A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
45 pág.
apanhadão Piscologia sociointeracionista objetivas e discursivas 1

Pré-visualização | Página 1 de 12

SOCIOINTERACIONISTA - objetivas
1. A partir das informações abaixo, assinale a alternativa correta:  VITOR, dois anos e dois meses, é chamado para assistir o DVD de aniversário de sua amiguinha, Gabrielly, um ano. Vítor pergunta: – “É aniversário, Gabrielly?”- Sua mãe diz: – “É o aniversário da Gabrielly, você lembra que nós fomos? Olha lá, quem é aquele menino?” – Vítor responde- “O Vítor. Quero ir lá”. – Sua mãe ri e explica que ele já foi à festa e reafirma “olha, você está lá”.   Ele insiste indignado e já esboçando choro: “Vítor quer ir”. Coloca a mão e olha em direção a seu peito, dizendo: “Vitor tá aqui, quero cantar parabéns Gabrielly”. Corre em direção à televisão dizendo: “Tira ela (Gabrielly), tira.”. De acordo com a fala de Vítor, pode-se afirmar: B – indiferenciação do eu psíquico. Para Wallon, Vítor encontra-se na fase sensório motor e projetiva (1 a 3 anos), caracterizada pela predominância funcional cognitiva e fatores dinamogênicos exógenos. A principal característica, na situação acima, é a indiferenciação do eu psíquico (Vitor utiliza a 3ª pessoa para indicar a si mesmo). Há diferenciação do eu corporal, Vitor consegue perceber seu corpo e a si mesmo fora do filme.
2. A relação afetiva deve permear o processo pedagógico, tal desafio ainda está presente na educação. Nos planejamentos desenvolvidos pelo sistema de ensino a ênfase ainda recai sobre os aspectos cognitivos, a didática do professor, a metodologia utilizada, as avaliações etc. Ignora-se que a afetividade está presente em todas as discussões sobre os mais variados temas levados para a escola. Falar da afetividade pressupõe falar sobre as relações na sala de aula . Em relação a este aspecto, quais dos teóricos a seguir atribui maior ênfase aos aspectos afetivo-emocionais no processo de desenvolvimento e aprendizagem? D – Wallon
3. A teoria do desenvolvimento de Henri WALLON (1879-1962) é fundamental para compreender a dimensão afetiva do processo ensino-aprendizagem, explicitada nas seguintes questões: Está correto o que se afirma em: C – I e II. I. O desenvolvimento da pessoa pressupõe processo constante de transformações durante toda a vida; II. A teoria do desenvolvimento tem como foco a interação da criança com o meio, a relação entre os fatores orgânicos e socioculturais. Está correto o que se afirma em I e II porque, segundo Wallon, o desenvolvimento da pessoa pressupõe um processo constante de transformações durante toda a vida, por isso, este processo é dinâmico, flexível, repleto de idas e vindas, reviravoltas. Da mesma forma, a teoria do desenvolvimento tem como foco a interação da criança como meio, a relação entre os fatores orgânicos (biológicos) e socioculturais (meio cultural onde o sujeito está inserido). As afirmativas III e IV estão erradas porque a afetividade é uma dimensão primeira no processo ensino-aprendizagem e o estudo da criança depende da compreensão do contexto sócio-histórico em que ela está inserida.
4. A “ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL” (também denominada “zona de desenvolvimento iminente”), conceito fundamental na teoria de Vygotsky, foi definida por esse teórico como a distância entre o que uma criança pode realizar: A – Sozinha e o que poderá realizar com o auxílio de um adulto ou de um companheiro mais capaz.
5. ALFREDO ROBERTO (FREDO) estava prestes a completar dois anos de idade e, para sua festa de aniversário, pediu a tia de criação: “Fredo quer festa grande! Com parabéns!” A tia disse-lhe que faria uma grande festa e chamaria seus amiguinhos. Fredo se alegra, dobra os braços, aproximando-os do peito e sinaliza o bater de palmas: “Fredo quer cantar parabéns!”. Considerando a teoria de Wallon e esta situação, assinale a alternativa correta. A – O uso da terceira pessoa sinaliza que Fredo não consegue se diferenciar do outro, o gesto de bater palmas sinaliza um suporte motor do pensamento que ele está apresentando.
6. Analise o episódio segundo a teoria de WALLON e responda a questão: *Arthur, desde os 2 anos e meio de idade, queria realizar todas as atividades sem ajuda de ninguém . Mas é somente a partir dos 3 anos que ele realmente faz questão de agir e de se livrar sozinha das dificuldades. Esforça-se para empurrar ou arrastar objetos, subir, molhar uma planta, gritando o tempo todo, entusiasmado: “Olha! Eu sei fazer sozinho! Eu fiz sozinho!”. Arthur encontra-se no seguinte estágio de desenvolvimento: E – Personalismo. Segundo Wallon, Artur se encontra no período do desenvolvimento psicológico chamado de personalismo, sendo a principal característica a construção da personalidade e do eu psíquico. Para que isso ocorra é necessária diferenciação do outro, por isso, no excerto que acabamos de apresentar, há a oposição às solicitações do meio e manifestação de atitudes de autonomia com a utilização do “meu”, “eu’”.
7. Assinale a alternativa que melhor descreve o que são as funções psicológicas superiores, na perspectiva de VYGOTSKY: C – As funções psicológicas superiores referem-se á constituição de processo mentais como memórias, percepção, atenção, compreensão de sistemas simbólicos, esquemas de representação e resolução de problemas. As funções superiores permitem ao homem imaginar, lembrar, planejar, imaginar, supor, conjecturar, enfim, representam formas complexas de raciocinar que são movidas por uma clara intenção, pela consciência do homem sobre seus atos, comportamentos, atitudes, criações, invenções.
8. Atualmente, muitas escolas baseiam suas ações pedagógicas na teoria sócio-histórica de VIGOTSKY. Em reação a isso, podemos afirmar que, a escola que faz adequadamente a articulação dessa teoria com a prática, realiza-a da seguinte forma: B – As alternativas I e II estão corretas. Propõe situações mediadas para permitir a internalização do conhecimento. Propõe atividades pedagógicas grupais porque acredita na função das interações grupais na construção do conhecimento. 
12. Considerando os estudos realizados sobre a teoria de VIGOTSKY, leia com atenção as afirmações e responda á questão: C – São verdadeiras as frases I e II.
13. Considere o trecho a seguir e assinale a alternativa correta: *O estágio _______ é totalmente monopolizado pela alternância da necessidade alimentar e do sono... É o ato da nutrição que reúne e orienta os primeiros movimentos ordenados da criança... esses progressos do movimento tornam-se sua grande ocupação... É uma etapa importantíssima de seu psiquismo... As características anteriormente descritas referem-se a qual estágio? C – Impulsivo-emocional, por apresentar necessidades cuja saciedade é dependente de outra pessoa, com a qual a criança se encontra numa relação simbiótica.
14. Considerando os conceitos estudados nesta unidade, observe as afirmativas: I – MEDIAÇÃO é o processo de intervenção de um elemento intermediário em uma relação. II - Signos ou significados são elementos que representam ou expressam o nome dos objetos, de pessoas, de eventos, situações. III - Correspondem às funções psicológicas superiores: comportamento intencional, reações automáticas, associações simples. Sobre as afirmativas lidas, é correto dizer que: C – I e II. Mediação é tudo aquilo que se refere a um processo de intervenção provocado por um elemento intermediário entre outros dois. Do ponto de vista das relações de ensino e aprendizagem, concebesse que entre o sujeito que aprende e os objetos a serem aprendidos, há outro sujeito ou instrumento mediador. Quanto aos signos/significados, referem-se ao que nomeia ou serve para distinguir palavras, representações, objetos e humanas.
15. Diante do exposto, podemos afirmar que a professora RITA segue os pressupostos de Vygotsky por que: C – Acredita que, como mediadora, irá interferir para que o desenvolvimento potencial se torne real.
16. Educação tem sido um fenômeno significativo nas últimas décadas. A teoria de WALLON, bem como as ideias e reflexões de Vygotsky são alicerces para um olhar mais amplo sobre

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.