Buscar

TRABALHO SISTEMA HORMONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Hormônios Sexuais Masculinos 
Os testículos são responsáveis por secretar os hormônios sexuais masculinos chamados de androgênios, incluindo a testosterona, androstenediona, dri- luidrostestos , etc.
A testosterona é um dos hormônios mais abundantes presentes em comparação aos outros hormônios , pode ser considerada o hormônio testicular mais importante. Ela é formada pelas células intersticiais de Leyding, consiste em aproximadamente 20% da massa dos testículos adultos.
Durante a infância é praticamente inexistente a presenças das células Leyding , já que os testículos não secretam testosterona, porém elas estão presentes durante a vida uterina durante a gestação e também nas primeiras 10 semanas de vida do recém nascido do sexo masculino, depois desse período a testosterona só volta a ser produzida e secretada na puberdade entre 10 e 13 anos de idade em abundancia, após os 50 anos a produção cai de 20% e 50% do valor máximo aos 80 anos.
As glândulas adrenais secretam pelo menos cinco dos hormônios androgênios, embora os mesmos possuam atividades masculinizantes total baixas . todos o grupo de androgênios é composto por esteroides e podem ser sintetizados do colesterol ou diretamente da acetilcoenzima A. Após ser secretada pelos testículos 97% da testosterona se liga a albumina plasmática ou a uma betaglobulina, ela pode circular pela corrente sanguínea de 30 minutos até varias horas, em seguida ela é transferida para os tecidos ou é degradada, formando produtos inativos que são excretados.
A testosterona que fixa nos tecidos é transformada em dri- hidrotestosterona principalmente nos tecidos alvo, algumas ações da testosterona podem depender dessa conversão. A testosterona que não é fixada nos tecidos alvo é convertida pelo fígado em androsterona em desidroepiandrosterona.
Além da testosterona pequenas quantidades de estrogênio são produzidas pelo sexo masculino, e tem papel bastante importante na espermatogênese, acredita- se que esse estrogênio é formado pelas células Sertoli, pela conversão de testosterona em estradiol.
A principal função da testosterona é a caracterização do que diferencia o sexo masculino do feminino. A testosterona tem efeito sobre a voz, espessura da pele, formação das proteínas, desenvolvimento muscular, aumento da matriz óssea e indução na retenção do cálcio, aumento do metabolismo basal, aumento das hemácias e efeito sobre o balanço hídrico e eletrolítico.
O controle das funções sexuais, tanto nos homens quanto nas mulheres começa por meio da secreção do hormônio GnRH ( hormônio liberador degonadotropina) que tem inicio no hipotálamo que logo em seguida estimula liberação de outros hormônios gonadotrópicos LH ( hormônio luteinizante) e FSH ( hormônio folículo estimulante). LH é o hormônio de ação primária para secreção de testosterona pelos testículos, enquanto o FSH é responsável por estimular a espermatogênese.
A testosterona pode ser regulada pelo hormônio LH e FSH, os mesmos podem causar a sua inibição em consequência de um feedback negativo sobre o hipotálamo que vai estimular a liberação do hormônio GnHR em grande quantidade que trás com outra consequência o aumento da secreção testicular de testosterona.
O nível de secreção dos hormônios sexuais sobre alternações a partir do envelhecimento, após o 50 anos a produção de testosterona cai 1% ao ano, fatores genéticos, tabagismo, obesidade, alcoolismo também podem ser responsáveis por essa queda. Nem todas as alterações metabólicas de envelhecimento decorrem isoladamente da redução nos níveis hormonais, mas também da diminuição dos receptores que resultam em respostas inadequadas dos órgãos alvos. 
Hormônios Sexuais Femininos
Assim como os hormônios sexuais másculos, o sistema hormona feminino parte da hierarquia de três hormônios GnHR, FSH E LH. 
Os hormônio estrogênio e progesterona são secretados pelos ovários em resposta aos hormônios LH E FSH que são liberados pela hipófise anterior. Os hormônios liberados e secretados em quantidades diferenciadas dão origem ao ciclo sexual feminino mensal que é controlado a partir do GnHR, esse hormônios são liberados em media uma vez a cada 90 minutos.
Os anos reprodutivos normais da mulher são caracterizados por variações rítmicas mensais da secreção dos hormônios femininos que causam alterações nos ovários e nos outros órgãos sexuais. O ciclo sexual feminino dura em media 28 dias, mais pode variar entre 20 e 45 dias em algumas mulheres, a duração anormal desse ciclo pode ser associada á melhor fertilidade.
As alterações e mudanças ovarianas que ocorrem durante o ciclo são causados pelos hormônio FSH e LH, com a ausência desses hormônios os ovários permanecem inativos. Durante a infância assim como no sexo masculino nenhum desses hormônios são secretados, só entre 9 e 12 anos de idade na puberdade é que a hipófise começa a secretar progressivamente FSH e LH dando assim inicio ao ciclo sexuais mensais entre 11 e 15 anos de idade denominando assim a primeira menstruação.
A ovulação da mulher com ciclo sexual de 28 dias se dá14 dias depois do inicio da menstruação. Um pouco antes da menstruação a parede externa do folículo incha e libera a secreção de líquido mais viscoso que carrega consigo o ovulo cercado por massa de milhares de pequenas células da granulosa. O inicio da ovulação se dá a partir de grande liberação do hormônio LH que gera a rápida secreção dos hormônios esteroides foliculares que contém progesterona. Depois da ovulação com a diminuição do estrogênio e da progesterona ocorre a menstruação e então se inicia um novo ciclo.
O hormônio feminino mais importante é a progesterona, mais a mulher também produz e libera o estrogênio promove a proliferação e crescimento de células especificas do corpo e são responsáveis por dar as características sexuais da mulher, enquanto a progesterona atua basicamente na preparação do útero para gravidez e as mamas para produção do leite. 
Na mulher não gravida normal, o estrógeno é secretado em quantidades significativas apenas pelos ovários, já durante a gravidez quantidades enormes de estrógenos são liberados por meio da placenta.
Três tipos de estrógeno são secretados e estão presentes em grandes quantidades no plasma feminino e o principal estrógeno liberado é o P- estradiol também é liberado em pequenas quantidades estrona que é estrógeno fraco e sua conversão é feita através do fígado.
Como já citado a progesterona é a progestina mais importante presente no sistema sexual feminino, porém pequenas quantidades de outras substancias devidas da progestina são secretadas e agem causando os mesmos efeitos. Portanto podemos concluir que a progesterona e as demais progestinas são os mais importantes hormônios liberados pela mulher.
Nas mulher não gravida que não apresente nenhum problema hormonal, a progesterona é secretada em grandes quantidades apenas na segunda metade do ciclo ovariano.
A síntese de estrógenos e progestinas que são hormônios esteroides sintetizados nos ovários é feita principalmente do colesterol, mas também pode ser feita pelo acetilcoenzima A, que possuem múltiplas moléculas que podem ser combinadas formando um núcleo de esteroides apropriado.
Durante a síntese a progesterona e os androgênios (testosterona) são sintetizados primeiro, logo em seguida durante a fase folicular do ciclo ovariano, antes que esses hormônios seja eliminados totalmente dos ovários, a progesterona juntamente com os hormônios androgênios são convertidos em estrógeno e isso acontece por estimulação do hormônio FSH.
Na fase lútea do ciclo ovariano, mais progesterona é liberada e pode ser totalmente convertida, o que resulta em grande parte da secreção de progesterona circulando no sangue, neste mesmo período 1/15 a mais de testosterona secretado pelo ovários, do que é secretado no testículos, no plasma masculino..
O transporte de estrógeno e progesterona no sangue está ligado principalmente á albumina plasmática, a ligação entre os dois hormônios e a proteína plasmática é fraca, sendo assim rapidamente
são liberadas nos para os tecidos em um período de aproximadamente 30 minutos.
O fígado tem como função fazer a degradação dos estrógenos formando assim glicuronídeos e sulfatos, esse produtos são excretados na bile e também por meio da urina, além disso fígado é responsável por fazer conversões entre os hormônios.
Poucos minutos após ser liberada a progesterona, quase toda ela é degradada em outros esteroides que não tem não tem qualquer efeito parecido com o da progesterona, e mais uma vez o fígado é extremamente importante para que essa degradação metabólica aconteça.
O produto final dessa degradação de progesterona é o pregnanediol, 10% da progesterona original é excretada dessa forma pela urina.
Os estrógenos tem como função primária causar a proliferação celular, crescimento dos tecidos dos órgãos sexuais e outros tecidos responsáveis e relacionados a reprodução. Os estrógenos também possuem efeitos sobre úteros, trompas, mamas, ossos, aumento de proteínas, aumento do metabolismo corporal e deposito de gordura, tem efeitos sobre a pele e é responsável pelo balanço eletrolítico, suas funções são semelhantes ao dos hormônios adrenocorticais. Os estrógenos podem causar retenção de sódio e água nos rins, ele contribui para retenção de líquido no corpo.
O estrógeno possui efeitos sobre o feedback negativo, em pequenas quantidades ele tem forte efeito inibidor sobre os hormônios FSH e LH, com a presença da progesterona a inibição é multiplicada, porém a progesterona por si só tenho pouco efeito relacionado a inibição. Esse efeito de feedback opera basicamente na adenohipófise, mas também pode ter efeitos sobre o hipotálamo, diminuindo a produção de GnRH.
A partir dos 40 e 50 anos o ciclo sexual da mulher se torna irregular, a ovulação deixa de acontecer e logo em seguida o ciclo cessa, quando isso acontece os hormônios femininos caem a quase zero, denominando assim a menopausa que é resultado do esgotamento dos ovários. Como resultado disso a mulher precisa reajustar sua vida uma vez que tudo era estimulado fisiologicamente pela produção de estrógeno e progesterona.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais