontade de mostrar as suas limitações motoras, usou seu pé esquerdo, que foi o nome dado ao seu livro. Escreveu sua primeira palavra “mãe” que comoveu seu pai a começar a incentiva-lo e apoia-lo. Passou a usar seu pé esquerdo para fazer pinturas, escrever, folhear livros e tudo que tivesse ao seu alcance a utilizar o seu pé esquerdo.
Seu nível intelectual e sua linha de pensamento era culta e avançada.
Passou a aprender a falar com apoio da especialista em paralisia cerebral e através da logopedia foi desenvolvendo a fala, sua dicção que até então só sua mãe entendia.
My Left Foot
Filme de 1989
My Left Foot é um filme de 1989, do gênero drama biográfico dirigido pelo irlandês Jim Sheridan e com roteiro baseado na autobiografia de Christy Brown. Wikipédia
Data de lançamento: 24 de fevereiro de 1989 (República da Irlanda)
Direção: Jim Sheridan
Autor: Christy Brown
Prêmios: Oscar de melhor ator, Óscar de melhor atriz secundária, mais
Roteiro: Jim Sheridan, Shane Connaughton
Informações: https://www.google.com.br

Outros materiais