Buscar

RELATORIO ENSINO FUNDAMENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário Internacional Uninter
Apolônia Scandolara Daros Salvador, RU- 1228637
Edineia de Azevedo Velho Bernardino, RU-1008154
Simoni Margutti Pereira, RU-1189118
Thalia Constante Roxo, RU-1203902
Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental
Relatório de Estágio
São João do Sul
2017
Apolônia Scandolara Daros Salvador
Edineia de Azevedo Velho Bernardino
Simoni Margutti Pereira
Thalia Constante Roxo
 Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental
Relatório de Estágio
Relatório de estágio supervisionado: Ensino Fundamental, apresentado a Universidade Internacional Uninter, como parte das exigências para a obtenção de conhecimento e compreensão do Ensino Fundamental. 
 São João do Sul, 08 de agosto de 2017
Simoni Pereira Lummertz
Tutora local
Dedicamos este trabalho a todos “aqueles que não desistem de si mesmos, e que descobriram que a vida é o maior de todos os espetáculos, um espetáculo dado pelo autor da existência.” Robson Silva Rocha
AGRADECIMENTOS
 Agradecemos а Deus por mudar as coisas, por nunca fazê-las serem da mesma forma, pois assim não teríamos о qυе pesquisar, о qυе descobrir е o qυе fazer, pois assim conseguimos concluir o nosso estágio de Ensino Fundamental.
“A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma.” John Ruskin
SUMÁRIO 
1 Introdução......................................................................................................07
2 Desenvolvimento...........................................................................................09
3 Planos de Aula................................................................................................11
4 Considerações finais .....................................................................................15
5 Referências....................................................................................................16
6 Apêndices......................................................................................................17
7 Anexos...........................................................................................................24
INTRODUÇÃO
 O presente trabalho foi elaborado segundo a metodologia do estágio de observação supervisionado: Ensino Fundamental para obtermos um aprendizado e análise da realidade dos campos de atuação, reconhecendo os métodos utilizados e os recursos disponíveis para favorecer o processo profissional.
 O estágio foi desenvolvido na Escola de Educação Básica Vila Velha II, localizada à rua Antônio Prudêncio Roxo - s/n, na comunidade de Vila Conceição, Município de São João do Sul, SC. 
 O estágio supervisionado tem por objetivo, o estudo, a reflexão, e a análise do papel do professor nas diferentes unidades do Ensino Fundamental, considerando as ações indissociáveis entre teoria e prática e entre cuidar e educar; Compreensão de diferentes trabalhos que constituem a totalidade da ação pedagógica no Ensino Fundamental; Relação entre a organização dos espaços, tempos e o conhecimento nas especificidades do Ensino Fundamental; Reflexão sobre a prática pedagógica observada, enfatizando os elementos norteadores da ação do pedagogo nas unidades escolares (conselho de classe, reuniões pedagógicas, formação continuada, hora- -atividade, planejamento de ensino, organização dos espaços); Analisar o papel do pedagogo e sua ação na organização do trabalho pedagógico no contexto escolar. 
Observamos o empenho no alfabetizar, buscando a atenção de todos no cuidar e educar. 
Investigamos e observamos o espaço físico no geral. 
 A metodologia desenvolvida para elaboração deste relatório foi o estudo do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola de educação básica estagiada; entrevista com direção, coordenador pedagógico e os pedagogos; observação e investigação em toda a comunidade escolar. Aulas expositivas ao vivo, via satélite (tele aulas) com possibilidade de interação via 0800 e chat; Desenvolvimento de atividades de reflexão e debates entre alunos e alunos, além de alunos e professores via Ambiente Virtual de Aprendizagem (fórum); Realização de debates e explicações via Rádio Web; Esclarecimento de dúvidas e realização de discussões via chat com o professor da disciplina; Indicação de estudo na Rota de Aprendizagem; Indicação de referências (bibliográficas e audiovisuais) para ampliação do conhecimento; Pesquisa de campo com observação da prática docente em relação à inclusão.
 O estágio supervisionado nos propõe conhecimentos, evoluções na prática dos métodos que aprendemos na teoria, aponta qualidades e dificuldades encontradas no cotidiano escolar, nos impulsionando a buscar suporte para nossa formação pedagógica.
 Nessa esfera, o pedagogo precisa ser facilitador e articulador, agindo com conhecimento e espirito cooperativo, dialogando, juntando parcerias, cumprindo a missão educativa. 
OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA
O Estágio Supervisionado em Educação Fundamental foi realizado na Escola de Educação Básica Vila Velha II, situada à rua Antônio Prudêncio Roxo, s/n, no bairro Vila Conceição, CEP 88970-000, localizada na cidade de São João do Sul, no estado de Santa Catarina. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (48)3539 9157 e do e-mail eebvilavelha2@gmail.com.
A escola oferta atendimento nos níveis de Ensino Fundamental e Educação Infantil, de segunda a sexta feira nos seguintes horários das 08:00hs às 12hs das 13:30 às 17:30hs.
A instituição atende a um número total de 235 alunos, desse número nove estão em processo de inclusão. 
O estágio foi realizado no período de 12 de junho de 2017 a 28 de junho de 2017, no período vespertino, sendo observado a turma do 2ª ano.
Em investigação no plano do PPP, conhecemos e acompanhamos o desenvolvimento do trabalho pedagógico, que tem como objetivo explorar os e nos ambientes da escola ações que ampliem as vivências cotidianas, o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia. Conteúdos: Língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, educação artística, educação física, ensino religioso. A escola também conta com um programa do Governo Federal, o Mais Educação, que acompanha os alunos do 2ª ano ao 8ª ano, oferecendo-lhes atividades como aulas de música, judô e aulas de reforço. Construindo uma caminhada focando em cada dia para que cada passo tenha um objetivo.
Conforme ALVES “Andar algum passo a cada dia, na direção traçada é tão importante como debater o rumo e questionar se caminhamos nele”. (Rubens Alves, 2011) 
O espaço físico da escola estagiada é grande e organizado, e se divide em dois blocos; No bloco I é atendido o ensino fundamental anos finais. No bloco II, a escola atende o ensino infantil, pré-escolar e o ensino fundamental anos iniciais, se divide em sete salas de aulas, arejadas com janelas e portas grandes, ventilador de parede, DVD, TV. O refeitório é coberto, sem paredes, espaço amplo adequado para quantidade de crianças. A cozinha de fácil acesso ao refeitório. Área de serviço apropriada com as necessidades. Secretária, sala dos professores, à direção, banheiro de visita e de funcionários, todos no mesmo bloco ligado ao refeitório e aos bebedouros. No lado inverso banheiros feminino e masculino, chuveiros.
 Na sala do 2ª ano
há mesas e cadeiras apropriadas ao tamanho das crianças, tapetes e quadro negro. Pátio gramado cercado com muro e acesso ao ginásio. A turma observada segue a seguinte rotina; 1º momento: a professora recebe os alunos com uma calorosa recepção, logo, inicia o primeiro período de aula que dura 55 minutos; 2º momento: troca de período também com duração de 55 minutos; 3º momento: lanche e recreio, duração 15 minutos; 4º momento: 3º período de 55 minutos; 5º momento: 4º período também de 55 minutos. Observamos que as atividades pedagógicas da turma estagiada se divide nas seguintes disciplinas: português, matemática, ciências, história, artes, ed. física, geografia, ensino religioso. 
A professora é formada no curso de magistério e está cursando pedagogia, na visão dela a educação fundamental avançou muito nos últimos anos na área da educação, segundo alguns dados, quase toda a criança tem acesso ao ensino básico no país. Mas precisa melhorar, como em capacitação para os professores e abertura de novas escolas, para que as crianças tenham salas maiores e ambientes que possam ter um bom estudo. Pena que em alguns momentos, alunos largam os estudos para poderem trabalhar, isso logo na frente prejudica. O Brasil necessita criar algumas maneiras, diferentes de manter o aluno em sala de aula até completarem seus estudos.
 A mesma põe em prática as ações e métodos pedagógicos do plano de aula, este elaborado, com antecedência e seguindo o PPP. Mantém um diálogo positivo para o bom andamento das aulas e de um todo na escola. 
O atendimento aos pais acontece com hora marcada pelos mesmos, de preferência no horário de atividade pedagógica da professora ou no horário inverso da turma. 
 A comunidade não participa das atividades escolares, apenas nas reuniões e eventos.
Currículo de ensino é trabalhado em rede, com todas as escolas do município. A escola verifica todo o plano de ação e depois coloca em pauta com a secretaria de educação.
Em nossa observação podemos afirmar que o planejamento pedagógico é de suma importância, pois, garante o direcionamento da educação, atingindo os objetivos propostos pelo município, estado e da esfera nacional, mas sempre levando em consideração a comunidade local. O planejar elimina o desacerto, orientando, organizando e concretizando objetivos. Segundo Oliveira, 
"Uma educação que, pelo processo dinâmico, possa ser criadora e libertadora do homem. Planejar uma educação que não limite, mas que liberte que conscientize e comprometa o homem diante do seu mundo. Esta é o teor que se deve inserir em qualquer planejamento educacional" (2007).
Na construção de nosso plano de ação, encontramos dificuldade em integrar todos os alunos, pois há alunos que não adquiriram os conceitos pedagógicos propostos para a turma de 2ª ano. Mas o auxílio dos materiais didáticos, nos ajudaram a exemplificar as aulas, facilitando o diálogo e a compreensão. Os alunos responderam de forma ativa e participativa durante a ação pedagógica, nos reconhecendo como professoras o que facilitou nosso relacionamento. Procuramos nos manter dentro das normas da escola, buscamos um diálogo aberto e parceria com as professoras e funcionárias.
Plano de Aula
Instituição: EEB Vila Velha II
Professora regente: Helenice dos Santos Silva
Estagiárias: Apolônia S. Daros Salvador, Edineia de A. Velho Bernardino, Simoni Margutti Pereira, Thalia Constante Roxo
Turma: 2ª ano - Número de alunos: 14
Conteúdo 
João e o Pé de Feijão
OBJETIVOS: Desenvolver os conteúdos partindo de algo que seja significativo ao aluno.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
	- Desenvolver raciocínio lógico matemático;
	- Estimular o sonhar, a imaginação;
	- Incentivar a leitura e escrita;
 - Interpretar textos;
	- Desenvolver coordenação motora fina;
SÍNTESE DO ASSUNTO 
Para Vygotsky (2007), não basta apenas inserir a criança em um estabelecimento escolar para adquirir novos conceitos, mas sim criar novos contextos de aprendizagens de maneira que se possa fazer uma correlação com o cotidiano e proporcionar novas descobertas. Assim, a aprendizagem precede o desenvolvimento mental abrindo caminhos para este, uma vez que,
A aprendizagem não é, em si mesma, desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem da criança conduz ao desenvolvimento mental, ativa todo um grupo de processos de desenvolvimento e está ativação não poderia produzir-se sem a aprendizagem. Por isso, a aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário e universal para que se desenvolvam na criança essas características humanas não naturais, mas formadas historicamente. (VYGOTSKY, LURIA, LEONTIEV,1988, p. 115)
DESENVOLVIMENTO DA AULA
 1º dia de aula: Iniciamos contando a história do João pé de feijão; dialogamos e interpretamos oralmente a história; observamos as figuras; iniciamos o diário do feijão: plantamos a semente. 
 2º dia de aula: Observação da semente e anotação no diário; aula de artes com colagem e desenho.
3º dia de aula: Observação da semente, anotação no diário; aula de matemática com jogos. Ex. jogo da velha usando grãos de feijão
4º dia: Observação da semente e anotação no diário; aula de português revisão da escrita no diário, leitura, separação de sílabas.
5º dia: Encerramento da docência com a finalização do diário; filme da história do João pé de feijão; no lanche servimos uma feijoada com laranja e couve; recreação com brincadeiras.
 RECURSOS
Materiais; feijão, algodão, copo descartável.
Recursos didáticos; filme, livros de histórias infantil
AVALIAÇÃO
A avaliação aconteceu de maneira contínua durante o período da docência e ao final. Foi realizado uma análise no grupo de estagiárias se o aluno compreendeu a história como foi proposta, de maneira a reconhecer no projeto, o lugar onde moram (suas casas); a escola e seus espaços, família e seus membros; se houve compreensão dos conteúdos: vegetal e seu desenvolvimento; Interpretação de texto; Operações adição, subtração e multiplicação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Realizar o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental deu continuidade as experiências significativas para o nosso processo de formação constituindo-se como um momento construtivo e importante. Esse segundo período de contato direto com o espaço educativo, bem como das relações estabelecidas, possibilitou nossa reflexão da atuação do pedagogo em sala de aula. Procuramos desenvolver um trabalho dinâmico e prazeroso, estimulando o envolvimento das crianças no processo de ensino e aprendizagem de forma que se sentissem capazes de buscar e construir algo novo e diferente. 
O contato direto com o ambiente escolar nos possibilitou o intercâmbio entre a teoria e a prática, durante o desenvolvimento do projeto João Pé de Feijão, à prática nos apresentou desafios diários, entre eles a avalição que nos levou a ponderação das palavras de João Antônio Vasconcelos no livro Metodologia do ensino de história “Mas é preciso fazer com que as avaliações formais sejam um reflexo do processo, e não de um momento. Para isso o professor deve diversificar as formas de avaliação.”
Enfim, a realização do estágio se torna um momento determinante para a formação do profissional de educação, pois nós acadêmicos em hipótese alguma, poderemos ocupar um espaço educacional, sem conhecer de perto a realidade escolar, e os problemas que os cerca no contexto atual. Todas as disciplinas cursadas até agora nos ofereceram o suporte para concluirmos o estágio supervisionado no Ensino Fundamental, como um apoio importante e essencial onde nos ensina os principais fins adotados da educação, como deve acontecer, como é organizada a Educação Fundamental e seu procedimento e como chegar ao fim do ano letivo com sucesso com alunos dedicados e com bons resultados de avaliação.
REFERÊNCIAS
VASCONCELOS, João Antônio. Metodologia do ensino de história: Séries Metodologias. Curitiba, PR: InterSaberes,2012. 
VIGOTSKII, Lev S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento
e Aprendizagem. São Paulo, SP: Ícone Edusp, 1988.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo, SP: Atlas, 2007.
TOALDO, Ciro O que é um Projeto Político Pedagógico (PPP) e qual sua importância? Disponível em: http://webartigos.com/artigos/o-que-e-um-projeto-politico-pedagogico-ppp-e-qual-sua-importancia/80064#ixzz4kwuV9l6K. Acesso em: 15 de julho de 2017.
APÊNDICES
ATIVIDADES 
 
 
 
 mm
 
DOCUMENTOS
ANEXOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais