Buscar

plano de negocios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Carla Moledo Coelho – 113500261
Letícia Oliveira Layola – 113500101
Luis Estevão Santos Schuindt – 113600481
Paulo Cesar Macedo Junior - 113500271
PLANO DE NEGÓCIOS ELABORADO NO 8º PERÍODO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES - UCAM
Trabalho apresentado à disciplina Plano de Negócios do 8º período dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Candido Mendes, ministrada pelo Prof. Marcello Ferreira, como pré-requisito para a conclusão do curso.
Nova Friburgo
Dezembro/2016
�
Atlântica
R. Atalaia, BR-130 KM 1
Duas Pedras - Nova Friburgo
(22) 2222-2222 / (22) 99999-9999
atlantica@atlantica.com.br/www.atlantica.com.br
Letícia de Oliveira Layola
Desenvolvimento/Industrial
leticia.layola@hotmail.com
22 98143-1556
Luis Estevão Santos Schuindt
Administrativo/Financeiro
ttschuindt@gmail.com
22 99606-2880
Paulo Cesar Macedo Junior
Comercial/Marketing
junior_macedo@hotmail.com
22 99868-3951
Elaborado em: 21 de novembro de 2016�
SUMÁRIO EXECUTIVO
RESUMO EXECUTIVO....................................................................................................................4
61	ANÁLISE DA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO	�
82	APRESENTAÇÃO DA EMPRESA	�
82.1	Dados Cadastrais	�
82.2	Endereço	�
102.3	Composição do Capital Social	�
102.4	Histórico	�
112.5	Principais Produtos	�
112.6	Clientes Potenciais	�
112.7	Alianças e Parcerias	�
122.8	Perfil dos Empreendedores	�
122.9	Recursos Humanos	�
132.10	Política de Qualidade	�
173	PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO	�
173.1	Panorama do Setor	�
193.2	Visão da Empresa	�
193.3	Missão da Empresa	�
193.4	Princípios e Valores	�
193.5	Formulação da Estratégia Genérica	�
203.6	Estratégia Atual de Mercado	�
213.7	Fatores Críticos de Sucesso	�
223.8	Objetivos Táticos	�
22Marketing e Vendas:	�
22Produção/Operações:	�
22Recursos Humanos:	�
22Financeira:	�
233.9	Plano Operacional	�
264	MERCADO	�
264.1	Fornecedores	�
274.2	Clientes	�
274.3	Barreiras de Entrada e de Saída	�
284.4	SWOT e Análise da Concorrência	�
304.5	Segmentação	�
314.6	Outros	�
325	PLANO DE MARKETING E VENDAS	�
325.1	Produtos	�
335.2	Ponto/Distribuição	�
355.3	Política de Preço	�
375.4	Promoção e Divulgação	�
375.5	Relacionamento com os Clientes	�
416	ESTRUTURA E OPERAÇÃO	�
416.1	Infraestrutura Disponível/Necessária e Localização	�
426.2	Organograma Estrutural, Funcional e Pessoal	�
436.3	Produção	�
446.4	Gestão dos Impactos Ambientais	�
466.5	Materiais	�
466.6	Estoque	�
476.7	Logística de Distribuição	�
496.8	Plano de Remuneração	�
517	PLANO FINANCEIRO	�
538	BIBLIOGRAFIA	�
549	ANEXOS	�
�
�
RESUMO EXECUTIVO
O presente plano de negócios foi criado com finalidade de testar a viabilidade de abertura da Atlântica Indústria e Comércio de Roupas LTDA, cuja fábrica estará localizada na rua Atalaia, BR-130 KM 1 – Duas Pedras - Nova Friburgo – RJ. As lojas, que serão o principal ponto de distribuição da empresa, estarão localizadas, a primeira na avenida vereador José Martins da Costa, 163 –loja 03 – Ponte da Saudade – Nova Friburgo – RJ, e a segunda na rua Jorge Veiga, 108 –loja 01 – Gamboa – Cabo Frio – RJ.
A empresa identificou forte demanda na região litorânea do estado do Rio de Janeiro: a cidade de Cabo Frio. Além disso, Nova Friburgo, é uma localidade que atrai compradores de diversas regiões por nela se concentrar um polo de moda íntima. Nessas condições, tanto Cabo Frio, por sua atração turística forte e por sua tradição em moda praia, quanto Nova Friburgo, cidade pouco explorada por esse mercado, serão excelentes palcos de atuação para essa empresa que nasce para encantar seus consumidores. 
O projeto foi elaborado através de pesquisas de mercado realizadas nessas cidades e na região Sudeste, que identificaram o interesse das pessoas em produtos de moda praia com alto padrão de qualidade, estilo e design, e que proporcionassem bem-estar e proteção à saúde. 
Atlântica foi o nome escolhido pelos sócios para representar essa empresa que investirá na criação, na produção e na venda daquilo que seus clientes precisam para se sentirem bem. Sendo assim, ela estará focada no desenvolvimento de produtos com os mais altos padrões de qualidade, com a intenção de se diferenciar de uma gama de empresas teoricamente comuns diante do mercado através da busca constante pela inovação e pela tecnologia. O objetivo está focado em provocar desejo nos consumidores. 
Com a presença de serviços de estilismo e consultoria de moda, espera-se que o destaque ocorra no momento em que o cliente tiver acesso aos produtos da Atlântica. Para que esse encontro seja eficiente, a empresa conta com atendimento diferenciado dentro das suas lojas, de colaboradores que passarão por processos de treinamento. 
Os principais investimentos estão ligados a ações de marketing que estão relacionadas desde a criação dos produtos e da sua logo ao desenvolvimento estético das lojas. As lojas, bem equipadas com sofisticação e tecnologia terão aparência voltada para o fortalecimento da marca e buscando atrair o cliente de modo que ele se sinta bem. Além disso, para gerar maior aproximação possível com o público, a empresa conta com o contato através de redes sociais, outdoors em vias estratégicas e participação nos principais desfiles de moda.
O plano financeiro se apresentou muito favorável, tendo em vista os principais indicadores de viabilidade. Foi encontrado o VPL (Valor Presente Líquido) de 1.395,915,54 (um milhão, trezentos e noventa e cinco mil, novecentos e quinze) e uma TIR (Taxa Interna de Retorno) de 48,97%. Desse modo, e após verificar a TIR como sendo significantemente maior que a taxa de desconto mensal (1,11%) conclui-se que o negócio é extremamente viável e atrativo.
ANÁLISE DA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO 
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), registrou informações em seu site, para associados, com os seguintes dados: o mercado de moda praia no Brasil alcançou a produção de 274 milhões de peças em 2014; neste mesmo ano, a produção brasileira avançou 2,5% em volumes; pelo lado do consumo interno, o mercado chegou a 278 milhões de peças; deste total 1,7% foi suprido por artigos importados; o principal canal de distribuição são as grandes lojas especializadas; e a principal região de consumo é o Sudeste; o grupo consumidor que mais gasta com o produto é a classe média (poder de compra B2/C). 
Hoje, Cabo Frio é o município polo do Arranjo Produtivo de Moda Praia e a Rua dos Biquínis é o endereço de maior concentração de empresas do segmento, ponto de grande visitação turística, o lançamento da marca “Rua dos Biquínis” consolida este trabalho de quase uma década e da ainda mais visibilidade a produção da cidade, conforme Anexo I – Biquíni: Duas peças que mudaram a rua e o mundo.
O mercado de moda praia não só cresce em âmbito nacional, como também vem crescendo no seu maior polo, a Rua dos Biquínis. A pesquisa de mercado realizada nas lojas dos concorrentes na referida rua mostra que a receita de 59% dessas lojas, nos últimos anos, apresenta um considerável crescimento, mesmo com país passando por momentos econômicos difíceis. Esses dados foram conseguidos através de perguntas realizadas com os próprios concorrentes em Cabo Frio (ver Anexo II – Gráfico 1). Através dos concorrentes, também foi percebido que o setor possui alguns fatores negativos, porém, não muito significativos a ponto enfraquecer seus pontos positivos, e que, ainda, cerca de 65% consideram o setor sem pontos negativos (ver Anexo II – Gráfico 2).
Em Nova Friburgo, cidade considerada um dos maiores polos de moda de lingerie do país, a oportunidade de explorar o mercado de moda praia torna-se atrativa considerando que muitos turistas utilizam-se do seu tempo para as compras pessoais na região. Além de que os moradores da cidade, possuem um grande potencial para
a compra dos produtos, visto que a proximidade de algumas cidades praianas e a presenças de rios e cachoeiras na região fazem com que os friburguenses adotem o consumo de moda praia.
O fato da fábrica estar localizada em Nova Friburgo trará determinadas vantagens à empresa neste ramo, haja vista que a cidade possui muita mão-de-obra para fabricação com experiência nesta área. No mais, a cidade possui boas escolas profissionalizantes, tais como o Senai Moda, o Senai e o Sebrae, garantindo, portanto, a profissionalização dos funcionários e facilitando o contato com estilistas e o mundo da moda. Essa proximidade, com as aludidas escolas profissionalizantes, como foi conversado com alguns proprietários em Cabo Frio, é um grande aliado na produção de moda praia. Nova Friburgo também possui um sindicato têxtil forte, com boas iniciativas para o setor, fortalecendo, por consequência, sempre as empresas na cidade.
Os benefícios da produção na cidade de Nova Friburgo e os benefícios de vendas na cidade de Cabo Frio formam uma boa combinação para o sucesso de uma empresa deste ramo. Essas informações, ligadas ao propósito da Atlântica, que é o de produzir e vender peças de moda praia com excelente padrão de qualidade, modelos exclusivos, estampas exclusivas, proporcionam uma ótima oportunidade de entrar no negócio, atingindo diretamente o desejo do consumidor, comprovado pelos 74% dos entrevistados que optam por qualidade e modelo como principal critério de escolha (ver Anexo II – Gráfico 3). Pesquisar as necessidades do consumidor também será um ponto chave para a Atlântica, que através da pesquisa de mercado pode constar que o público feminino, maior consumidor de moda praia, também possui dificuldades de encontrar peças que sejam adequadas para o seu corpo, representando 40% das entrevistadas. (ver Anexo II – Gráfico 5). E, no público geral, as principais dificuldades encontradas pelos consumidores são: estampa/cor (20%), modelagem (16%) e modelo da peça (12%) (ver Anexo II – Gráfico 6). Deste modo, a empresa utilizará esta informação como uma base importante para a criação de suas coleções e, assim, fortalecer a marca entre os consumidores. 
Neste sentido, além de atender os desejos dos clientes, a Atlântica também investirá em benefícios para o consumidor, desenvolvendo produtos voltados à melhoria da saúde dos clientes. Esse investimento será um outro fator para reforçar a procura do consumidor à marca, pois, conforme mostrado nas pesquisas, 84% das pessoas dizem que este pode ser um fator influente na hora da compra (ver Anexo II – Gráfico 7). 
Contudo, reunindo todas estas informações, aliadas ao fato de que cerca de 51% das pessoas entrevistadas estão dispostas a pagar o preço definido pela Atlântica (ver Anexo II – Gráfico 8), a empresa possui uma clara e evidente oportunidade de lograr êxito ao adentrar ao referido negócio, eis que 93% dos clientes estão dispostos a pagar o mesmo valor por uma marca nova (ver Anexo II – Gráfico 9).
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Dados Cadastrais
A empresa entrará em processo de formalização e os dados serão completados após a viabilidade do negócio. 
Empresa: (x) Nascente ( ) Empresa estabelecida
Razão Social: Atlântica Indústria e Comércio de Roupas Ltda.
CNPJ: em fase de abertura
Fundação: em fase abertura
Inscrição Estadual: em fase de abertura
Nome de fantasia: Atlântica 
Setor de atividades: Moda Praia
Enquadramento tributário: Simples Nacional – enquadramento com benefício fiscal de redução de ICMS de acordo com a Lei Estadual 5.147/2007, conforme Anexo III - (Alíquota com redução ICMS e Lei Estadual 5.147/2007).
Licenças: 
Licença Operação Ambiental
Auto Vistoria Corpo Bombeiro
Licença Operação Municipal de Funcionamento
Endereço
Fábrica e Show Room – Nova Friburgo
O terreno escolhido para a instalação do galpão de fábrica, comprado pelos sócios, possibilita uma facilidade de mão de obra fabril, devido à sua localidade central, próximo a alguns bairros populosos da cidade, possibilitando, também, o escoamento da mercadoria para o abastecimento das lojas, sendo uma delas na mesma unidade da fábrica, outra localizada em um bairro próximo: ponte da saudade. Além disso, a localização da unidade possibilita o transporte de mercadoria, através de transportadoras ou viação de ônibus que estão localizadas próximas ao endereço, para a loja da região dos lagos - Cabo Frio, RJ. Outro ponto importante é a criação de um showroom para atendimento de varejo de ponta de estoque.
Endereço: R. Atalaia, BR-130 KM 1			 
Bairro: Duas Pedras 
Município: Nova Friburgo
Estado: Rio de Janeiro
CEP: 28635-400 
Telefone: (22) 2222-2222 / (22) 99999-9999
E-mail: atlantica@atlantica.com.br 
Site: www.atlantica.com.br
Loja – Nova Friburgo
A loja Atlântica em Nova Friburgo está localizada na Ponte da Saudade, principal centro de comercialização de varejo de moda da cidade. A loja está situada próxima a Rodoviária Sul - meio principal de transporte coletivo de viagens da cidade. E centrada próximo ao ponto de táxi que possuem o serviço de translado. 
Endereço: Av. Vereador José Martins da Costa, 163 –loja 03		 
Bairro: Ponte da Saudade
Município: Nova Friburgo
Estado: Rio de Janeiro
CEP: 28615-055
Telefone: (22) 2522 2222 / (22) 98888-8888
E-mail: comercial1@atlantica.com.br 
Site: www.atlantica.com.br
Loja – Cabo Frio 
A loja Atlântica localizada em Cabo Frio está situada na Rua dos Biquínis, a rua mais famosa da cidade, onde possui um centro de compras de varejo e “atacadinho” de moda praia. A loja está localizada no início da rua, com visualização através da via principal, o objetivo da localização é capturar clientes antes dos concorrentes. 
Endereço: Rua Jorge Veiga, 108 –loja 01	 
Bairro: Gamboa
Município: Cabo Frio
Estado: Rio de Janeiro
CEP: 28922-030
Telefone: (22) 2722 2222 / (22) 97777-7777 
E-mail: comercial2@atlantica.com.br 
Site: www.atlantica.com.br
Composição do Capital Social
A Atlântica será composta por três sócios. O capital social aplicado na empresa será proveniente de recursos próprios e os sócios terão as mesmas quotas de participação dos recursos. Embora seja formalizada em maio de 2017, segue Anexo IV – Minuta do Contrato Social.
	Nome do Sócio
	Valor (R$)
	% de Participação
	Letícia de Oliveira Layola
	319.358,11
	33,33
	Luis Estevão Santos Schuindt
	319.358,11
	33,33
	Paulo Cesar Macedo Junior
	319.358,11
	33,33
	Total
	
	100%
Histórico
O marco inicial para o desenvolvimento da empresa Atlântica se deu no segundo semestre de 2015, após todos os sócios, em uma atividade acadêmica, participarem de um projeto de marketing, cujo objetivo principal era o estudo de toda a parte comercial e de marketing de uma empresa a ser selecionada. Por consequência, um dos sócios trabalhou com a empresa Água e Luz, referência em moda praia em sua localidade de atuação, Bom Jardim. Na presente oportunidade, o sócio viu no referido negócio um mercado promissor para crescimento e novos entrantes, que, somado ao fato do Município de Nova Friburgo ser um polo têxtil, viabilizaria ainda mais o projeto Atlântica. 
No mais, outro fator importante para a criação do aludido projeto é o fato da participação de um dos sócios em uma conceituada e estável empresa de segmento similar, o que acaba por tornar a instalação fabril ainda mais viável.
Por fim, a parceria entre os sócios só foi possível em razão de uma enorme amizade e cumplicidade criada durante o período em que cursaram juntos a faculdade, o que, consequentemente, gera uma confiança, bem como fortalece o elo fundamental da realização de uma sociedade.
Principais Produtos
A Atlântica trabalha com linhas contemporâneas e clássicas, na seguinte relação de produtos:
Biquínis; 
Maiôs;
Sungas;
Acessórios.
Clientes Potenciais
De acordo com dados da pesquisa realizada foi identificado que os principais clientes
da Atlântica são mulheres, que gostam de gozar seus momentos de lazer em locais como praias, clubes, piscinas particulares, rios e cachoeiras. Elas valorizam além da qualidade, a diferenciação nas estampas, nos modelos e nas inovações que o produto apresenta.
Alianças e Parcerias
A Atlântica, com o propósito de ganhar o mercado e cumprir com seus objetivos, fez uma parceria inicial com o Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindvest) – Nova Friburgo e Cabo Frio. A parceria foi estabelecida devido aos benefícios de viagens à polos industriais, canal de defesa junto ao grupo para amparo de leis e tributações, disponibilidade de palestras, benefícios Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e cursos gratuitos.
Perfil dos Empreendedores
	
Os currículos estão disponíveis no Anexo V - Currículo dos Empreendedores. Abaixo segue os resumos curriculares dos sócios:
Letícia Layola: Formando em Administração de Empresas pela Universidade Candido Mendes, com especialidade voltada para a área de produção e operações. Letícia ficará responsável pelo desenvolvimento dos produtos da coleção Atlântica, além de cuidar de toda operação produtiva. 
Paulo Cesar Macedo: Formando em Administração de Empresas pela Universidade Candido Mendes, com vasto conhecimento em atendimento ao cliente e processo comercial. Paulo ficará responsável por todo processo comercial e de marketing da empresa Atlântica. 
Luís Estevão Santos Schuindt: Formando em Administração de Empresas pela Universidade Candido Mendes, com ampla experiência em projeções financeiras. Estevão atuará na parte administrativo/financeiro na empresa Atlântica. 
Recursos Humanos
Composição da Equipe
	Cargo/Função
	Qualificações Necessárias
	Faixa Salarial
	Estoquista
	Conhecimento em distribuição de materiais;
Conhecimento em reposição de estoque;
Conhecimento em matéria-prima do segmento de confecção;
Conhecimento em alimentação de sistemas.
	998,80
	Cortador (a)
	Conhecimento em diversos tipos de tecidos;
Conhecimento em corte e enfestamento de tecidos.
	1.133,00
	Costureiro (a)
	Conhecimento em operar ao menos um tipo de máquina;
Conhecimento em aviamentos e tecidos;
Conhecimento mínimo do maquinário, no qual operará.
	1.094,60
	Auxiliar de Produção
	Conhecimento em diversos tipos de peças;
Conhecimento em revisar peças.
	998,80
	Embalador (a)
	Conhecimento em diversos tipos de embalagens;
Conhecimento em taguear e encabidar produtos.
	998,80
	Expedidor (a)
	Conhecimento em controle de estoque;
Conhecimento em alimentação de sistemas;
Conhecimento em expedição de produtos.
	998,80
	
	
	
	Cargo/Função
	Qualificações Necessárias
	Faixa Salarial
	Supervisor (a)
	Conhecimento em todas as máquinas de costura;
Conhecimento nos diversos processos produtivos;
Conhecimento em planejamento e controle da produção;
Conhecimento em gestão da qualidade durante o processo.
	1.205,60
	Vendedor (a)
	Conhecimento em vendas;
Conhecimento em técnicas de vendas e abordagem ao cliente.
	1.091,12
	Serviços Gerais
	Conhecimento básico em produtos de limpeza.
	998,80
As qualificações necessárias citadas no quadro acima estão relacionadas apenas as qualificações técnicas, as demais informações das qualificações de cada colaborador estão no Anexo VI – Recursos Humanos, esses dados estão baseados no CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) de cada cargo/função.
Política de Qualidade
Os padrões estabelecidos para política de qualidade da Atlântica seguem as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme Anexo VII – Normas para Confecção de Moda Praia.
A política de qualidade a Atlântica tem como objetivo principal os seguintes tópicos:
Buscar parcerias confiáveis com os fornecedores;
Melhorar continuadamente os processos de produção;
Fornecer produtos com o mais alto padrão de confiabilidade e qualidade;
Atender os clientes com responsabilidade.
Para cada um dos quatro itens elencados acima foram destacados seus principais pontos: 
Buscar parcerias confiáveis com os fornecedores:
O processo para aquisição de matéria prima tem como objetivo certificar que o produto a ser adquirido esteja de acordo com os requisitos especificados no momento da compra, através de informações passadas aos fornecedores por meio de e-mail ou telefone. As informações de aquisição descrevem claramente o produto a ser adquirido e constam no Pedido de Compras. Os itens não críticos, que são aqueles que não impactam diretamente no produto final, não necessitam ser controlados. A verificação do material adquirido e o monitoramento de fornecedores de matéria prima de tecidos, aviamentos e embalagens são inspecionados através da Instrução de Processo Recebimento de Materiais, ver Anexo VIII – Recebimento de Materiais.
Melhorar continuadamente os processos de produção:
O processo de desenvolvimento do produto possui um procedimento específico a ser seguido, conforme consta no Anexo IX – Projeto e Desenvolvimento. Nele, o resultado final é uma Ficha Técnica com toda as informações necessárias à confecção de uma peça, tais como: as medidas da peça, composição da etiqueta, tipo de máquina utilizada no processo e sua regulagem, tipo de embalagem etc., constando, junto a ela, uma Peça Piloto, que vem a ser uma peça padrão para amostra física. 
Ao final de todo o processo é inserido na etiqueta de cada peça uma ordem de produção. Esta numeração é o rastreamento de todo processo que a peça passou para ser produzida, sendo encontrando nela até mesmo o lote do material utilizado. Este processo se mostrará ainda mais útil quando houver uma devolução em razão da qualidade do produto.
Fornecer produtos com o mais alto padrão de confiabilidade e qualidade:
Todas as peças produzidas pela fábrica Atlântica e suas subcontratadas possuirão 100% de Inspeção de qualidade final, seguindo as seguintes etapas:
Etapa 1 – Recebimento da caixa produzida:
Contar as peças na caixa e verificar se a quantidade física e o tamanho localizado na etiqueta estão de acordo com o boleto da caixa. 
Nunca iniciar a inspeção se a quantidade não estiver de acordo. Neste caso, caso não esteja de acordo, devolver para o processo anterior.
Etapa 2 – Inicio da inspeção da peça:
Ter em mãos a Ficha Técnica do produto, verificar todas as informações de qualidade exigidas pelo cliente, analisar o acabamento na peça piloto e iniciar a inspeção de qualidade. A peça produzida tem que ser a cópia fiel da peça piloto.
 
Etapa 3 – Peças “não conforme”:
Toda peça fabricada que estiver fora do padrão de qualidade deverá ter a não conformidade sinalizada, colando-se uma etiqueta adesiva sobre o defeito. Essas peças devem ser devolvidas para as costureiras ao final da inspeção da caixa. O índice de monitoramento não foi estipulado, visto que não há informações de mercado sobre este índice e a empresa ainda não começou suas operações. 
Etapa 4 – Caixas incompletas:
As caixas incompletas poderão ser completadas com peças do mesmo tamanho e do mesmo lote. Caso não seja possível, a caixa deverá ficar parada aguardando as peças que foram para conserto.
Etapa 5 – Peças com manchas:
As peças manchadas, por qualquer motivo, deverão ser limpas no setor reservado para limpeza. 
Caso a mancha não saia conforme orientado, está peça será colocada como de segunda linha ou descartada.
Etapa 6 – Peças segunda linha:
Peças segunda linha são peças que serão marcadas para serem vendidas de segunda escolha, ou seja, são peças que não têm conserto e devem seguir na última caixa de cada tamanho do lote, dentro de sacolas transparentes.
Sempre passar para a supervisão, ao final do lote, a quantidade, por tamanho, de peças “não conforme”.
Atender aos clientes com responsabilidade:
A Atlântica predeterminou um perfil específico de vendedor, devendo todos os vendedores
serem recrutados conforme as características preestabelecidas, conforme especificado no item Recursos Humanos em seu Anexo VII – Recursos Humanos (vendedor). 
Efetivados, todos os vendedores terão um treinamento de venda, a fim de que assim seja preestabelecido um padrão de atendimento. O treinamento contará com orientações desde a abordagem ao cliente até a finalização da compra, conforme Anexo X – Treinamento em Vendas.
Os vendedores contarão com um manual contendo as instruções comerciais da empresa, tal como a política de preços, assegurando, assim, que não haja problemas ou imprevistos na hora de precificar ou conceder descontos, conforme Anexo XI – Política Comercial Venda.
A Atlântica trabalhará com diferenciais, buscando benefícios que possam atrair, reter, satisfazer e fidelizar seus clientes. Para alcançar tais objetivos é preciso sempre entender e atender ao consumidor de forma diferenciada. Para isso, nossas lojas terão um ambiente de espera – seja de algum parceiro, seja de algum serviço de atendimento – para, desta forma, oferecer um espaço diferenciado, onde serão oferecidas bebidas em geral, além de um lugar aquedado para sentar-se. 
 A empresa sempre buscará saber de seus clientes como está a qualidade no atendimento, através de pesquisas de satisfação via mídias sociais, e-mail e do contato pessoal nos pontos de venda. Eis que só assim poderão ser localizados os pontos fortes e fracos do serviço. É essencial um bom relacionamento com os clientes, para que se consiga identificar quais são as suas necessidades, evitando, assim, a insatisfação e, consequentemente, conseguindo manter uma relação duradoura.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Panorama do Setor
Os aspectos negativos mencionados na análise macroambiente estão diretamente relacionados à crise econômica-política, a qual o país está vivenciando. A previsão de reestruturação da economia brasileira para os próximos anos faz nascer um cenário mais otimista para o setor de moda praia.
Análise do Macroambiente
	Variáveis
	Aspectos Positivos
	Aspectos Negativos
	Ambiente Econômico
	Taxa de Câmbio: Uma vez que o dólar aumenta, a compra do mercado interno passa a compensar mais, com isso, estima-se o crescimento de cerca de 5% do setor no ano de 2016.
	Crescimento economia: 1% em 2016 e 2% em 2017, um cenário medíocre.
Produção brasileira caiu 10% em 2015.
Balança comercial: déficit de US 6,13 bilhões, com alta de 2,7% nas exportações e de 3,6% na importação 
PIB 2016: estima-se que recue 4%
Taxa de inflação 2016: supere 7.59%
	Ambiente Demográfico
	IBGE: Aumento do consumo de moda pelas mulheres em 58%, devido ao aumento da participação delas no mercado de trabalho. Os homens brasileiros, consomem cerca de 42% do mercado, devido ao aumento do interesse por beleza e cuidados com a aparecia.
	IGBE: Em 2010 o consumo esteve 6,26 (%a.a.) e, desde, então, entrou em declínio, atingindo 2,41(%a.a.) em 2013. Este cenário afeta a indústria e a economia, contribuindo para a redução de produção e perda de mercado para outros países.
	Ambiente Cultural
	Uma das maiores dimensões litorâneas do mundo, além de uma superfície favorável à rios e cachoeiras. 
País tropical que possui verão quase nos 365 dias do ano.
Visitantes estrangeiros e turistas nas belezas naturais do país.
	Comum ato de plágio de produtos no mercado de moda. 
	Ambiente Tecnológico
	A evolução tecnológica promove produtividade através dos softwares e sistemas internos de produção.
A tecnologia proporciona novos meios de vendas, com maior comunicação e agilidade no processo. 
	A indústria deve mostrar-se atenta às evoluções do mercado, a fim de estar na frente e/ou acompanhar o mercado externo.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Variáveis
	Aspectos Positivos
	Aspectos Negativos
	Ambiente Internacional
	Considerando a instabilidade do dólar no governo atual em R$ 3,20 (18/08/2016), a indústria têxtil ganha destaque, uma vez que estaria vendendo seus produtos ao exterior e também incentivando o consumo no mercado nacional.
As importações dos produtos têxtis caíram cerca de 17,4% no ano de 2015 e é esperado em 2016, uma queda de 22,4%. Isso se deve a expectativas da substituição dos produtos importados por produtos nacionais. Somado a isso, prevê-se que o mercado nacional aumente 1,5% de suas exportações têxteis.
	Produtos padronizados de baixo custo de produção vindo da China, afetando, assim, preço de venda inferiores aos do mercado nacional.
Neste setor, o número de importações é aproximadamente três vezes maior que o número de exportações.
	Ambiente Legal
	No setor, as micro e pequenas empresas que, quando focam seus esforços em gestão de negócios, detém a vantagem. Elas têm maior flexibilidade para se moldar às exigências econômicas sem interferências nos principais processos operacionais.
	Solicitação ao governo desde incentivos tributários, crédito facilitado, controle dos preços das matérias primas até fundos de apoio à exportação para concorrer com os 27 tipos de subsídios chineses no mercado brasileiro, porém o governo ainda não liberou nenhum tipo de subsídio.
Concorrência desproporcional entre Brasil e China, hoje, a China possui cerca de 27 subsídios e condições mínimas de regras trabalhistas, previdenciárias e ambientais. 
Alta carga tributária: considerando preço da energia elétrica em um país tropical, desvio de verbas públicas e corrupção.
Fontes:
http://www.leoterra.com.br/portal/analise-conjuntural-do-setor-textil-e-de-confeccoes/ <18/08/2016>
http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/09/pib-deve-crescer-1-3-em-2017-preve-banco-central <27/09/2016>
http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/09/banco-central-projeta-inflacao-em-4-4-para-2017 <27/09/2016>
http://institutobybrasil.org.br/o-mercado-da-moda-praia-brasileira/
Visão da Empresa
Ser marca premium em moda praia nos mercados de Cabo Frio e Nova Friburgo.
Missão da Empresa
Criar e oferecer produtos moda praia com alto padrão de qualidade, associando as características do nosso Brasil às peças, para encantar nossos clientes. 
Princípios e Valores
Princípios 
Busca da melhoria continua; 
Respeito e honestidade com os nossos clientes e parceiros;
Atenção as necessidades e desejos de nossos clientes;
Garantir sempre o melhor produto;
Valorização da cultura brasileira; 
Buscar ir além dos nossos limites, ultrapassar barreiras.
Valores 
Ética Profissional;
Respeito;
Honestidade;
Comprometimento.
Formulação da Estratégia Genérica
A estratégia da Atlântica é posicionar os atributos da empresa e fortalecer a marca como diferencial do negócio. A intenção inicial é ter um posicionamento único e singular dentro de parâmetros predeterminados pelo mercado e, para isso, baseou-se na pesquisa de mercado e definiu sua linha de produtos com grande quantidade de modelos diferenciados, que além da variação de estampas e cores, proporcionam conforto, bem-estar e modelagem adequada a cada tipo de corpo, inclusive com variações em cup, e cortes anatômicos (ver item 5.1), visto que esta é uma das maiores dificuldades dos consumidores em encontrar produtos adequados, e são os principais critérios de escolha de um produto moda praia. 
A Atlântica tem como objetivo levar aos seus clientes produtos com o mais alto padrão de qualidade, com tecidos sofisticados e confortáveis, design moderno, baseado na consultoria de moda de uma estilista, na qual busca tendências de moda nacional e internacional e com estilo único em cada peça. Com o intuito de proporcionar bem-estar e autoestima, a empresa deseja trazer inspirações artísticas no desenvolvimento de cores e estampas que representem o verão brasileiro. 
O setor de desenvolvimento das peças além de priorizar todo design e estilismo, irá oferecer no mercado produtos com diferenciais, que visarão agregar valor para o cliente que gosta de aproveitar o momento de lazer sem descuidar de sua saúde.
Pensando nisso, serão fabricados biquínis, maiôs e sungas com o fundo das peças revestidos com tecido de fio de cobre, que, comprovadamente, é um elemento químico antibacteriano. Outro benefício é o uso de tecidos com proteção raios solares - Tecidos UV. (Ver item 5.1)
Em suma, as características da Atlântica apontam para a estratégia de diferenciação, tendo em vista as peculiaridades voltadas ao produto.
Estratégia Atual de Mercado
A estratégia a ser traçada pela Atlântica é de diferenciação. Nessa estratégia, a marca aplica a excelência em produtos e imagem, explorando as tecnologias de comunicação – a saber: as mídias sociais – com o cliente, a fim de buscar o isolamento dos concorrentes.
Para que possamos lograr êxito neste disputado mercado, investiremos fortemente em nossa marca e nos nossos produtos, nos canais de distribuição, em pesquisa, na capacitação técnica dos funcionários, na pesquisa de mercado e no pós-venda (assistência). O trabalho a ser realizado será voltado para que a marca seja reconhecida pelos consumidores finais no mercado de atuação - Nova Friburgo e Cabo Frio - como uma marca consolidada de moda praia.
Neste sentido, com o fito de obter sucesso na referida estratégia de mercado, a empresa buscará investir no desenvolvimento das suas lojas, de modo a apresentar diferenciais estéticos a serem reconhecidos pelos clientes em qualquer lugar que ele venha encontrar uma dessas lojas. 
Outro fator extremamente importante para o sucesso desta estratégia será a maneira pela qual os nossos vendedores tratarão os nossos clientes.
Os fatores citados contribuirão para o fortalecimento e para a consequente consolidação da marca no mercado.
Fatores Críticos de Sucesso
Volume de venda: O volume de venda, além de ser diretamente proporcional à escolha do ponto comercial, está ligado à uma somatória de fatores pré-estudados, tais como: a demografia da região, a demanda do mercado, o público-alvo do seu negócio, a concorrência, bem como os fatores urbanos que possam vir a impactar nos resultados. No mais, o estabelecimento de metas, com poucos itens, favorecerá a concentração das pessoas no que realmente faz a diferença.
Imagem da marca / aceitação do produto: O público-alvo da empresa serão os consumidores finais, o que sugere, por consequência, que a empresa deva ser reconhecida no mercado como uma marca de qualidade, exclusiva e que desperte o interesse do público alvo, se destacando, desta forma, entre as demais no mercado. 
Gestão produtiva: A gestão dos processos produtivos é essencial para que a empresa possa garantir um diferencial em relação às demais empresas do ramo, além de ser fundamental no auxílio ao atendimento dos objetivos de desempenho da estratégia, quais sejam: de qualidade, de custo, confiabilidade e flexibilidade.
Qualidade atendimento: Atualmente o mercado se apresenta muito competitivo e, portanto, para obter sucesso, é necessário que se tenham diferenciais, através de benefícios que possam atrair, reter, satisfazer e fidelizar os clientes. Para alcançar referidos objetivos é preciso sempre entender e atender ao consumidor, a fim de que assim ele possa sentir confiança nos produtos que a empresa está oferecendo. 
Investimento Inicial: Há a necessidade de um aporte maior de recursos financeiros iniciais para a montagem da fábrica, das lojas, das plataformas de rede e para capital de giro. 
Objetivos Táticos
Marketing e Vendas:
Montagem loja Cabo Frio;
Montagem loja de Nova Friburgo;
Montagem loja showroom de fábrica;
Montagem site para o comércio eletrônico;
Propaganda e divulgação da marca;
Desenvolvimento de uma coleção nova a cada ano;
Sistema de venda e atendimento.
Produção/Operações:
Montagem do layout de produção;
Controle de qualidade;
Manutenção de máquinas e equipamentos;
Composição de estoque inicial.
Recursos Humanos:
Contratação de pessoal;
Treinamento de pessoal.
Financeira:
Extensão das formas de recebimento.
Plano Operacional
	ATIVIDADES
	Indicadores de Resultado/Meta
	Duração Prevista
	
	
	Início
	Fim
	Área Marketing e Vendas
	Montagem loja de Cabo Frio
	Aluguel da loja
	Localizada na rua dos biquínis, em Cabo Frio
	Setembro 2017
	-
	Legalização para funcionamento
	Alvara da prefeitura
	Setembro 2017
	Setembro 2017
	Regularização da estrutura
	Regularizar o sistema de água e de luz da loja
	Setembro 2017
	Setembro 2017
	Reformas
	Estruturar a loja para que esteja com boa aparência e boa estrutura
	Setembro 2017
	Setembro 2017
	Serviços de apoio
	Instalação de internet, telefone, e outros serviços básicos
	Outubro 2017
	Outubro 2017
	Decorar
	Decorar a loja de acordo com o padrão da marca, destacando das demais. Expor os produtos e arrumar os estoques.
	Outubro 2017
	Outubro 2017
	Funcionamento
	Abrir as portas para o público
	Novembro 2017
	-
	Montagem loja de Nova Friburgo
	Aluguel da loja
	Localizada no bairro Ponte da Saudade, em Nova Friburgo
	Setembro 2017
	-
	Legalização para funcionamento
	Alvara da prefeitura
	Setembro 2017
	Setembro 2017
	Regularização da estrutura
	Regularizar o sistema de água e de luz da loja
	Setembro 2017
	Setembro 2017
	Reformas
	Estruturar a loja para que esteja com boa aparência e boa estrutura
	Setembro 2017
	Setembro 2017
	Serviços de apoio
	Instalação de internet, telefone, e outros serviços básicos
	Outubro 2017
	Outubro 2017
	Decorar
	Decorar a loja de acordo com o padrão da marca, destacando das demais. Expor os produtos e arrumar os estoques.
	Outubro 2017
	Outubro 2017
	Funcionamento
	Abrir as portas para o publico
	Novembro 2017
	-
	Montagem da loja outlet de fabrica
	Estruturar espaço
	Estruturar um espaço na fábrica que funcionara como loja outlet estilo showroom
	Setembro 2017
	Setembro 2017
	Legalização para funcionamento
	Alvará da prefeitura
	Junho 2017
	Junho 2017
	Decorar
	Decorar a loja de acordo com o padrão da marca, destacando das demais. Expor os produtos e arrumar os estoques.
	Outubro 2017
	Outubro 2017
	Funcionamento
	Abrir as portas para o publico
	Novembro 2017
	-
	Montagem site para comercio eletrônico
	Estruturar empresa para as vendas online
	Atribuir atividades e definir processos para cada setor complementando seus serviços com as vendas online
	Junho 2017
	Novembro 2017
	Contratar empresa de marketing digital
	Empresa que crie e faça a manutenção do site, deve ser uma empresa seria e comprometida.
	Junho 2017
	-
	Propaganda e divulgação
	Ensaio fotográfico com os produtos da marca
	Ensaio com modelos para divulgação da marca e para catalogo
	Setembro 2017
	Setembro 2017
	Divulgação da marca através de redes sociais
	Divulgação através do Facebook, Instagram, entre outros.
	Setembro 2017
	-
	Instalar Outdoors
	Colocação de outdoors nas estradas.
	Novembro 2017
	Novembro 2017
	Destacar nosso site no google
	Utilizar o google adwords para se destacar no site de buscas
	Novembro 2017
	-
	Desenvolvimento de uma coleção nova a cada ano
	Fazer pesquisa de mercado
	Avaliar preferência dos clientes e tendências de moda 2018
	Abril 2017
	Maio 2017
	Trabalhar bonecas de desenvolvimento
	Avaliar fornecedores e materiais utilizados na coleção 2018
	Abril 2017
	Maio 2017
	Desenvolver peça piloto
	Desenvolvimento peça final, descrevendo todas as etapas para a produção
	Maio 2017
	Maio 2017
	Sistema de venda e atendimento
	Utilizar sistema de software de gerenciamento
	Programa de controle da empresa, como exemplo fluxo de caixa, estoques, cadastros, clientes, vendas, pedidos, emissão de notas fiscais, recebimentos, pagamentos e etc.
	Junho 2017
	-
	Área de Produção/Operações
	Montagem do layout de produção
	Montagem todo o setor
	Dividir o galpão em setores como: estoque, corte, produção e expedição.
Melhorando movimentação de pessoas e materiais no interior
da fábrica.
	Abril 2017
	Abril 2017
	Máquinas e equipamentos
	Utilizar máquinas e equipamentos na produção de ótima qualidade, garantindo um resultado melhor no tempo e no produto final.
	Maio 2017
	Maio 2017
	Segurança no trabalho
	Disponibilizar e fiscalizar se todos os equipamentos de segurança individuais e coletivos estão adequadamente dispostos e utilizados. Diminuindo o risco de acidentes.
	Junho 2017
	Junho 2017
	Controle de qualidade
	Sistema de auxilio e controle
	Utilização de software para o controle do processo produtivo
	Junho 2017
	-
	Supervisão
	Todas as etapas serão supervisionadas
	Junho 2017
	-
	Marcação por lotes
	Cada lote de produção terá um código de identificação para que caso ocorra algum erro, possa ser encontrado e corrigido o mais rápido possível.
	Junho 2017
	-
	Manutenção de máquinas e equipamentos
	Manutenção de todos equipamentos ligados a produção
	Feitas mensalmente e caso necessários, reparos urgentes
	Junho 2017
	-
	Estoque inicial
	Estoque inicial
	Formação estoque.
	Junho 2017
	Outubro 2017
	Área de Recursos Humanos
	Contratação do pessoal
	Contratação pessoal da produção
	Pessoal adequado para funções na produção.
	Maio 2017
	Maio 2017
	Contratação pessoal da área comercial
	Pessoal adequado para funções em que lidem com o público.
	Outubro 2017
	Outubro 2017
	Treinamento do pessoal
	Treinamento com máquinas e equipamentos de produção
	Treinamento mais especifico para a área produtiva.
	Junho 2017
	Junho 2017
	Treinamento de vendas
	Treinamento mais especifico para a área comercial.
	Outubro 2017
	Outubro 2017
	Treinamento de software
	Treinamento para todas as áreas da empresa.
	Junho 2017
	-
	Treinamento de políticas e normas da empresa
	Treinamento para todas as áreas da empresa
	Admissão
	-
	Área Financeira
	Extensão das formas de recebimento
	Cartões de crédito e débito
	Agregar a forma de recebimento nos cartões de crédito em nossos meios de vendas.
	Outubro 2017
	-
	Sistemas de pagamentos online
	Agregar sistemas de pagamentos e transações financeiras de forma mais segura para o cliente. Como o Paypal e pagseguro.
	Outubro 2017
	-
MERCADO
Fornecedores
	Fornecedores
	Características
	Poder de Negociação
	Tecidos
	Condições de pagamento – prazo até 60 dias
Prazo de Entrega – 30 dias
Controle de qualidade
Atendimento pessoal
	Moderado
	Aviamento
	Condições de pagamento – prazo até 60 dias
Prazo de Entrega – 30 dias
Controle de qualidade
Atendimento pessoal
	Moderado
	Bojo
	Condições de pagamento – prazo até 60 dias
Prazo de Entrega – 30 dias
Controle de qualidade
Atendimento pessoal
	Moderado
	Acessórios
	Condições de pagamento – prazo até 60 dias
Prazo de Entrega – Just in time
Controle de qualidade
Atendimento pessoal
	Moderado
	Máquinas
	Condições de pagamento – prazo até 60 dias
Prazo de Entrega – até 15 dias
Garantia 1 a 2 anos
	Alto
	Móveis e Equipamentos
	Condições de pagamento – prazo até 30 dias
Prazo de Entrega – até 15 dias
Preço com desconto 5%
	Alto
	Material Limpeza
	Preço à vista
Localização
	Baixo
	Material Escritório
	Preço à vista
Localização
	Baixo
Clientes
	Clientes Atuais
	Características
	
	Positivas
	Negativas
	Consumidor Masculino
Loja Cabo Frio
	
Compra por impulso
10% consideram como critério primário o valor baixo
	18% compram a cada 2 anos
	Consumidor Masculino 
Loja Nova Friburgo 
	
Possível compra para revenda
23% Valorizam marca na hora da compra 
	28% compram a cada 2 anos 
Compras planejadas
	Consumidor Feminino 
Loja Cabo Frio
	
13% compram a cada 6 meses
Compra por impulso 
	Não identificado
	Consumidor Feminino 
Loja Nova Friburgo 
	
Possível compra para revenda
Compram mais maiôs, 55% das mulheres possuem maiô
	13% compram a cada 2 anos
Compras planejadas
Barreiras de Entrada e de Saída
Barreiras de Entrada
	Barreiras
	Relevância
	Análise
	Capital de Giro
	Alta
	Estoque (matéria prima e produto acabado);
Contas a receber de clientes;
Impostos a pagar;
Despesas a pagar (salários, energia...).
	Investimento Inicial
	Alta
	Compra de máquinas, móveis e equipamentos;
Reforma estrutural do galpão de fábrica e das lojas;
Capital de giro.
	Sazonalidade
	Moderada
	Alta temporada: Primavera e verão;
Baixa temporada: Outono e inverno.
	Mão de Obra 
	Baixa
	Polo têxtil: muita mão de obra fabril para confecção.
	Concorrência
	Baixa
	Clientes não apresentam resistências as novas marcas.
	
Barreiras de Saída
	Barreiras
	Relevância
	Análise
	Contratos
	Baixa
	Contrato com clientes;
Contrato fabril.
	Encargos 
	Moderado
	Encargos Financeiros;
Encargos Sociais (Previdenciários e Trabalhistas);
Encargos Tributários;
Encargos de Depreciação, Amortização e Exaustão.
	Venda Maquinário
	Baixa
	Polo têxtil: Fácil adaptação do maquinário.
SWOT e Análise da Concorrência
Análise Externa
	Oportunidades
	Relevância
	Análise
	Mercado externo em expansão – e-commerce
	Importante
	Mercado em expansão em exportação e e-commerce. Fonte: http://www.sebraemercados.com.br/pesquisa-de-comercio-exterior-sebrae-confeccao-e-textil-biquini/
	Faixa litorânea
	Importante
	País banhado pelo Oceano Atlântico, com uma grande extensão litorânea. 
	País tropical
	Importante
	País com um clima tropical, muito propício ao uso de moda praia.
	Segmento pouco explorado em Nova Friburgo
	Pouco Importante
	Polo industrial de lingerie, moda praia é um segmento pouco explorado na cidade.
	Ameaças
	Relevância
	Análise
	Crise sociopolítica
	Pouco Importante
	É uma crise política - de transição, fazendo com que posteriormente o mercado volte a ser estável.
	Forte concorrência
	Pouco Importante
	O mercado é muito grande, apesar da concorrência ser uma ameaça, há demanda do mercado. Segundo a ABIT, o consumo interno do mercado chegou a 278 milhões de peças em 2014 e deste total 1,7% foi suprido por artigos importados.
	Novos entrantes chineses
	Importante
	O mercado chinês está entrando cada vez mais modernizado e com preços mais baixos, o que se torna uma ameaça direta não apenas ao segmento, mas aos fornecedores de matéria prima.
Análise Interna
	Concorrentes
	Pontos Fortes
	Pontos Fracos
	
	
Tempo de mercado: 17 anos;
Imagem perante a sociedade;
Qualidade dos produtos;
Relações com o cliente;
Localização.
	Linha de produto;
Imagem/estilo.
	
	
Tempo de mercado: 19 anos;
Imagem perante a sociedade;
Qualidade dos produtos;
Relações com o cliente;
Linha de produto;
Imagem/estilo;
Localização.
	Não identificado.
	
	
Tempo de mercado: 20 anos;
Qualidade dos produtos;
Linha de produto;
Imagem/estilo;
Localização.
	Relações com o cliente;
Atendimento pós-venda.
	
	Tempo de mercado: 20 anos;
Imagem perante a sociedade;
Qualidade dos produtos;
Imagem/estilo.
	Relações com o cliente;
Atendimento pós-venda;
Localização.
	
	Capacidade de fazer parcerias;
Atendimento pós-venda;
Qualidade dos produtos;
Relações com o cliente;
Imagem/estilo;
Localização.
	Reconhecimento por parte do mercado;
Tempo de mercado.
De acordo com a análise do mercado feita através das pesquisas, a Atlântica identificou um alto nível de concorrência, visto que muitas empresas possuem produtos que prezam pela qualidade dos seus produtos. A principal estratégia da empresa, que está voltada para a diferenciação, busca minimizar ao máximo esse conflito, direcionando a Atlântica por um caminho de inovação e sofisticação, trazendo sempre ao mercado novidades sobre o setor.
Segmentação
A Atlântica trabalhará com produtos contemporâneos e clássicos, pensando sempre em reunir em seus produtos conforto, design, moda e tecnologia. Neste
sentido, a empresa se posicionou no mercado de moda praia varejo nas cidades de Nova Friburgo e Cabo Frio, visando sempre levar ao consumidor, em seu momento de lazer, produtos de excelência em qualidade e modernidade.
A pesquisa de mercado realizada nessas cidades mostrou que as pessoas, de um modo geral, possuem uma disposição a preço bem aproximada, onde cerca de 50% dos homens e 52% das mulheres aceitam o valor de 100,00 a 199,00 no produto (ver Anexo XII - Gráfico 1). Porém, a frequência de consumo entre eles, os torna mais divergentes em relação ao mercado de moda praia. Cerca de 88% das mulheres costuma comprar pelo menos uma vez ao ano, ao passo que 15% compra mais de uma vez neste período (ver Anexo XII - Gráfico 2). Já entre os homens, cerca de 78% compra pelo menos uma vez ao ano, considerando que apenas 9% destes compram mais de uma vez ao ano (ver Anexo XII - Gráfico 2). 
Conclui-se, portanto, que a atenção será voltada principalmente às mulheres, que são as maiores consumidoras de moda praia com a faixa de preço proposta pela Atlântica. 
Para garantir o público alvo, serão selecionadas apenas as mulheres que valorizam uma marca nova tal como uma já consolidada no mercado. Estas representam 95% das que comprariam neste valor (100,00 a 200,00) e dizem que aceitariam pagar este mesmo valor desde que a marca nova tenha qualidade similar ou superior das marcas já conhecidas (ver Anexo XII - Gráfico 3). Cerca de 82% destas consumidoras definem que as características do produto mais impactantes na hora da compra são a qualidade e o modelo da peça (ver Anexo XII - Gráfico 4). A maior parte das mulheres que se enquadram nesse perfil são mulheres que também valorizam a inovação no produto, principalmente, quando este é voltado para sua saúde. Como mostrado na pesquisa, 86% destas mulheres seriam influenciadas por essa diferenciação na hora da compra (ver Anexo XII - Gráfico 5). Assim, pode-se perceber que as mulheres dispostas a pagar o preço proposto são mulheres exigentes, que buscam os melhores produtos e reconhecem o valor do mesmo por suas características. 
De acordo com o perfil de mulheres que comprariam os produtos Atlântica, conseguimos definir que a maior parte, cerca de 50% delas, se enquadram na faixa etária entre 16 a 25 anos (ver Anexo XII - Gráfico 6) e que a renda familiar mensal destas se encontra entre 1000,00 a 4999,00 (ver Anexo XII - Gráfico 7), representando 58% do público-alvo. 
De forma geral, o público-alvo da empresa serão mulheres com idade entre 16 a 25 anos e com renda familiar entre 1000,00 a 4999,00. Mulheres estas que adquirem produtos moda praia no mínimo uma vez por ano, que buscam produtos de qualidade e com modelos diferenciados. Nesse perfil, também vimos que estas consumidoras valorizam a inovação no produto, principalmente se tratando de saúde e conforto.
Outros
Sazonalidade 
Com base nos dados que foram obtidos através das pesquisas de mercado voltadas para os concorrentes da Atlântica, foi possível notar a existência de fortes oscilações nas vendas. O volume vendido nas épocas de baixa temporada, que cobrem os meses de abril a novembro, é consideravelmente baixo em comparação ao volume das vendas nas épocas de alta (dezembro a março). Em Cabo Frio, os concorrentes entrevistados que possuem os preços similares aos da Atlântica têm as suas vendas aumentadas para os meses de alta em até 10 vezes. O mesmo acontece em Nova Friburgo, entretendo, com um volume menor de vendas. 
Essa análise mostra que deve haver uma preparação cuidadosa em relação à chegada do verão e à queda, durante a espera pelo inverno. Nesse caso, pretendemos investir na produção durante os períodos de recessão, para que haja “gordura” nos meses mais aquecidos.
PLANO DE MARKETING E VENDAS
Produtos
A Atlântica oferece aos seus consumidores produtos de moda praia voltados para o público unissex. Todas as peças da empresa serão produzidas seguindo o atual padrão da moda, principalmente no que diz respeito a estilo e design. Os artigos possuirão corte anatômico (corte diferenciado voltado as curvas do corpo) e alguns com variação em cup (função de minimizar a variação da medida do busto e as costas), fazendo com que os produtos tenham melhor adaptação ao corpo, fornecendo, assim, um grande conforto ao usuário.
Além de oferecer conforto aos clientes, a empresa tem como objetivo sempre modernizar os produtos. A Atlântica lançará uma nova coleção a cada ano, buscando sempre atualizar os modelos contemporâneos com a tendência da moda, bem como renovar as suas estampas e as cores. O lançamento da coleção ocorrerá primeiro na loja de Cabo Frio, onde há uma maior demanda nas novidades e, posteriormente, serão lançados na loja de Nova Friburgo. Iniciaremos com modelos nas grades P/42, M/44, G/46 e GG/48. Contudo, a cada nova coleção e com feedback dos clientes, o setor de desenvolvimento irá adaptar a modelagem e a grade.
A primeira coleção da empresa será provida de quarto linhas de modelos, quais sejam: 1) Linha contemporânea (linha de biquínis e maiôs com modelos que envolve toda tendência da época); 2) Linha Clássica (linha de produtos com modelos clássicos de moda praia); 3) Linha masculina (linha de produtos com modelos masculinos); e, por fim, 4) Linha Acessórios (linha de produtos com modelos de saídas de praia). As descrições de cada produto das linhas estão no Anexo XIII - Descrições dos produtos. 
Visto que a embalagem é um dos principais elementos de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca, a Atlântica utilizará embalagens diferenciadas desenvolvidas com o intuito de dar personalidade a marca, mas sem deixar de pensar nos benefícios que ela oferece, tais como: praticidade, conveniência, facilidade de uso e proteção ao produto. O material utilizado na embalagem tem como característica principal a impermeabilização, ponderando o transporte da roupa de banho molhada após o uso, evitando que molhe os demais objetos da bolsa. A imagem abaixo reflete a embalagem pioneira entre os produtos Atlântica: 
Além de todo benefício de estilo, design e modelagem, a Atlântica se preocupa com a saúde dos seus clientes no momento de lazer. Neste sentido, a empresa busca no mercado novidades de tecnologia de tecido, tais como o tecido com fios de cobre e o tecido UV. O primeiro, comprovadamente, evita a proliferação de fungos e bactérias nas partes íntimas dos usuários, até mesmo porque, algumas doenças se proliferam muito mais no verão, eis que as pessoas costumam ir à praia e piscina sem o devido cuidado de retirarem, após o banho, o maiô, o biquíni ou a sunga molhada, o que, consequentemente, acaba por facilitar a proliferação de fungos, que é o principal causador desse tipo de doença. 
O outro tecido utilizado nos produtos – tecido UV – previne que os raios solares incidam diretamente na pele do usuário, uma vez que possuem uma estrutura capaz de bloquear a radiação ultravioleta. Segundo o fornecedor, este tecido pode chegar a uma proteção de mais de 97% em relação ao tecido comum (conforme informado no site de seu fabricante), habitualmente utilizado em outras empresas.
Fonte - http://santaconstancia.com.br/noticias/protecao-uv-2/	
As imagens dos produtos estão no Anexo XIV - Catálogos de produtos. 
	
Ponto/Distribuição
A empresa Atlântica trabalhará com venda direta e com vendas indiretas, ou seja, o cliente terá a opção de escolher a melhor forma para a compra. 
A distribuição das vendas diretas será feita através lojas físicas, onde as características terão um conceito forte e padronizado, a fim de que assim os clientes identifiquem a marca em todas as lojas Atlântica. Manequins e araras farão a exposição dos produtos, destacando os itens mais procurados da coleção. 
A decoração das lojas será mudada de acordo com a coleção, fazendo com que haja harmonia entre as estampas e cores das peças, bem como as cores da loja. Toda área interna das lojas terá benefícios de conforto e bem-estar aos clientes,
com poltrona, boa iluminação, atendimento diferenciado para cada estilo de cliente, além de provadores adequados à legislação, providos de acessibilidade. 
Os pontos e a distribuição das vendas diretas serão feitos através de duas lojas e um showroom, localizados e escolhidos estrategicamente. São eles:
Showroom, em Nova Friburgo – ponto de venda de outlet na fábrica.
Loja Ponte da Saudade, em Nova Friburgo – ponto forte de venda varejo da cidade, abrangendo uma quantidade grande de clientes turistas e habitantes da cidade. 
Loja na Rua dos Biquínis, em Cabo Frio - polo de moda praia e referência no estado do Rio de Janeiro, com forte movimentação de clientes varejo e “atacadinho” específicos para moda praia.
A imagem abaixo mostra a loja Atlântica voltada para as vendas diretas:
O canal de vendas indiretas será realizado através do e-commerce (loja virtual). O site irá conter todas as informações da empresa e da coleção dos produtos, com os respectivos preços. As políticas relacionadas às compras estarão disponíveis para os clientes no rodapé da página. 
Todos os pedidos serão acompanhados pelo comercial da empresa através da plataforma do site, com o objetivo de verificar o status do pedido e visualizar qualquer problema que precise de uma solução rápida. 
 O site será programado para vendas de acordo com um modelo padrão de comércio eletrônico, onde o cliente fará seu cadastro básico, escolherá os produtos apresentado na vitrine virtual, adicionará ao carrinho, conferirá seu pedido e, por fim, finalizará a compra. Conforme imagem abaixo: 
Após a finalização da compra, será enviado o pedido para a área financeira da empresa, local em que haverá a confirmação do pagamento e a aprovação, encaminhando o pedido ao setor comercial, que liberará o pedido à expedição. Este setor montará a solicitação, conferirá as peças e efetuará o faturamento para enviar ao cliente via correios. 
Política de Preço
A política de preços da Atlântica foi definida a partir de informações obtidas pelas pesquisas de mercado realizada com o consumidor final e os concorrentes. Na avaliação ficou constatado que os preços dos produtos vendidos no mercado são consideravelmente aceitáveis quando vendidos pelo preço mínimo de R$70,00 e preço máximo de R$200,00, conforme gráfico abaixo:
A formação dos preços dos produtos da Atlântica foi baseada em três pilares: a pesquisa de mercado consumidor final, pesquisa de mercado com os concorrentes e a análise dos custos. Inicialmente, através da pesquisa com os consumidores finais foram obtidos os dados sobre o quanto o mercado está disposto a pagar pelos produtos. Já com pesquisa voltada para os concorrentes foi possível aumentar a certeza em relação ao preço dos produtos da Atlântica, uma vez que comprovadamente estariam dentro dos padrões do mercado. E, por fim, na análise de custo foi visto que seriam muito inferiores ao preço final de venda, podendo definir o preço através do resultado obtido pelas pesquisas. Sabendo que algumas peças são relativamente mais caras ou mais baratas que as outras, a faixa de preço dos nossos produtos irá variar entre R$ 70,00 à R$ 200,00 por peça. 
O preço médio das linhas serão: Linha Contemporânea - R$ 119,90; Linha Clássica R$ 99,90; Linha Masculina R$ 129,90; Linha Acessórios R$ 189,90.
Toda ordem de produção será baseada em volumes de venda, porém, como trata-se de um mercado muito sazonal, alguns produtos poderão não ter seus estoques vendidos completamente até o lançamento de uma nova coleção. A fim de minimizar o aludido problema, serão feitas promoções de venda para os itens de coleções antigas, vendas estas que serão realizadas no showroom da fábrica, chamado como outlet, local em que os produtos terão variados descontos com o objetivo de estimular a venda desses itens. 
Promoção e Divulgação
Site próprio – Promoções e divulgações de coleções novas, assim como promoções e divulgados de coleções passadas com descontos.
Perfis em redes sociais – Promover venda varejo em semanas de feriado prolongado, bem como postagens diárias para divulgação da marca, além de vídeos sobre as peças e parceria com modelos para divulgação de mídia social.
Outdoor em estradas e rodovias – Divulgação das coleções da marca através da colocação de banners em estradas e rodovias que ligam a região dos lagos, tal como a via lagos, por exemplo. 
Participação em desfiles e feiras de moda – Participação em feiras de moda, como: Cabo Frio Fashion Day, Fevest, Salão Moda Brasil. 
Google Adwords – Anúncios em palavras de busca programadas, fazendo com que haja maior divulgação da marca no site de busca google.
Promoção de venda – Com o objetivo de aquecer o mercado em meses de baixas vendas, a Atlântica promoverá promoções de venda relacionados a datas comemorativas. 
Relacionamento com os Clientes
A Atlântica disponibilizará canais abertos de comunicação com os clientes para o relacionamento de venda e pós-venda, que serão feitos de duas maneiras, quais sejam: diretamente, através da loja física; e indiretamente, por meio de e-commerce e rede sociais. 
A venda será realizada através do relacionamento com o cliente, que poderá ser de forma direta e indireta. Na venda direta, o atendente da loja será treinado para buscar dados pessoais do cliente que possibilitem a realização de um cadastro, a fim de que futuramente seja feito um histórico de compra, possibilitando, desta forma, oferecer produtos novos de seu gosto, divulgar coleções, promoções, campanhas, buscando, sempre, fazer novas vendas, com a sua consequente fidelização. Nas vendas indiretas, realizadas através do site, a primeira compra irá requerer um cadastro prévio contendo as informações pessoais do cliente, que possibilitará, através de uma plataforma do próprio site, uma consulta do histórico de visitas e compras realizadas. Desta forma, a empresa utilizará esses dados para divulgar produtos e campanhas, oferecer produtos que sejam do seu interesse, bem como aqueles também que, em algum momento, foram incluídos em seu carrinho, mas não foram comprados, além de divulgar as mais variadas promoções. Outro meio de relacionamento com o cliente, para venda indireta, será a rede social. As famosas “curtidas” e os comentários deixados nas fotos dos produtos Atlântica terão um valor diferenciado, uma vez que, após analisado essas buscas e manifestações de interesses, a empresa entrará em contato com o cliente, na própria rede social, para lhe enviar informações sobre o produto, assim como oferecer a venda. 
Para o relacionamento com o cliente no pós-venda a Atlântica contará com uma central de atendimento ao cliente, utilizando, principalmente, as redes sociais: Whatsapp, Facebook, Skype e Instagram, além de e-mail e telefone. Através dessas redes o cliente poderá entrar em contato com a empresa sempre que quiser, de forma rápida e simples. A principal meta é atender todas as necessidades e críticas positivas e negativas dos clientes.
Abaixo alguns exemplos de comunicação com a empresa:
WhattApp			
			 
Instagram
Skype
 	Site
ESTRUTURA E OPERAÇÃO
Infraestrutura Disponível/Necessária e Localização
A empresa Atlântica está localizada em um galpão de aproximadamente 500m², situada na R. Atalaia, BR-130, Km 01, Duas Pedras, Nova Friburgo/RJ. 
Este espaço foi escolhido pela facilidade de acesso tanto de nossos fornecedores, quanto de nossos colaboradores. Duas Pedras é um bairro localizado no meio da cidade de Nova Friburgo, captando, desta forma, toda mão de obra existente nos bairros limítrofes, além de ser rota da maioria das transportadoras da região, fazendo com que a matéria prima chegue com facilidade, assim como o escoamento da produção seja efetivado. Contudo, a infraestrutura e a proximidade das fontes de suprimento não são os únicos pontos importantes, além deles, nossa estrutura foi pensada em nossos clientes,
que podem nos visitar sem qualquer problema. 
Esta área foi escolhida pelas boas condições de segurança, considerando que está localizada em uma área plana, sem riscos de desmoronamentos e de alagamentos. 
No mais, o galpão apresenta um ótimo fornecimento de energia elétrica, telefonia, água e esgoto, tudo com o fito de maximizar a produção fabril.
Quanto a infraestrutura imposta no galpão, sua planta possui uma área plana de aproximadamente 400 m² e sua planta industrial se encontra no térreo, havendo, porém, um pé direito alto para futuros projetos de ampliação. A frente do referido galpão possui uma estrutura de dois patamares, onde, no térreo, encontra-se a recepção, a sala de atendimento e banheiros nas extremidades, estando toda essa estrutura completamente interligada com o galpão. 
Importante destacar que a planta da fábrica foi estudada e analisada a fim de proporcionar o melhor fluxo de produção possível, bem como de logística e de circulação dos nossos colaboradores.
Toda a circulação de pessoas é feita fora da área produtiva da fábrica, sendo a parte interna uma área restrita à movimentação de mercadorias.
Os banheiros são de área em comum e, propositalmente, estão alojados próximos aos setores da fábrica, além de estarem próximos aos bebedouros, com o objetivo de oferecer um maior bem-estar dos nossos profissionais. 
No final do galpão estão instaladas duas docas para carga e descarga, destinadas, respectivamente, ao recebimento de matéria prima e saída de produtos prontos. As docas são separas uma das outras, porém ambas estão interligadas com o setor responsável.
No primeiro pavimento desta estrutura encontra-se a diretoria. Este pavimento é fechado com vidro para área interna da fábrica, proporcionando uma visão ampla de todos os setores.
A estrutura a frente do galpão foi minuciosamente planejada para receber clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores, possuindo um bom espaço e um amplo estacionamento. 
A planta baixa da Atlântica está localizada no Anexo XV – Planta Baixa Fábrica.
Todas as lojas da Atlântica terão o mesmo perfil, sendo assim, todas terão cerca de 80 m², com o primeiro pavimento compostos por exibição e venda dos produtos, e o segundo pavimento será composto pelo estoque, conforme Anexo XV - Planta Baixa Lojas. 
A loja Atlântica em Nova Friburgo está localizada na Av. Vereador José Martins da Costa, 163 –loja 03 - Ponte da Saudade, principal centro de comercialização de varejo de moda da cidade. A loja está situada próxima a Rodoviária Sul – meio principal de transporte coletivo de viagens da cidade – e centrada próximo ao ponto de táxi que possuem o serviço de translado. Já a loja Atlântica localizada em Cabo Frio está situada na Rua Jorge Veiga, 108, loja 01, Gamboa, Rua dos Biquínis, a rua mais famosa da cidade, onde possui um centro de compras de varejo e “atacadinho” de moda praia. A loja está localizada no início da rua, com visualização através da via principal, com o objetivo de a localização captar clientes antes dos concorrentes. 
Organograma Estrutural, Funcional e Pessoal
A Atlântica será estruturada em funções, com departamentos divididos e responsáveis por suas respectivas atividades. O organograma da empresa está exposto no Anexo XVI - Organograma de funções.
O nível estratégico será composto por três sócios: diretor administrativo e financeiro, diretor comercial e marketing e diretora desenvolvimento e industrial. Os mesmos serão responsáveis pelo nível tático, o responsável pela área de administrativo/financeiro cuidará das contas a pagar, contas a receber, departamento pessoal e recursos humanos. O responsável pelo comercial/marketing terá como função principal desenvolver novos negócios. A responsável pelo desenvolvimento/industrial cuidará da área de criação junto ao consultor de moda e da parte industrial. No nível operacional a empresa contratará colaboradores em todas as áreas, a área administrativa contará com um colaborador de serviços gerais, a área comercial contará com cinco vendedores e a área industrial contará com um supervisor, um estoquista, um cortador, seis costureiras, dois auxiliares de produção, um expedidor. Suas atribuições bem definidas seguem no Anexo XVII - Funcionograma de funções.
Produção 
O processo produtivo da linha moda praia é um fator crítico de sucesso, devendo, portanto, haver uma logística interna adequada entre as funções produtivas, de modo que se otimize ao máximo este sistema.
A atividade de manufatura ocorre a partir do processo de lote, que tem como característica, dentre outras, uma quantidade limitada de fabricação de determinados tipos de produtos, que, por sua vez, possuem particularidades diferentes. Outra característica do referido processo, se deve ao fato de possuir lotes dimensionados de acordo com o volume de vendas previsto para um período de tempo, bem como serem os lotes identificados com um número de ordem de produção. No mais, as máquinas são agrupadas por etapa de produção e são adaptadas de acordo com o produto a ser produzido. Por fim, o processo de lote possui um plano de produção desenhado para não gerar atrasos no processo produtivo.
Seu arranjo físico e fluxo serão definidos por célula, e sua vantagem se dará através da flexibilidade de mix de produtos, integração da equipe, melhora no controle de qualidade, além de desenvolver polivalência do operador e possibilitar a evolução contínua. 
A mão de obra fabril é fixa, porém, devido a linha de acessório, a empresa Atlântica optou em terceirizar este tipo de produção, em razão da complexidade do aludido processo.
Considerando a capacidade produtiva, a Atlântica definiu sua mão de obra baseada na demanda produzida mensalmente a partir da pesquisa de mercado, que está definida no seguinte Anexo XVIII - Cálculo Capacidade Produtiva.
A empresa, pensando em se estabilizar no presente mercado, possuirá as principais tecnologias de informação, comunicação e tecnologia de processo, descritas nos seguintes tópicos:
Instalações gerais: rede de monitoramento e alarme via celular. Rede de telefonia via PABX, servidores de sistema gerenciamento, e-mail e documentos compartilhados.
Desenvolvimento: buscando validar todos os materiais negociados pela empresa, a Atlântica possuirá um equipamento (pantone) para identificação de cores.
Corte: este setor é equipado com um plotter de confecção para risco dos moldes, um software desenvolvido para melhor encaixamento das peças antes do corte, a fim de se evitar desperdício de tecido.
Produção: Este setor possui maior investimento industrial, nele encontram-se todo maquinário composto por overlock (máquina de costura que efetua simultaneamente a costura e o chuleio (acabamento das bordas para que não se desfiem), colarete (máquina costura para passar o viés), reta (máquina de costura para fechar e costurar peças de diferentes materiais), travete eletrônica (máquina de costura para acabamento resistente) e máquina de transfer. 
O fluxo do processo é continuo, ou seja, cada setor depende de seu cliente interno, onde uma falha no processo poderá acarretar na paralização de todo o setor produtivo. Ver interação dos processos – Anexo XIX - Fluxograma dos Processos.
Gestão dos Impactos Ambientais
A empresa, como qualquer outra do ramo, produzirá uma quantidade considerável de resíduos têxtil e para que este “lixo” não venha a contaminar o meio ambiente, a Atlântica possuirá procedimentos e mecanismos visando o controle dos resíduos, fornecidos Protocolo Gestão Responsável de Resíduo da Indústria da Confecção, este produzido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), conforme Anexo XX – Protocolo Gestão Responsável de Resíduo da Indústria da Confecção. A partir deste protocolo a Atlântica definiu três áreas de maior influência no processo produtivo e requereu à estas uma maior otimização dos processos e minimização dos resíduos, ou seja, não há uma preocupação limitada apenas ao processo final, mas sim
por toda a cadeia. As áreas de atuação são: Criação e Desenvolvimento, Produção e Descarte Responsável do Resíduo. 
Na área de Criação e Desenvolvimento o pensamento é procurar investir em tecidos mais biodegradáveis ou buscar tecidos de melhor adaptação ao reaproveitamento. Já na produção, o processo de maior impacto é a busca de otimização do uso de matéria-prima, fazendo estudo de encaixe do tecido no processo de corte, a fim de que assim haja um melhor aproveitamento do material. Para realizar este descarte, a empresa irá contratar a empresa Consensus, um serviço terceirizado de gestão dos resíduos, que tem como filosofia de trabalho: interagir com o cliente e sugerir soluções tecnicamente ideais para a destinação final de seus resíduos, garantindo resultados estimados. Considerando que seus principais clientes são: Votorantim S/A – Cantagalo – RJ; Essencis Co-Processamento Ltda. – Magé – RJ; Holcim (Brasil) S/A – Cantagalo – RJ; Lafarge S/A – Cantagalo – RJ; Odebrecht; Andrade Gutierrez, fica evidente que a Consensus destinará todo o retalho dos tecidos de moda praia para a reciclagem e este resquício será vendido à indústria cimenteira. Quanto ao descarte responsável do resíduo, o resquício será destinado à Cooperativa de Catadores de Nova Friburgo, empresa terceirizada de descarte de plásticos, papelões, papéis e carretéis, considerado a destinação da reciclagem simples.
Outro fator ambiental considerado importante para a empresa Atlântica é o aproveitamento natural da energia, analisando o uso da energia solar captada através de placas da empresa Serra Solar, empresa formada por um dos grupos do trabalho de conclusão de curso da Universidade Cândido Mendes – Nova Friburgo, 2016. A utilização deste meio torna-se uma excelente vantagem, visto que a energia solar é limpa e renovável e por isso traz muitos benefícios diretos para o meio ambiente, disponibilizando ao planeta, uma empresa mais sustentável. 
Além da energia solar, a empresa buscará investir em um sistema de captação de água de chuva – Acqualimp - para utilização nos jardins, descargas e lavagem de calçamentos. 
Pensando no sistema de gestão ambiental do subcontratado, a empresa Atlântica será responsável por todos os resíduos da produção terceirizada, haverá a separação e retorno dos resquícios a empresa matriz. 
Materiais
Todos os materiais da Atlântica são essenciais para garantir o ritmo da produção e a continuidade dos procedimentos da organização. Neste sentido, toda a mercadoria é planejada e controlada antes da inicialização de todo o processo. 
A Atlântica enxerga no giro do estoque - movimentação constante de mercadorias - um fator determinante para o sucesso da fábrica, e, com o escopo de maximizar os resultados, procura trabalhar sempre com o giro mais alto, ou seja, menos tempo de estocagem, a fim de que assim se obtenha maiores lucros, haja vista que o capital empregado para formar o estoque não ficará parado muito tempo. Outro fator importante neste giro é o menor prazo de pagamento, ou seja, serão realizados à vista, pois, como sempre há demanda de compra, o pagamento desta forma apresentará pontos positivos, tais como: 
Maior capacidade de negociar descontos na hora da compra; 
Redução do custo de matéria prima e aumento do lucro operacional; 
Fortalecimento do relacionamento com fornecedores estratégicos; 
Melhoria no indicador de utilização da capacidade industrial.
	Material/Mercadoria
	N.º de Fornecedores
	Principal Fornecedor
	Condições de Pgto
	Material escritório
	2
	Papelaria Tanajura
	À vista
	Material de limpeza
	3
	Frilimp
	À vista
	Material de informática
	3
	Prime
	À vista
	Material de equipamentos
	3
	Reimaq
	À vista
	Matéria Prima – Tecido
	6
	Santa Constância
	À vista
	Matéria prima - Aviamento
	3
	Zanotti
	À vista
	Matéria prima – bojos
	4
	Delfa
	À vista
	Matéria prima - Acessórios
	2
	Fermoplast
	À vista
Estoque
A Atlântica possuirá dois estoques: o de matéria prima e o de produto acabado. O estoque de matéria prima está localizado no galpão da fábrica e é utilizado para a fabricação das peças. Já o estoque de produto acabado, estará localizado dentro e fora da unidade fabril, haja vista que a Atlântica possuirá um showroom, um e-commerce e duas lojas.
O estoque de matéria prima será baseado, em sua maioria, no estoque mínimo de materiais, podendo conter alguns itens com sistema just in time (reposição instantânea do estoque), como, por exemplo, acessórios, a fim de que assim a produção seja abastecida sem gerar custos de estocagem.
O estoque de produtos acabados será um estoque compartilhado e acumulativo, eis que será produzido durante os meses de baixa temporada para a venda nos meses de alta temporada. A Atlântica possuirá três tipos de estoque de produtos: o estoque efetivo, o estoque descontinuado e o estoque outlet, por causa disso, investirá em um sistema de gestão de estoque localizado na fábrica, considerando que a centralização do espaço físico é um ponto positivo para redução de custos. Todo o abastecimento e controle será feito através deste sistema, possibilitando a transferência interna entre as unidades. A loja de Cabo Frio trabalhará com estoque pautado na previsão de venda, que será baseado na pesquisa de mercado. Nos meses de verão, a loja estará abastecida para receber compras de até 2.000 peças e no inverno cerca de 300 peças. A loja de Nova Friburgo trabalhará com estoque mínimo, apenas de segurança, visto que a reposição é de fácil acesso. 
Toda a estrutura de controle de estoque será realizada através de um software exclusivo para confecção, chamado MiIllenium, que é capaz de fazer todo o cálculo do pedido de compra com o material já estocado na fábrica, reduzindo, desta forma, o desperdício de materiais ou até mesmo a compra de um material já estocado. Além de controle do almoxarifado, o sistema é capaz de controlar os produtos acabados, fazer transferência interna e assumir mais de um estoque em uma única unidade, ou seja, facilitará, e muito, a previsão de estoque na fábrica e nas lojas, proporcionando, assim, até o reabastecimento. O inventário será feito a cada ano no mês de julho, considerando ser este um mês de baixo movimento. 
Logística de Distribuição
A logística de distribuição da Atlântica será baseada em dois segmentos: distribuição de produtos para abastecimento das lojas e distribuição para os consumidores indiretos.
Logística de distribuição para o abastecimento das lojas:
Consultar o sistema de gestão de estoque para avaliar a reposição de produtos considerados no estoque mínimo;
Entrar em contato com a loja e verificar a demanda de alguma reposição de maior saída;
Reunir as informações acima e preparar uma listagem do material que será preparado com código do produto, quantidade de peças por cor e tamanho e quantidade total por modelo;
Fazer transferência interna via sistema informatizado para aceitação da loja após o recebimento dos produtos;
Conferir, embalar em saco plástico transparente por modelo e encaixotar a mercadoria conferida, identificar as caixas de acordo com a quantidade de volume, nome da loja e número da transferência;
Faturar e enviar a mercadoria semanalmente via transportadora, viação ônibus, correios ou transporte próprio, estudando a melhor opção, visando a necessidade do momento e o menor custo de envio. 
Logística de distribuição para as vendas indiretas (e-commerce):
Consultar o recebimento de pedido diariamente; 
Aceitar recebimento do pedido via plataforma do site;
Saída do produto via sistema informatizado;
Conferir e encaixotar o produto;
Fazer a postagem via sistema SIGEP WEB (O SIGEP WEB é um sistema com o propósito de preparar e gerenciar as postagens de Clientes dos Correios. Seus principais atributos técnicos são: facilidade e rapidez na preparação das postagens e gestão das informações sobre objetos postados – fonte: https://www.correios.com.br/para-sua-empresa/encomendas/sigep-web);

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando