Buscar

Unidade II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-) A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a língua utilizada como meio de comunicação pelas pessoas surdas no Brasil. Trata-se de uma língua que não é universal, portanto, cada país possui a sua própria língua de sinais, como por exemplo: (ASL) Língua de Sinais Americana, (LSF) Língua de Sinais Francesa, (LSE) Língua de Sinais Espanhola, (LSI) Língua de Sinais Italiana, dentre outros. Algumas características diferem as línguas orais das línguas de sinais: as primeiras constituem-se em uma modalidade oral-auditiva, enquanto as segundas constituem-se em qual modalidade?
R: Modalidade gestual-visual.
2-) A fonologia das línguas de sinais estuda as configurações e os movimentos dos elementos envolvidos na produção dos sinais. Na combinação dos cinco parâmetros, têmse um sinal. Assinale a alternativa que apresenta os cinco parâmetros de formação do sinal na Libras:
R: Configuração de mão, movimento, orientação, ponto de articulação, expressões faciais.
3-) A gramática de Libras possui algumas especificidades. Como qualquer outra língua, não basta conhecer seu vocabulário básico, é preciso aprofundar os estudos nos aspectos sintáticos e culturais da língua, além de ter contato com seus usuários em situações reais de comunicação. Considerando as especificidades de marcação de gênero, número, grau, tempo, quantificação e quantidade, é corretamente:
R: Tempo, Quantificação e Intensidade, Gênero, Grau e Número.
4-) Stokoe (1960) evidenciou que as línguas de sinais apresentavam os mesmos aspectos linguísticos das línguas orais.
R: Modalidade viso-gestual.
Complexidade e expressividade.
É universal.
5-) Os estudos linguísticos e a evolução do pensamento sobre a pessoa surda e a surdez trouxeram para a Libras um valor linguístico e histórico-cultural. A comunidade surda se fortaleceu e começou a exigir seus direitos de participação social. Semelhante às línguas orais, a língua de sinais possui parâmetros para a formação do sinal, é complexa e abarca todas as áreas de estudo da linguística, que são:
R: Fonologia, morfologia, sintaxe e semântica.
6-) Os estudos de Stokoe em 1965 foram decisivos para garantir o status línguístico das línguas de sinais. Assinale a alternativa que apresenta os parâmetros que ele descreveu:
R: localização, movimento e configuração de mão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes