Buscar

2PP Resumo Geo neves

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo de Geo
Al.1002 Neves- candidato a monitor
	Composição Interior: Tudo o que sabemos sobre a composição interior do planeta deve-se, essencialmente, ao estudo da propagação dasondas sísmicas geradas pelos terremotos.
	Camadas da Terra:
	Núcleo: é constituído de níquel e ferro e divide-se em duas camadas, o núcleo externo e o núcleo interno. O interno provavelmente encontra-se em estado sólido, por estar submetido a temperaturas muito elevadas. O externo encontra-se em estado líquido.
	Manto: encontra-se nos estados pastoso e sólido.Parte de seu material move-se segundo células de convecção, isto é:o magma mais aquecido ascende enquanto o menos aquecido mergulha.As pertubaçõesgeológicas que atingem a crosta originam-se da pressão exercida pelo magma.Sua constituição é silicatos de magnésio.
	Crosta: a crosta pode ser dividida em duas camadas conhecidas como SiMa e SiAl.A camada interior é formada basicamente por silício e magnésio(como o próprio nome já indica) e a exterior por silício e magnésio.
	OBS.: A superfície da Terra está em fluxo permanente. A sua dinâmica depende do comportamento da litosfera(esfera das rochas), que compreende a crosta e a parte superior do manto. A litosfera é formada por placas tectônicas que “flutuam” sobre o substrato magmático da atenosfera. As altas montanha são as áreas de maior espessura da crosta.
	Deriva Continental:Em 1912 o geólogo alemão Alfred Wegener formulou a hipótese da deriva continental, baseando-se em algumas evidências fósseis e semelhanças entre as estruturas do relevo. Ele ainda denominou a unidade primitiva das massas continentais, Pangeia, que depois teriam se fragmentado e afastado umas das outras.
	Evidências doTectonismo:a litosfera está dividida em sete grandes placas tectônicas e diversas outras menores que sustentam os continentes e as bacias oceânicas da superfície.Quando as placas se movem umas contra as outras formam limites convergentes.Quando o movimentoé de separação são de limites divergentes.existem ainda placas que se moem em direções paralelas.
	Geologia:
	Bacias Sedimentares: são depressões preenchidas por detritos.Podem ser de formação antiga ou recente.Em geral, estão associadas à ocorrência decombustíveis fóssseis .
	Escudos Cristalinos: correspondem aos primeiros núcleos de rochas emersas. Constituídos de rochas muito antigas.São as atuais áreas de estabilidade tectônica.Apresentam jazidas de minerais metálicos.
	Dobramentos Modernos: são grandes curvamentos côncavos ou convexos, foram formados por movimentos tectônicos. Como o próprio nome já indica, são dobramentos com uma idade relativamente nova.As faixas de dobramentos representam cinturões de instabilidade geológica e evidenciam a intensa atividade interior da Terra.
	OBS1.: Cerca de 90% dos terremotos registrados no planeta ocorrem no chamado Anel de Fogo do Pacífico.
	Agentes internos ou modeladores:os agentes modeladores podem ser classificados em três grupos:
	Tectonismo: coresponde a ação sobre a crosta gerada pela pressão dos materiais do magma.Existem ainda dois tipos de movimento. A epirogênese que é um movimento de longa duração e resulta dapressão vertical da placas, e a orogênese que é um movimento de curta duração e resulta da pressão horizontal das placas, resultando em dobras e falhas.
	Abalos Sísmicos: são gerados por violentos movimentos de massas da crosta inferior ou do manto.O ponto da superfície vertical ao foco é denominado epicentro.
	Vulcanismo:é a efusão do material magmático. Milhares de ilhas oceânicas formaram-se a partir de atividade vulcânica.
	Agentes externos ou esculpidores:são responsáveis pelos processos de erosãoe sedimentação.O intemperismo é o conjunto de processos físicos e químicos que resultam na degradação das rochas superficiais. Ointemperismo químico ocorre em função do contato das rochas com águas e com a umidade.

Outros materiais