Buscar

Resumo de Geografia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo de Geografia – 2º PP
AL. 1012 Valle
Tópicos principais:
·	Estrutura interna da Terra
·	Teoria da Tectônica Global e da deriva continental
·	Processos Endógenos 
·	Processos Exógenos
·	Tipos básicos de relevo
·	Domínios Morfoclimáticos
·	Geologia do Território Brasileiro
·	Relevo Brasileiro
·	Estrutura interna da Terra
·	Crosta ou Litosfera : É a camada mais externa da Terra, onde o assoalho oceânico é a parte mais profunda da camada.
·	Zona de subducção : É caracterizada por um falhamento na crosta terrestre, podendo provocar abalos sísmico catastróficos. Esse tipo de falha é também criador de relevos, esse processo é chamado de Epirogênese.
·	Dorsal Submarina : É um dos tipos de vulcanismos da Terra, devido ao contato direto do manto superior com parte da crosta.
·	Manto superior : É uma camada logo abaixo da crosta com característica plástica, denominada Astenosfera.
·	Manto ou Magma : De natureza pastosa, o manto se localiza logo abaixo do Manto superior. Essa camada é constituída principalmente de ferro e magnésio e em alguns livros também chamada de Mesosfera .
·	Camada “D” : Tem natureza especulativa, não se sabe muito sobre ela, mas os cientistas afirmam que ela contribui para a fortificação do campo magnético da Terra.
·	Núcleo externo : De característica líquida, é composto basicamente por níquel e ferro.
·	Núcleo Interno: De natureza sólida, constitui a camada mais interna da terra.
·	2.1- Teoria da Deriva Continental
Ela diz que por movimentos convectivos do magma terrestre, a crosta terrestre sofre pressão e esta faz com que as placas se movimentem.
2.2 – Pangea
Os cientistas comprovaram a existência de um único continente chamado Pangea, devido a evidências de glacias, fissuras na crosta terrestre e de biomas semelhantes entre ilhas e continentes separados por quilômetros.
2.21- Pantalassa
É o grande oceano presente na era da Pangea.
2.23 – Laurásia : Deu origem a Europa, América do Norte, Ásia, exceto a Índia.
2.24 – Gondwana : Deu origem a África, Ámerica do Sul, Oceânia e Índia.
2.3 – Movimentos convectivos do magma terrestre.
2.4 – Tipos de movimentos das placas.
OBS: As placas se mantem “flutuando” por um princípio de equilíbrio da placa com o manto conhecido como Isostasia 
·	Processos Endógenos
Os processos endógenos, são processos de formação de cadeias de relevos quem podem tanto ser no fundo dos oceanos como nos continentes. Existem três tipos:
3.1- Tectonismo : Movimento de placas que em choque causam dobramentos e em afastamentos a expansão do assoalho oceânico. O tectonismo possui dois modos de criação de relevos a Epirogênese e a Orogênese .
·	Epirogênese : Consiste na pressão vertical do magma que faz com que a crosta se eleve.
·	Orogênese: Consiste na pressão horizontal do magma onde a crosta é deformada e elevada, criando cadeias montanhosas como os Alpes, os Andes e o Himalaia.
·	– Vulcanismo : Processo o qual o material magmático é expelido do interior da Terra, se resfria e forma novas formas de relevos.
·	– Abalos sísmicos ou terremotos : São consequência de tectonismo e do vulcanismo, gerando tremores cujo o foco se chama Hipocentro e o ponto na superfície que caracteriza o centro dos tremores sentidos de Epicentro.
 
 IV- Processos Exógenos
 São processos externos que caracterizam a deterioração das formas de relevo existentes. Existem dois tipos de processos Exógenos o Intemperismo e a Erosão .
4.1 – Intemperismo : É uma preparação para a erosão da rocha. Existem três tipos Físico, Químico e Biológico .
·	Físico : Provoca desagregação mecânica da rocha sem alterar sua estrutura química . EX: Frio, Calor, Pressão, Força tensora, etc.
·	Química : Provoca desagregação da rocha alterando sua estrutura química . EX: Oxidação, Acidez, etc.
·	Biológico: Existem dois tipos Biológico-físico e Biológico – químico, esse pode ser exemplificado por corrosão da rocha por substancias químicas liberadas por bactérias sob a rocha; e aquele por esmagamento da rocha por raízes de árvores . 
4.2- Erosão: Constitui a destruição da rocha. E é caracterizada por transporte e deposição de sedimentos. Existem seis tipos de erosão Eólica(vento), Fluvial(Rios), Pluvial(Chuva), Glacial, Antrópica( o homem como ator da erosão) e Marítima( onde as ondas do mar carregando os sedimentos desprendidos de rochas e os depositam em outro lugar. 
V- Tipos básicos de relevo.
·	Montanhas : Elevações acima de 300 metros. Ex: Alpes, Andes e Himalai.
·	Planaltos : Dobramentos muito desgastado pela erosão e caracterizados pelo intenso transporte de sedimentos.
·	Planícies: Elevações normalmente de pouca altitude e é caracterizada por grande deposição de sedimentos.
·	Depressão: Áreas abaixo da linha do mar (depressões absolutas) ou da elevação do terreno da região ( depressões relativas)
VI – Domínios Morfoclimáticos 
·	Amazônico : É constituído por três tipos de matas diferentes. Mata de Várzea ( Periodicamente alagada),Mata de Igapó(Permanentemente alagada) e Mata de Terra firme(Não alagada). O Domínio Amazônico compreende os estados de Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso. Seu solo é acido e possui poucos nutrientes, a floresta se mantém pela adubagem do solo a partir das folhas que caem no chão, criando um solo feito quase inteiramente de folhas. A vegetação é exuberante e tem grande atuação no clima. Suas copas com folhas largas (latifoliadas) cria um “guarda-chuva” natural que protege o solo de sofrer erosão pela chuva. Nesta região a média absoluta de chuvas é de 2500 mm/a, e todo esse volume de chuva é ocasionado pela evapotranspiração que consiste na liberação de água pelas folhas das árvores. Clima equatorial, quente e úmido. Com temperatura média anual a cerca de 23 °C.
·	Cerrado: É constituído por quatro tipos de vegetação. Campo Limpos(predominância de gramíneas); Campos Sujos(predominância de arbustos); Campos Cerrados (presença de arbustos e árvores espaçadas) e os Cerradões(Mata de grande porte com árvores altas). O cerrado é conhecido como uma savana tropical, porém sua forma pouco tem haver com a savana africana caracterizando um domínio completamente brasileiro. Seu solo é pobre em nutrientes e rico em minerais como ferro , níquel, bauxita(alumínio), oque faz com que a árvores possuam galhos tortuosos. Possui uma característica climática de inverno seco e verão chuvoso. A precipitação média anual fica entre 1 200 e 1 800 mm. A temperatura média anual é de 25°C.
·	Mares de morros: Região composta por mata atlântica, com enorme biodiversidade. Entre as várias serras regionais, destacam-se a do Mar, Mantiqueira, Espinhaço, Geral, Caparaó. Solo fértil composto principalmente por Terra Roxa(Solo vulcânico) que é rico em ferro. Compreende todo o litoral do Sul ao Nordeste do Brasil. Precipitação anual média de 1500 mm/a com temperaturas anuais de 23°C.
·	Caatingas: Domínio de clima semiárido, caracterizado por arbustos e árvores baixas. Possui precipitação anual de 500 mm/a aproximadamente. Temperatura média anual de 27 °C. Seu solo é predominante solo de Sapê, muito fértil, mas com o desmatamento e uso intenso desde a época colonial vem trazendo prejuízos ao bioma e agravando a desertificação crescente da região.
·	Mata das Araucárias: Clima subtropical úmido, com vegetação espaçada com árvores acicufoliadas( folhas com forma de agulha, caraterísticas de pinheiros) de cascas grossas. Precipitação média entre 1200 e 1500 mm/a. Temperatura média anual de 30°C, aproximadamente, podendo atingir médias de -10°C em algumas regiões no inverno. Possui estações bem definidas e ocasionalmente geadas no inverno.
·	Pradarias: Vegetação predominantemente rasteira composta por gramíneas, solo muito fértil para a agricultura e criação de gado. Porém a presença excessiva de pecuária na região prejudica a recuperação do solo, devido a compactação do solo, por pisoteamento feito pelo gado. Constitui os Pampas
gaúchos, que basicamente áreas planas composta por gramíneas principalmente.
·	Faixas de Transição :
·	Manguezais: Área de transição entre o mar e a costa, sendo caracterizado por raízes aéreas banhadas por um lamaçal com agua salobra( agua do mar+ agua doce). Berço de muitas espécies de anfíbios, insetos, animais marinhos como camarões e crustáceos. Vem sendo destruído pelo homem causando grande impacto no ecossistema dessas regiões.
·	Mata dos Cocais: Áreas onde abundam espécies como a carnaúba, palmeiras, o buriti e o babaçu. Tem grande influencia na economia da região e é caracterizada por estar entre os domínios da caatinga e amazônico.
·	Pantanal Mato-grossense : Vegetação constantemente alagada, com grande biodiversidade, é o dominio mais brasileiro. Não tendo nenhum outro bioma parecido no mundo. É a faixa de transição entre o Cerrado e as matas de igapó da amazônia.
VII - Geologia do território brasileiro:
·	Escudos Cristalinos : São literalmente a base do continentes. Sendo formações geologicas muito antigas. Os da era Arqueozoica são ricos em materias como ouro, ferro e níquel por exemplo; Os da era Protezoica em aluminio, magnesio e outros.
·	Bacias Sedimentares : São areas mais rebaixadas nos escudos que foram recobertas por sedimentos advindos de erosão dos terrenos circundantes.(Obs : Período carbonífero é onde se inicia a produção de carvão no subsolo, no cenozoico se tem se a origem do petroleo)
·	Tipos de rocha:
·	Igneas ou magmaticas: Podem ser intrusivas(plutonicas. Ex: Granito), que proveem do seu irrigessimento do magma no interior da terra ou extrusivas(vulcanicas. Ex: Basalto) que vem do resfriamento do magma expelido por vulcões.
·	Sedimentares: Que vem apartir da erosão de rochas magmaticas ou metamorficas. As rochas sefimentares também pode sofrer erosão depois de serem formadas, esse processo se chama diagenese.Ex: Arenitos e Argilitos.
·	Metamorficas: São rochas que são produzidas apartir de uma rocha ja existente. Sendo magmática ou sendimentar.Ex: Gnaisses
VIII - Relevo Brasileiro
O relevo brasileiro é constituido por basicamente depressões, planicies e planaltos muito desgastados pela erosão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais