Buscar

RESUMO DE LIT 3ºPP alfa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo de Literatura – 3ºPP
*** É importante saber que na prosa romântica, que era alienada, ou seja, não envolvia reveindicações e aspectos sociais em seu conteúdo, alguns autores tentaram por características realistas em suas obras mesmo que de forma sutil, como pode ser notado em: Senhora e Lucíola de José de Alencar (Críticas à sociedade burguesa), Memórias de um sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida (Anti-herói e sociedade popular), e O Cabeleira de Fanklin Távora (diversos aspectos que fogem ao contexto romântico). 
Realismo x Naturalismo
******É importante saber diferenciar textos românticos, que é idealizado, de textos realistas, que é detalhista e mostra o lado social e textos naturalistas, que envolve diversos aspectos naturais e fisiológicos assim como as diferenças entre os dois últimos. 
Características comuns a ambos:
	Linguagem objetiva = Simples, direta e precisa.
	Detalhista e lenta = Descrição minusciosa do ambiente e objetos nos cenários das obras tornando a narrativa lenta (passada no chamado tempo psicológico).
	Relação de Causa e Efeito = pelo realismo o homem é influenciado pelo meio em que vive e no naturalismo o homem é forçado por seus próprios instintos a agir de certa forma, não tendo controle sobre si em diversas situações 
	Realismo
	Retrato fiel das personagens = Expondo o caráter, os aspectos negativos da natureza humana e com aspecto psicológico profundo. 
	Materialismo do amor = O casamento é reconhecido como uma instituição falida, movido por interesses e repleto de problemas entre o marido infiel e a mulher que também trai.
	Mulher não idealizada = Que possui defeitos, algumas vezes até exagerados, que também se mostra infiel e que não é nem de longe a mulher romântica.
	Leitura interpretável = O texto permite que o leitor tire suas próprias conclusões sobre as personagens e tramas das obras.
	Natureza do homem = O homem é transformado e influenciado pelo meio em que vive. O homem nasce puro, a sociedade o corrompe.
	Engajamento dos autores = Apresenta um engajamento dos autores com causas sociais que poderiam ser defendidas utilizando a literatura como meio.
	Herói problemático = Cheio de fraquezas, manias, vícios e incertezas.
	Universalismo = Abandono do individualismo, pensamento social.
	Resume-se em detalhes, na questão social e na tentativa de representar a realidade e no realismo existe vida cotidiana (os personagens trabalham e sofrem com situações do dia a dia, ou seja, não existe somente a relação amorosa como no romantismo). 
Naturalismo:
	Influência instintiva = personagens são levados por seus instintos em diversas situações, como no ato sexual, por exemplo, não há envolvimento emocional o instinto faz com que as personagens se envolvam físicamente apenas, deixando o emocional de lado. Mostra o 'lado animal' do homem.
	Determinista = Os temas têm base em uma visão determinista, que conduz e direciona as conclusões do leitor, empobrecendo literariamente os textos.
	Natureza do homem = O homem já nasce com sua natureza determinada, ou seja, já predestinado a ser bom ou mau, não importando as influências que recebe.
	Preocupação com a questão científica = Algo precisa ser explicado e provado pela ciência para ser tomado como verdade, isso implica na utilização de termos médicos e científicos em meio ao texto.
	Patologia = Exploração das 'taras' humanas, instintos, neuroses, cargas hereditárias, casos patológicos.
	Os personagens naturalistas tendem a se simplificar, pois são influenciados por fatores biológicos, históricos e sociais que determinam suas ações, pensamentos e sentimentos. O personagem não faz aquilo que ele quer, mas aquilo de que necessita, ou seja, o personagem naturalista é apenas um produto do meio.
***Antropomorfismo = que toma forma de ser humano pode ser notado na personificação(ou prosopopéia) um exemplo é o próprio cortiço da obra O Cortiço de Aluísio de Azevedo que em diversos trechos da obra recebe atributos de um homem. 
*A prosa Romântica é alienada mas sua poesia é engajada, já a prosa Realista é engajada enquanto a poesia é alienada
***Parnasianismo x Simbolismo
Características comuns a ambos:
	Ambos possuem forma e estrutura semelhante, só sendo diferenciados quanto ao conteúdo.
Diferenças:
	A poesia Parnasiana é direcionada pelo próprio trabalho de se fazer poesia, ou seja, carece de conteúdo e temas relevantes, é uma poesia que não envolve o ego do autor e não demonstra sentimento por parte do autor . Resumindo, a estrutura vale mais que o conteúdo da própria poesia. 
	A poesia Simbólica, que ainda faz parte do parnasianismo (assim como o Naturalismo faz parte do Realismo), já possui conteúdo que é mais relacionado aos sentimentos do próprio autor (ego), no qual é buscada a libertação da matéria que viria através do sonho (alvura) ou pela morte (alguns autores apresentaram tendências góticas) podendo ser chamada de poesia metafísica. 
	Machado de Assis
**O realismo machadiano foi sendo desenvolvido e aprofundado conforme Machado foi desenvolvendo sua obra (O que demonstra que ele foi aperfeiçoando sua obra, através de muitas tentativas e repetições que geraram um amadurecimento em sua obra, resultando no realismo), que pode ser dividida em 2 fases:
1ª FASE (Tendências românticas)
Características Gerais:
 - crença nos valores da época;
 - estrutura de folhetim
 - esquematismo psicológico.(perfis psicológicos presentes mas ainda fracos)
A obra que marcou o início de sua fase realista e que também marcou o início do realismo brasileiro foi: Memórias Póstumas de Brás Cubas.
2ª FASE (Tendências realistas)
Características Gerais:
 - Análise psicológica (os seres vistos em sua complexidade psicológica)
 - Análise e consequente crítica aos valores sociais (os valores que a sociedade cria para justificar sua própria existência) 
- Pessimismo (descrença nos indivíduos e na organização social)
 - Ironia/Crítica 
 - Refinamento da linguagem narrativa.
Al. 2010 Rabha

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

11 pág.
RESUMO COMPLETO DE LITERATURA

Centro Estadual De Ensino Fundamental De Tempo Integral Professor Raldir Cavalcante Bastos

User badge image

Cinthia Rafaelle

Perguntas Recentes