Buscar

ENTREVISTA INCLUSÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
PROFESSORA INOVA TECNOLOGIA COM ALUNO EM INCLUSÃO
A ferramenta tecnológica que faz a diferença na sala de aula, possibilitando a inclusão do aluno com deficiência auditiva
 
Por - Apolônia Scandolara Daros Salvador, RU- 1228637
 Edineia de Azevedo Velho Bernardino, RU-1008154
 Simoni Margutti Pereira, RU-1189118
 Thalia Constante Roxo, RU-1203902
Polo – Sombrio
Data 31/ 08/2017
INSERIR IMAGEM
(Não se esqueça de colocar logo abaixo da imagem a fonte, ou seja, de onde tirou)
 
Fonte: https://silabe.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/06/tecnologia-na-escola-desde-cedo.jpg 
 Aconteceu na escola de ensino Básico Alfredo Teixeira da Rosa, na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, uma iniciativa fundamental para que a inclusão seja respeitada e seus objetivos alcançados. 
 A professora Sonia Bernardes pedagoga do ensino fundamental regular, do 5º ano, para melhor estruturar seu aluno, Frederico Alves com a idade de 11 anos, deficiente auditivo, resolveu utilizar a tecnologia, com o intuito de proporcioná-lo melhor compreensão do conteúdo e tornar a sala de aula um ambiente de qualidade, dar condições e motivação para continuar seu método de ensino, utilizando com seu aluno uma das ferramentas tecnológicas mais comum, o tablet, por ser um pouco maior que o celular e melhor de manusear, sua proposta é de utilizá-lo na disciplina de história, mas essa ferramenta pode ser usada em todas as disciplinas, facilitando o ensino de forma mais pratica.
Apresentando ao aluno um ensino diferenciado com mais possibilidades e incentivando a interagir conforme o progresso tecnológico na atualidade. Uma ferramenta que está revolucionando o ambiente escolar e oportunizando não só à escola mais também as famílias em geral, envolver a criança na inclusão, incluindo-a com os demais. Essa é uma oportunidade de interação em grupo, onde todos se tornam iguais porque usam da mesma ferramenta de ensino sem restrições. 
Usando o aplicativo para que o aluno desenvolva habilidade psíquica, além disso a internet possibilita a língua de sinais, por ser um aluno com deficiência auditiva e dentro dos padrões de sua faixa etária entre 9 e 12 anos de idade o uso do tablet vai estimular os outros sentidos a visão e o tato, prendendo sua atenção na aula. 
 “Quanto mais se promove e apresenta possibilidade de manejo da tecnologia, mais acrescenta seu uso no plano pedagógico”. Ela afirma que com o uso do aplicativo, seu aluno terá melhor possibilidades de aprendizagem e a sua visualidade em sala de aula aumentará, possibilitando construção do conhecimento, do desenvolvimento cognitivo, intelectual e cultural e sua interação com os demais será fundamental. Ao utilizar a tecnologia o aluno poderá formar textos criar imagens organizar pesquisas e projetos juntamente com as práticas pedagógicas.
 O fato do aluno, frequentar a mesma sala de aula de ensino regular com outros alunos ouvintes, exige que o professor tenha mais sensibilidade ao elaborar as estratégias e métodos de ensino, que sejam apropriadas e favoreçam nessa ambientação, a utilização das práticas educativas adequadas, devem acompanhar o ritmo de cada aluno e suprir às expectativas de saber dos alunos, e principalmente do aluno com deficiência auditiva, sem diferença. 
Esse é um projeto de suma importância, pois com o avanço súbito da tecnologia e a oportunidade de utilizá-la, nada mais justo para a inclusão, “meu aluno está interagindo conforme os objetivos desejados, está mais comunicativo, mais atento e o interesse pelas aulas de história o fascina”. 
Sonia, afirma que o aplicativo melhora a acessibilidade do usuário com limitações, facilitando sua comunicação com os professores e com os colegas. Proporcionando acesso as informações é a produção de conhecimento favorecendo o ensino e a aprendizagem em sala de aula. Mas também chama atenção para o bom uso, com horários estipulados e orientação pedagógica. Pois, se liberado sem controle possibilita, o aluno entrar em redes sociais dentro da sala de aula, saindo do foco.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais