Buscar

Trabalho de Introdução à Educação Física e Esporte I (EEFE USP)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
TRABALHO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE I
- EDUCAÇÃO FÍSICA DIFERENTE DE ESPORTE
Sumário
Introdução .............................................................................................................. 3
Definições ............................................................................................................... 3
Publico- alvo, exigências do mercado e locais de atuação............................. 4-5
Divisões do curso .................................................................................................. 6
Conclusão ............................................................................................................... 6
Perguntas ............................................................................................................. 6-8
Referencias Bibliográficas ......................................................................................8
1. Introdução
O esporte é um fenômeno sócio- cultural, sendo considerado um patrimônio da humanidade e pode ser definido como uma atividade física institucionalizada.
Historicamente foram criadas diversas modalidades esportivas, que sofreram modificações até atingirmos o momento atual.
Apesar do esporte que mais se destaca e que mais é lembrado pelas pessoas é aquele visto na televisão em campeonatos internacionais e Jogos Olímpicos, o esporte direcionado para o profissionalismo é apenas uma das possibilidades.
O Esporte vai além do profissional, como o realizado dentro do ambiente escolar, como componente do lazer, e adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais. O esporte pode ser explicado a partir de três manifestações: esporte-educação, que tem como meta o caráter formativo; esporte-rendimento, objetivando o rendimento dentro de uma obediência rígida às regras e aos códigos exigentes para cada modalidade esportiva e o esporte-participação, na qual sua finalidade é o bem estar e participação do praticante.
A educação física já foi definida de várias maneiras, como: “Um processo através do qual aprendizagens e adaptações orgânica, neuromuscular, intelectual, social, cultural, emocional e estética – resultam e procedem através de atividades físicas selecionadas e suficientemente vigorosas”, por exemplo.
Hoje em dia, Educação Física é definida como um processo educacional que usa o movimento como meio de ajudar as pessoas a adquirir habilidades, condicionamento, conhecimento e atitudes que contribuem para seu ótimo desenvolvimento e bem estar, essa definição resulta de novas concepções de ser humano e de educação física propriamente dita. Hoje o corpo e mente não são tidas como entidades separadas e a educação física não é mais quase exclusivamente praticada no ambiente escolar.
2 - Definições
A divisão do curso de graduação em Educação física e Esporte, atualmente gera muitas discussões: muitos criticam essa divisão, porém outros acreditam que é a melhor forma de subdividir a área.
Afim de esclarecer tais dúvidas sobre essa estruturação da área, buscaremos esclarecer alguns pontos a respeito deste processo, primeiramente definindo os conceitos de Esporte e Educação Física.
Segundo Barbanti o esporte envolve o uso de atividades motoras, proeza física ou esforço físico, alem de se referir a tipos específicos de atividades e da orientação subjetiva dos participantes envolvidos.
Já para Helal (1990), esporte é qualquer competição que inclua uma medida importante de habilidade física e que esteja subordinada a uma organização mais ampla que escape ao controle daqueles que participam ativamente da ação.
No esporte estão ligados a idéia de competição, performance, motivação extrínseca e inflexibilidade de regras.
Os dois autores utilizaram de definições distintas para a caracterização do esporte, porém acabam chegando a mesma conclusão: o fenômeno esporte envolve uma atividade física competitiva que é institucionalizada.
Enquanto, por outro lado, a educação física é definida por muitos autores como sendo uma área em que o individuo tenta educar o corpo do próximo, se preocupando em desenvolver os aspectos cognitivos, afetivo, social e psicológico do ser humano.
 No âmbito da Intervenção do Profissional de Educação Física, a atividade física compreende a totalidade de movimentos corporais, executados no contexto de diversas práticas: ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais. 
Em resumo, de forma contrária ao esporte, a Educação Física não procura desenvolver o máximo de um individuo e sim busca que o mesmo se desenvolva e atinja um bem estar.
Em vista de tais definições, é possível se ter em mente que os locais de atuação, o público alvo e as exigências do mercado são diferentes, com isso procuraremos no próximo tópico definir tais características.
3- Publico- alvo, exigências do mercado e locais de atuação
 
	ESPORTE
	
DEFINIÇÃO DO PROFISSIONAL
	O profissional deve ter os conhecimentos necessários para atuar no planejamento, administração, organização e execução de competições, eventos esportivos e atividades voltadas a diversas populações (iniciação esportiva, atletas de alto nível, profissionais do esporte, esporte adaptado e outros). O profissional será capacitado a trabalhar na detecção de talentos esportivos, na preparação física, no treinamento técnico-tático e na avaliação esportiva. 
	
FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL
	O aluno receberá os conhecimentos necessários para atuar no planejamento, administração, organização e execução de competições, eventos esportivos e atividades voltadas a diversas populações (iniciação esportiva, atletas de alto nível, profissionais do esporte, esporte adaptado e outros). O estudante será capacitado a trabalhar na detecção de talentos esportivos, na preparação física, no treina-mento técnico-tático e na avaliação esportiva.
	
LOCAIS DE ATUAÇÃO
	Clubes, agremiações, federações, ligas, órgãos governamentais, centros comunitários, escolas de iniciação esportiva, centros esportivos, confederações, institutos de pesquisa, empresas de marketing, consultoria esportiva, dentre outros
	
OBJETIVO DO CURSO
	Formar profissionais para atuar nas atividades que envolvam o Esporte nos seus diversos níveis e tipos de organização. Capacitar o bacharel para a gestão e atuação na área esportiva, reconhecendo os potenciais e limites do corpo humano. Fornecer subsídios que possibilitem ao profissional aplicar a prática esportiva no desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.
	EDUCAÇÃO FÍSICA 
	
DEFINIÇÃO DO
PROFISSIONAL
	O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais, sendo da sua competência prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda,
para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo.
	
FORMAÇÃO DO
PROFISSIONAL
	O aluno receberá os conhecimentos necessários para atuar no planejamento, implantação, desenvolvimento, administração e avaliação de programas de Educação Física voltados a populações em diferentes faixas etárias e com necessidades diversas. Poderá vivenciar essas atividades a partir de contato direto com a clientela com a qual irá trabalhar. Será capacitado a emitir pareceres, oferecer assessorias e consultorias que orientem indivíduos ou grupos em questões pertinentes à atividade física e suas interfaces com a saúde e educação, atuando de forma individualizada ou em equipe multidisciplinar.
	
LOCAIS DE ATUAÇÃO
	Academias, clubes, creches, centros comunitários, órgãos governamentais, centros de pesquisa, asilos, hospitais, centros de saúde, centros de estética, hotéis, centros de recreação e lazer, empresas de consultoria, indústrias, entre outros, exceto no contexto escolar.
	
 OBJETIVO DO CURSO
	Formar um profissional capaz de planejar, implantar, desenvolver e avaliar programas de educação física no contexto não-escolar para a população em geral e indivíduos portadores de deficiências.
4. Divisões do curso
Enquanto se analisa a Educação Física e Esporte se percebe a gigante interação entre essas áreas, inclusive durante a atuação profissional. 
Os cursos que unificam Educação Física e Esporte partem do principio que não existe diferença suficiente entre as áreas para a divisão entre dois cursos superiores.
Porém, ainda que aceitarmos essa premissa a divisão dos cursos se faz sim necessária, pois a separação da área Esporte favorece a pesquisa e a produção acadêmica. 
Ao separarmos o curso em: Licenciatura em Educação Física, Bacharel em Educação Física e Bacharel em Esporte, favorecemos a produção acadêmica a respeito de cada curso.
Essa divisão deixa uma maior distinção entre as áreas o que permite inclusive a organização de grupos com interesse em comum, assim quem tem mais interesse em Esporte se encontra no curso de Bacharelado em Esporte, já quem se identifica com Educação Física tem a opção de escolher Licenciatura ou Bacharelado.
Com isso, a divisão do curso se torna sim necessária afim de obtermos maiores informações sobre a área, a partir do aprofundamento da área gerada por essa divisão.
5 . Conclusão
Após definirmos os conceitos de Esporte e de Educação Física, é possível concluirmos que ambas são áreas com focos distintos e que abordam grandes conhecimentos, com isso é possível percebermos como a divisão do curso em: Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Educação Física e Bacharelado em Esporte, é necessário.
Essa necessidade se deve ao fato de que através da divisão ocorre um maior aprofundamento na área, obtendo assim o graduando uma maior informação a respeito da área, saindo assim muito mais preparado para o mercado de trabalho
6 . Perguntas 
- Educação Física igual a Esporte
Sendo o esporte definido como uma atividade que envolve o uso de atividades motoras, proeza física ou esforço físico e geralmente envolve a padronização e imposição de regras e o desenvolvimento formal de habilidades, e sendo a educação física definida como uma atividade que promove o desenvolvimento metal, físico e motor do individuo. Pergunta-se:
Tendo essas duas áreas definições distintas, como é possível dizer que ambas são iguais e que se devem constituir a um mesmo curso?
Por qual motivo, acredita-se, que educação física e esporte seguem os mesmo princípios acadêmicos e devem constituir um mesmo curso?
3) Como a abrangência da educação física pode ser satisfeita num curso onde não há separação de bacharel em esporte ou educação física se já é difícil supri-la nos cursos que possuem esta 
4)Como um curso unificado pretende formar um profissional apto a trabalhar com a implementação da educação física no âmbito social, abrangendo desde serviços de saúde até atividades para deficientes e ao mesmo tempo um profissional que pode atuar com preparação tática e orientação de atletas? 
5)Quais os benefícios da educação física e do esporte estarem unificados na graduação?
6)Com o passar dos anos as mudanças no mercado e na sociedade levaram a educação física à uma abrangência e popularização muito grandes, como um curso onde educação física e esporte lecionados juntos estão preparados para lidar com essas alterações?
7) Segundo o Conselho Federal de Educação, a Educação Física é um componente 
curricular, obrigatório, da Educação Escolar Básica. O Esporte NÃO é um componente curricular obrigatório da Educação Escolar Básica, isto é, não existem aulas de Esporte. Portanto, por qual motivo estas duas manisfestações distintas tornariam-se uma só área?
- Cinesiologia
‎1) Como vocês caracterizariam a área da Cinesiologia? Como área acadêmica, ou como área de conhecimento? Por que?
2) A integração de diversas disciplinas – segundo Go Tani – pela Cinesiologia pode ser prejudicial a identidade da EF? Justifique
3) Considerando as 3 subáreas ( Biodinâmica do Movimento humano, Comportamento motor humano e os Estudos Socioculturais do Movimento Humano) sendo foco do estudo da Cinesiologia, onde que pode-se agregar áreas voltadas a saúde? Se não poder, elas causariam um forte impacto ao curso de EF? Justificar.
4) A mudança da nomenclatura de Educação Física para Cinesiologia, é defendida em razão de obter respeitabilidade acadêmica (Wade & Baker, 1990). Para evitar o estigma negativo da profissão, é necessário uma afirmação e ampliação do campo de pesquisa ( aprofundamento do estudo do movimento humano e do esporte, segundo TANI, 1996) e da atuação profissional. O caminho para concretizar estes objetivos é a mudança na nomenclatura da área ?
5- A criação da Cinesiologia como um terceiro departamento, juntamente com a Educação Física e o Esporte, não gera mais uma fragmentação desnecessária do corpo de conhecimento e atuação?
- Educação Física diferente de Esporte
Tanto educação física quanto esporte estão relacionados com exercícios físicos de alguma forma. Tendo em vista essa afirmação, porque então separar essas duas áreas se ambas podem se complementar de alguma forma?
O mercado de trabalho da Ed. Física engloba grande parte da área de atuação de um bacharel em Esporte e o que não engloba, outras áreas como o marketing e a administração podem disputar vaga com um graduado em Esporte. Então, qual é a necessidade social atendida por esse curso, para que justifique a separação dos cursos de Ed física e Esporte?
De acordo com o CONFEF, compete ao profissional de Educação Física atuar em todas na áreas de atividades físicas, desportivas e similares. Dessa maneira, não está o Esporte incluso nestas definições, torando incoerente a separação do Esporte e Educação Física?
O profissional de educação física é capaz de compreender o movimento humano e suas dimensões, sendo capaz de discernir quais repertórios motores de um esporte são beneficentes para o praticante, de acordo com suas características e necessidades, assim como os que prejudicam o desenvolvimento do corpo. Então o que impede a atuação do profissional de educação física dentro do esporte?
5) Para a atuação de um formado em Educação Física, são necessários conhecimentos comuns aos formados em Esporte, e vice-versa. Dessa maneira, como é possível afirmar que estas são áreas distintas, e não interdependentes?
7. Referências Bibliográficas
- EEFE USP graduação
- CONFEF ( Conselho Federal de Educação Física)
- Ciência do Esporte ( UEL)
- School, Physical, Education and Sport: Pedagocic Possibilites – Andre Luis Ruggiero Barroso ( Universidade
Estadual Paulista)
- Formação profissional em educação física: a relação teoria e prática – Reginaldo Ghilardi
- Go Tani (Cinesiologia, educação física e Esporte ordem emanante do caos na estrutura acadêmica
- O que é esporte? ( Valdir Barbanti – Escola de Educação Física e Esporte da USP)
- Preparação Profissional em Educação Física e Esporte: Passado, presente e desafios para o futuro ( Edison de Jesus, Go Tani)
- Cinesiologia: O estudo da Educação Física ( Shirl Hoffman, Janet Harris)
- Pedagogia do Desporto ( Go Tani, Jorge Bento, Ricardo Peters)
- Em defesa do desporto ( Jorge Bento)
- EFE e Esporte na universidade ( Solange Passos)
�PAGE �
�PAGE �8�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais