Buscar

prova Gustavo Unisul

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Classifique os ramos do direito listados abaixo entre direito publico (PB), direito privado (DV)
( PB ) DIREITO CONSTITUCIONAL 
( PV ) DIREITO DO TRABALHO
( PB ) DIREITO PENAL
( PB ) DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO
( PV ) DIREITO CIVIL
( PV ) DIREITO COMERCIAL OU EMPRESARIAL
( PB ) DIREITO ADMINISTRATIVO
( PV ) DIREITO DO CONSUMIDOR
( PB ) DIREITO TRIBÚTARIO 
( PB ) DIREITO PROCESSUAL
Acerca da evolução histrica classifique as alternativas a seguir como Verdadeiras ( V ) ou falsas (F ).
( V ) as cartas inglesas dos séculos XIII E XVII ( magna carta – 1215; petition of Rights – 1628, habeas Corpus amendente ACT -1679; E Bill of rights – 1688 são consideradas antecedentes das declarações de direito modernas porque seu principal escopo era limitação do poder estatal e não especificamente a declaração de direitos fundamentais.
( V ) A constituição do EUA não continha , uma carta de Direitos fundamentais, que foram incorporando gradualmente, mediante emendas constitucionais , a partir de 1791. 
( F ) A declaração dos direitos do homem e do cidadão da Assembléia constituinte Francesa de 27/08/1789 é considerada a primeira declaração de direitos fundamentais no sentido moderno.
( V ) A DECLARAÇÃO Universal dos direitos do homem de 10/12/1948, foi aprovada na terceira sessão ordinária da assembléia geral da ONU, em paris, e contem tanto os direitos fundamentais clássicos (direitos e garantias individuais) quanto os direitos sociais.
( V ) SUBSUNÇÃO É A TAREFA REALIZADA PELO ORGÃO JULGADOR AO APLICAR A NORMA GERAL AO CASO INDIVIDUAL.
( F ) ANTINOMIA É O CONFLITO ENTRE NORMAS, OU SEJA A EXISTENCIA DE DUAS OU MAIS NORMAS DIRIGIDAS AO MESMO OBJETO LEGAL E QUE APRESENTAM SOLUÇÕES LOGICAMENTE INCOMPATIVES. SÃO TRES CRITERIOS PARA SOLUCÃO DAS ANTINOMIAS, SENDO O PREPONDERANTE O CRITERIO ERONOLOGICO.
( F ) SÃO RAMOS DO DIREITO PRIVADO: DIREITO COMERCIAL OU EMPRESARIAL, DIREITO TRIBUTARIO, DIREITO ADMINISTRATIVO, E DIREITO DO TRABALHO.
 
( V ) 1824: constituição política do império do Brasil, caracterizada pela divisão quadripartita do poderes ( poder legislativo, moderador, executivo e judiciário) 
( F ) 1891: CONSTIRUIÇÃO DA REPUBLICA DOS ESTADOS Unidos do Brasil inspirada na constituição alemã de Weimar, alem da clássica declaração de direitos e garantias individuais, trouxe um titulo sobre a ordem Econômica e social e outro sobre a família , a educação e a cultura.
( V ) 1969: A emenda constitucional 1 a constituição de 1967, na verdade tratou se de nova constituição, que inclusive passou a se chamar constituição da Republica federativa do Brasil. caracterizou se pelo autoritarismo, que veio a atingir seu ápice no AI5
( F ) 1988: CONSTITUIÇÃO DO BRASIL, CARACTERIZOU SE PELA PREOCUPAÇÃO COM A SEGURANÇA NACIOANL,PELO AUMENTO DO PODER DA união e do presidente da Republica e pela redução da autonomia. 
( F ) no sistema de common Law , a regra de direito deveria da atividade dos órgãos julgadores, visando solucionar os conflitos colocados a sua apreciação. Tendo em vista a influencia da Inglaterra sobre Portugal, o Brasil acabou adotando o sistema Common Law durante a maior parte da sua existência, abandonando o somente com a constituição de 1988. 
( V ) O SISTEMA DA CIVIL LAW OU ROMANO GERMANICO CARACTERIZA SE POR NORMAS abstratas, não dirigidas a um caso especifico, mas sim o todo individuo que se encontre na situação prevista na norma. Foi desenvolvida por estudiosos latinos germânicos durante a era medieval, sobre as complicações de Justiniano do Direito Romano.
CITE E DISCORRA BREVEMENTE ACERCA DOS 3 ( três ) critérios de solução de antinomias ( conflitos entre normas)
R: Dentre os critérios para a resolução de conflitos entre as normas, o mais relevante é o hierárquico, pois não há o que se falar em norma jurídica inferior contrária à superior. O cronológico que regula que norma posterior revoga a anterior. E o terceiro é especialidade, o qual prescreve que a norma especial prevalece sobre a geral. 
Cite e discorra brevemente acerca de 3 (três) métodos, de interpretação.
R: os 3 métodos de interpretação são: gramatical, que permite desvendar o significado da norma. A lógica que permite resolver contradições entre termos numa norma jurídica, chegando-se a um significado coerente.  E a sistemática, por sua vez, analisa normas jurídicas entre si.
Discorra acerca de 1 ( um) dos seguintes textos discutidos em sala de aula:Ferdinand – A essência da constituição; OU Henry David- A desobediência civil; ou sten Pinker Tabua Rasa.
R: A desobediência civil: expõe suas idéias sobre a sociedade justa e sobre como o individuo deve se portar perante a sociedade quando deseja torna- La o mais justa possível. Alega que a democracia não é a ultima melhoria possível dos modos de governo, que um passo adiante em direção ao reconhecimento e a organização dos direitos do homem é, sim possível. Por fim ressalta que Estado nenhum será iluminado e livre enquanto não reconhecer o individuo como poder maior e independente que a ele ( estado) deu origem.
Tabua Rasa: Steven Pinker questiona o dogma de que o ser humano é tábula rasa ao nascer e defende a conjugação das influências sociais e da biologia para a compreensão da personalidade e do comportamento.
Tendo em vista o texto debatido em aula, retirado da obra; A Essência da Constituição, o que seriam os ‘’fatores reais do poder’’ e qual a sua importância para a eficácia de determinada constituição? Explique sua resposta. 
R: Os fatores reais são aquela força ativa, a qual faz desembocar na constituição a realidade como esta é, num perfilhamento exclusivo e imperioso do “ser”; uma força que informa a totalidade de instituições e leis jurígenas da sociedade em ação, determinando esses dois lócus como são em substância. A Nação precisa, sobretudo estar esclarecida acerca da participação popular, da iniciativa legislativa, bem como lutar, o próprio povo, para ser legitimado em Controle de Constitucionalidade, no formato assemelhado ao da Iniciativa Popular de leis. Isso feito, sempre buscaremos, em Lassalle, a raiz de nossas conclusões, pois as forças endógenas sempre existirão, cabendo-nos somente pensar em soluções, embora morosas, pouco a pouco, transfiguradoras da velha ordem, capazes de mudar, com uma só voz, o destino iluminado de muitos sonhadores.
Discorra acerca as expressão ‘’FORÇA É FRAQUEZA’’ relativa a dinâmica e a hierarquia do poder em interações sociais?
R: A expressão força e fraqueza se refere a fraqueza social. Um exemplo e o texto Eu, primata, quando Luit esta no poder por ser o mais forte e Yeoren prefere se juntar a Nikkie, pois Nikkie precisa de Yeoren para se manter no poder, para assim derrubarem Luit. Isso acontece no nosso dia a dia, vivenciamos isso na nossa política. Um individuo que é capaz, individualmente ele é fraco socialmente. Necessário juntar forcas para se manter no poder.
Qual a principal defesa de Peter Singer para fundamentar a defesa do direito a vida dos animais?
R: Peter Singer estabelece um princípio ético para fundar a igualdade entre os seres sencientes humanos e não humanos. Suas reflexões sobre o Princípio de Igual Consideração de Interesses Semelhantes e suas implicações práticas, no entanto, desafiam a compreensão da ética tradicional ao defender os animais como membros da comunidade moral, a moralidade do aborto, do infanticídio e da eutanásia. Essa inclusão dos animais não-humanos nas maiorias a serem defendidas vem ao encontro de sua proposta de mudança de paradigma ético: para ele, da mesma forma como os brancos eram tidos como superiores aos negros, classificação que os próprios brancos escolhiam e impunham aos seres humanos de raça negra, também os seres humanos impõem sua superioridade às demais espécies, no que ele denomina especismo.
O que o jurista Peter Singer, para sustentar o direito a vida e ao não sofrimento dos animais?
R: Singer é defensor da expansão do princípio da igualdade na consideração da dor
e do sofrimento para atender aos interesses e preferências tanto de humanos quanto de animais. Como uma crítica à tradição filosófica que supervaloriza o status moral do ser humano, a teoria ética de Singer busca expandir a esfera de consideração moral humana para que seja possível incluir os animais na comunidade moral, usando como critério o princípio da igual consideração de interesses semelhantes. Para Singer, a sensibilidade ou a capacidade de sofrimento, associada à consciência desse sofrimento, é o critério de referência para identificar os seres sujeitos de interesse. E isto indica que estes seres têm interesse em receber um tratamento que os poupe de circunstâncias dolorosas.
Explique os três dogmas da cultura ocidental contemporânea criticados pelo autor Steven Pinker na sua tabua rasa?
R: O Autor ataca três dogmas fortemente arraigados na cultura ocidental: a idéia de que a mente de um recém-nascido é uma "tábula rasa" a ser preenchida pelos pais e pela sociedade; a concepção de que o homem em seu estado primitivo é um bom selvagem; e a crença de que a alma imaterial dotada de livre-arbítrio é a única responsável pelas ações do indivíduo.
O autor descreve a evolução histórica dessas três idéias, originadas respectivamente das concepções de John Locke, de Rousseau e da religião.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes