Buscar

AV1 Controladoria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Analise a citação a seguir:
[...] é composto pelos planos de organização e pela coordenação dos métodos e medidas implantados pela empresa para proteger seu patrimônio, seus recursos líquidos e operacionais, por meio de atividades de fiscalização e verificação de fidedignidade dos administradores e da exatidão dos processos de manipulação de dados contábeis, promovendo, desta forma, a eficiência operacional e a adesão às políticas e estratégias traçadas pela alta gestão (VELOSO, 2013, p. 5).
A citação acima faz referencia direta à (ao):
Alternativas:
a)
Contabilidade
b)
Auditoria Interna
c)
Auditoria Externa
d)
Perícia Judicial
e)
Controles Internos
2) 
Preencha corretamente a lacuna. 
A palavra _________________ significa, gerenciar, gerir, administrar, como o velho ditado popular diz "o olho do dono é o que engorda o boi". Segundo Catelli, (1972) "E para que toda a gestão seja possível, esta depende da execução de pessoas; portanto o ato de gerenciar ou administrar está vinculado à questão de fazerem que as coisas aconteçam dentro da empresa, sendo o gestor a pessoa incumbida de tomar as decisões necessárias para que a organização venha atingir todos os objetivos".
Alternativas:
a)
Gestão
b)
Contabilidade
c)
Pericia
d)
Auditoria
e)
Processamento
3) 
Alinhe a coluna da esquerda com a direita, considerando os aspectos e as características, relacionada a subdivisão retratada pela gestão econômica.
	1. Gestão operacional 
	(     ) O administrador financeiro deverá tratar de seus recursos de forma eficiente levando em consideração que sempre deverá estar atendendo aos interesses e objetivos determinados pela empresa.
	2. Gestão financeira
	(      ) Sempre deverá acompanhar como a entidade está alcançando seus objetivos, contando sempre com o apoio do planejamento e do controle, lembrando que seu foco está no resultado econômico de todos os setores e não apenas no de um específico.
	3. Gestão econômica
	(     ) Está focada no fato de colocar em prática os trabalhos, evidenciando sempre tanto a otimização quanto a racionalização das atividades e modos de operação da empresa.
Assina abaixo a alternativa que contempla a seqüência correta para classificação das colunas. 
Alternativas:
a)
1 – 2 – 3
b)
3 – 2 – 1
c)
2 – 3 – 1
d)
3 – 1 – 2
e)
1 – 3 – 2 
4) 
Para a controladoria, conhecer a qualidade e o grau de confiabilidade é fundamental. Os sistemas contábeis e de controles internos necessitam trabalhar todas as fases do planejamento, para que a controladoria possa obter o auxílio na identificação das áreas de risco.
Analise as afirmações a seguir:
I.É função do controller recomendar melhorias nos procedimentos operacionais e de controle interno, apesar de não ter poderes para implementar ou aprovar nada. 
II.É função do controle, se atentar as melhores práticas de gestão prezando sempre pela melhoria no desempenho da organização. 
III. O controller deve-se ater apenas a sua área de formação, pois independe de se relacionar com os diversos ambientes da organização para o qual labora, logo, sendo desnecessária sua reciclagem profissional.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Somente a afirmação I esta correta.
b)
Somente as afirmações I e II estão corretas.
c)
As afirmações I, II e III estão corretas.
d)
Somente a afirmação III esta correta.
e)
Somente as afirmações I e III estão corretas
5) 
Analise a afirmação a seguir:
[...] compreende o plano de organização e o conjunto integrado de métodos e procedimentos adotados pela entidade na proteção de seu patrimônio, promoção da confiabilidade e tempestividade de seus registros e demonstrações contábeis e de sua eficácia operacional. (REZENDE; FAVERO, 2004, p. 34).
O autor, refere o conceito acima à:
Alternativas:
a)
Sistemas de Controles de Auditoria Contábil.
b)
Sistema de Controles Externos.
c)
Sistemas de Pericia Contábil.
d)
Sistema contábil e de controles internos.
e)
Sistema de aprimoramento dos lançamentos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes