Buscar

Resenha 8ª conferência Nacional de Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha sobre o vídeo da 8ª conferência Nacional de Saúde
Conceito de doença e saúde colocado nos últimos anos pela OMS:
Saúde não é simplesmente a ausência da doença, saúde deve ser entendida como um bem estar físico e sendo físico, supõem bem estar social e afetivo. Saúde também é a ausência do medo.
Bem estar social, significando que as pessoas têm mais do que simplesmente não estar doentes, tendo direito a casa, trabalho, salário digno, água, vestimenta, educação, informações sobre como dominar o mundo e transformá-lo, meio ambiente que não seja agressivo, permitindo a vida de uma maneira digna e descente, um sistema político que respeite a livre opinião e que não esteja submetido ao medo e à violência, ou seja, saúde está em uma dimensão muito maior do que hospitais ou medicamentos. A saúde também pode ser a qualidade de vida desejada por aquela pessoa.
Se uma pessoa ganha pouco e não consegue comprar o que é fundamental pra sua sobrevivência, não recupera energia gasta no trabalho, se enfraquecendo, se ela mora mal, a sua casa não é uma proteção contra as agressões do meio ambiente e se ela não tem acesso à educação, não consegue ter o conhecimento que lhe permite controlar a natureza, isso tudo leva a que se uma pessoa não come o mínimo, ela se enfraquece, se enfraquecendo, perde a luta contra a agressão, e adoece. Assim, não trabalha e não vence mais todas as lutas que uma sociedade competitiva lhe coloca. Trabalha menos, ganha menos, mora pior e adoece mais.
Resumindo, quanto pior a condição de vida de um povo, isso se torna um ciclo vicioso que faz com que tudo fique pior.
O contrário, se torna uma população que ganha força para transformar a sociedade e alcance o bem estar. 
Sociedades criam ciclos, ou da miséria ou do desenvolvimento. No ciclo da miséria, o essencial é que ele seja rompido e transformado. O Brasil, no seu auge econômico, aumentou suas riquezas, mas aumentou o número de mortes de suas crianças e aumentou o número de pessoas que passam fome.
“Saúde e democracia”, subentendendo-se q enquanto persiste um modelo econômico concentrador de renda e um modelo político autoritário, não se alcançaria a saúde.
A ideia da 8ª conferência é fazer uma reforma sanitária para melhoria do acesso à saúde para o povo.
Representatividade, o que eu acredito ser muito importante, foi fundamental, não permitindo que o poder econômico sobressaísse o poder de voto das instituições que participaram da conferência.

Outros materiais