Buscar

MARKETING DIGITAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Marketing Digital e Novas Mídias
Leia o texto a seguir:
Na visão do marketing, os 4 Ps representam a maneira como a empresa visualiza a sua função de vendedora, ou seja, indicam a visão que a empresa tem do ponto de vista de vendas, das ferramentas de marketing disponíveis para influenciar os compradores. Apesar da adoção dessa visão ser uma prática muito comum (e não estamos afirmando que seja errada), é necessária uma visão mais abrangente do processo de vendas. Isto é, faz-se necessário saber que o mercado é composto por vários stakeholders, o que torna o contexto maior. Essa proposta de análise de mercado pela visão do consumidor é antiga, tendo sido criada em 1990 por Lauterborn (1990), segundo o qual os 4 Cs correspondem ao outro lado da moeda, em comparação com o conceito de análise de mercado pelos 4 Ps [...]
FERREIRA JUNIOR, Achiles Batista. Marketing Digital: Uma análise do mercado 3.0. 1ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.
Analise os elementos a seguir e enumere, na ordem sequencial, os questionamentos que se relacionam a cada um dos 4 Cs: 
I - Cliente
II - Custo
III. Conveniência
IV - Comunicação
 
(  ) Qual é a interação mais eficaz na visão do cliente? – logicamente, sem deixar de pensar no melhor para o produtor, pois é uma via de duas mãos.
(  ) Qual é a melhor solução para o cliente?
(  ) Como fica melhor para o cliente obter esse produto/serviço?
(  ) Qual é o melhor benefício (do ponto de vista econômico) na visão do cliente?
 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	III, IV, I, II.
	
	B
	II, I, III, IV.
	
	C
	I, III, IV, II.
	
	D
	II, IV, I, III.
	
	E
	IV, I, III, II.
Você acertou!
A sequência correta é IV, I, III, II.
I.Cliente - Qual é a melhor solução para o cliente?
II. Custo - Qual é o melhor benefício (do ponto de vista econômico) na visão do cliente?
III. Conveniência - Como fica melhor para o cliente obter esse produto/serviço?
IV.Comunicação - Qual é a interação mais eficaz na visão do cliente? – logicamente, sem deixar de pensar no melhor para o produtor, pois é uma via de duas mãos.
Questão 2/5 - Marketing Digital e Novas Mídias
Leia as asserções a seguir:
I - Tendências principais acontecem em qualquer plataforma. É necessário identificar, abrir várias páginas, perfis, endereços; não basta apenas uma leitura superficial, é preciso fazer o monitoramento constante
PORQUE
II - Mudaram a forma como as pessoas leem e acessam notícias, já que agora a notícia não é somente texto: temos vídeos, gráficos e interação entre as mídias, tudo ao mesmo tempo. É interessante observarmos que as novas mídias não tendem a acabar com as antigas; uma não encerra a outra – elas convergem e atuam juntas.
A respeito das assertivas, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras, porém uma não complementa e justifica a outra.
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras, e a assertiva II complementa e justifica a I.
Você acertou!
As duas assertivas são verdadeiras, e a assertiva II complementa e justifica a I. As mídias atuais promovem maior interatividade para os usuários e melhor convergência com as mídias antigas, não anulando uma à outra. O texto, até então utilizado como ferramenta, deixou de ser única, e hoje outras opções são facilmente utilizadas, como vídeos, elementos gráficos etc.  
Questão 3/5 - Marketing Digital e Novas Mídias
Leia o texto a seguir:
A internet é a maior criação tecnológica depois da televisão, produzida na década de 1950. Seguindo essa lógica temporal, observamos que estamos na chamada era de expansão da internet – para facilitar e popularizar a navegação pela web, surgiram vários navegadores (browsers), como o Internet Explorer da Microsoft, o Netscape Navigator, o Firefox, o Ópera e o Google Chrome. Assim, o surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on-line acabou por contribuir ainda mais para o crescimento exacerbado da internet (Basílio, 2014).
FERREIRA JUNIOR, Achiles Batista. Marketing Digital: Uma análise do mercado 3.0. 1ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro, alguns fatores estão relacionados à internet como um todo. Analise as afirmativas que contemplem tais fatores:
I. A internet passou, então, a ser utilizada por vários segmentos sociais no mundo todo. O mundo virtual, anteriormente restrito ao governo, começou a se popularizar e estudantes do mundo todo passaram a buscar informações para suas pesquisas escolares nas grandes redes, enquanto outros começaram a utilizar a internet como entretenimento, em sites de jogos, por exemplo.
II .Profissionais fora do mercado continuam a buscar por colocação no mercado de trabalho por meio de jornais e outros veículos impressos, já que sites especializados de agências de empregos, ou mesmo o envio de currículos por e-mail a empresas e instituições, comprovadamente não são eficientes e não geram resultados animadores.
III. Em 2006, as redes sociais começaram a tomar conta dos lares em quase todo o mundo; as empresas descobriram que a internet poderia ser um excelente caminho para alavancar lucros e acelerar suas vendas on-line, sendo estabelecida, assim, a internet como um verdadeiro shopping center virtual.
IV. Tornou-se praticamente impossível imaginar o mundo sem a internet e sem a mobilidade nos dias de hoje, pois ambas se tornaram parte dos lares de pessoas do mundo todo. Na atualidade, estar conectado à rede mundial de computadores passou a ser uma necessidade de extrema importância.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	III e IV apenas.
	
	C
	I, II e III apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	I, III e IV apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. A internet possibilita atender à vários segmentos e necessidades simultaneamente, desde pesquisas estudantis ao entretenimento como um todo. A partir de 2006, as redes sociais revolucionaram o sistema de interação virtual, possibilitando recursos de divulgação pelas empresas, visando sempre o lucro e expansão das vendas, de modo a atingir novos públicos. Nos dias de hoje, seus recursos estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, e abster-se da internet como forma de satisfazer nossas necessidades, está cada vez mais fora de cogitação. A afirmativa II é falsa, pois uma das primeiras ações de profissionais fora do mercado que buscam uma nova oportunidade de trabalho, é consultar novas possibilidades em sites de agências de emprego e o envio de currículos por e-mail, tornando desta maneira, uma prática muito comum nos dias de hoje. 
Questão 4/5 - Marketing Digital e Novas Mídias
Leia o texto a seguir:
Conrado (2011, p. 87) destaca que a “metodologia dos 8 Ps do marketing digital é um ciclo no qual após o 8º P retorna-se ao 1º P para serem aprimoradas as ações e pesquisadas novas tendências”. De acordo com o autor, este planejamento de marketing digital deve obedecer às seguintes etapas:
FERREIRA JUNIOR, Achiles Batista. Marketing Digital: Uma análise do mercado 3.0. 1ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.
I. 1º P (Pesquisa)
II. 2º P (Planejamento)
III. 3º P (Produção)
IV. 4º P (Publicação)
V. 5º P (Promoção)
VI. 6º P (Propagação)
VII. 7º P (Personalização)
VIII. 8º P (Precisão)
 
(  ) refere-se a toda a análise dos resultados obtidos em cada ação.
(  ) é a fase em que é feito todo o levantamento de informações, para definir quais serão os caminhos a serem seguidos no planejamento.
(  ) diz respeito à etapa do projeto em que é definida a forma como a empresa será promovida na internet.
(  ) é a fase em que o projeto do site é criado; deve conter todos os objetos necessários para torná-lo um site vendedor.
(  ) trata-se
do planejamento em si; no entanto, algumas questões ainda são levantadas nesse estágio, como posicionamento da empresa e segmentação.
(  ) é o momento em que a comunicação é personalizada de acordo com o perfil de cada cliente.
(  ) refere-se à criação do conteúdo que será disponibilizado no site e nas redes e mídias sociais.
(  ) é a fase da criação de métodos para que o nome da marca e o conteúdo sejam propagados na rede. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, II, VII, IV, I, III, VI, VIII.
	
	B
	II, VIII, V, III, VI, I, VII, IV.
	
	C
	VIII, I, V, III, II, VII, IV, VI.
Você acertou!
A sequência correta é VIII, I, V, III, II, VII, IV, VI.  1º P (Pesquisa): é a fase em que é feito todo o levantamento de informações, para definir quais serão os caminhos a serem seguidos no planejamento. 2º P (Planejamento): trata-se do planejamento em si; no entanto, algumas questões ainda são levantadas nesse estágio, como posicionamento da empresa e segmentação. 3º P (Produção): é a fase em que o projeto do site é criado; deve conter todos os objetos necessários para torná-lo um site vendedor. 4º P (Publicação): refere-se à criação do conteúdo que será disponibilizado no site e nas redes e mídias sociais. 5º P (Promoção): diz respeito à etapa do projeto em que é definida a forma como a empresa será promovida na internet. 6º P (Propagação): é a fase da criação de métodos para que o nome da marca e o conteúdo sejam propagados na rede. 7º P (Personalização): é o momento em que a comunicação é personalizada de acordo com o perfil de cada cliente. 8º P (Precisão): refere-se a toda a análise dos resultados obtidos em cada ação.
	
	D
	I, III, VIII, V, IV, II, VI, VII.
	
	E
	III, V, II, IV, VII, VI, I, VIII.
Questão 5/5 - Marketing Digital e Novas Mídias
Leia o fragmento de texto a seguir:
Segundo o site Marketing Futuro (2014) há uma “poderosa alternativa de comunicação que as empresas utilizam para divulgar os seus produtos e serviços ou mesmo para realizar ações de relacionamento com os seus clientes, com a comunidade em geral”. Já Gunelius (2012), define as principais metas desta alternativa de comunicação, dentre as quais: construir relacionamentos; consolidar marcas; fazer publicidade; elaborar promoções e utilizar com mais eficiência a pesquisa de mercado.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, esta alternativa de comunicação utilizada pelas empresas é conhecida como:
Nota: 20.0
	
	A
	Marketing industrial.
	
	B
	Trade marketing.
	
	C
	Market share.
	
	D
	Marketing direto.
	
	E
	Marketing digital.
Você acertou!
O marketing digital é a atividade estratégica da empresa que utiliza ferramentas de marketing por meio da internet. É um trabalho que visa à fidelização do cliente, à avaliação imediata do impacto das estratégias de comunicação utilizadas e à melhoria do relacionamento empresa-cliente de forma dinâmica.
FERREIRA JUNIOR, Achiles Batista. Marketing Digital: Uma análise do mercado 3.0. 1ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais