Buscar

Aula 05 Reconhecimento e Investigação do Sub solo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 05
Reconhecimento e Investigação do Sub-solo
Prof. Danilo Bernardes Lourenço
Disciplina: Mecânica dos Solos
Introdução
I - Investigação Táctil e Visual dos Solos;
II – Investigação do Sub-solo;
	Sondagem;
	Ensaio de SPT.
III - 
	
Investigação Táctil e Visual dos Solos
A investigação preliminar em campo exige, muitas vezes, uma identificação dos solos sem os recursos de laboratório. A identificação tátil-visual é realizada com base na sensibilidade e experiência dos operadores. Colocando um punhado de solo na mão e esfregando-o entre os dedos pode-se identificar a areia por uma sensação de aspereza, ao contrário a argila é extremamente lisa (sobretudo quando umedecida). 
As argilas são plásticas, permitem ser moldadas, enquanto os siltes e as areias não. Fazendo-se bolinhas de solo e deixando-as secar, pode-se verificar a resistência a pressão dos dedos que nas argilas será elevada e baixa nos solos arenosos e siltosos. Para estimar a quantidade de areia pode-se dissolver o solo em um recipiente com água limpa. A areia irá para o fundo rapidamente e a argila demorará a se decantar. 
Solo Solto		Solo Friável			Solo Firme		Solo Extremamente 															Firme
Investigação do Sub-solo
Existem vários equipamentos para se fazer a prospecção geotécnica do sub-solo. Os métodos de investigação podem ser diretos ou indiretos. Quando há possibilidade de coletar, observar o subsolo o método é direto (poços, trincheiras, sondagens) e quando as propriedades do solo são obtidas por estimativas indiretas o método é indireto (sensoriamento remoto e ensaios geofísicos). 
Investigação do Sub-solo
Sondagem
A sondagem mais simples é o trado. A investigação é rápida e econômica. O equipamento é composto por hastes de aço, uma cruzeta para aplicar o torque e o trado propriamente dito, que pode ser de vários formatos.
Trados Manuais.
Existem manuais e mecânicos. Esta sondagem está limitada a presença de pedregulhos, pedras, matacões, nível de água e areias muito compactas. 
O SPT é uma sondagem a percussão (Standard Penetration Test). Este ensaio tem baixo custo, pode ser realizado em locais de difícil acesso, pode-se coletar amostras, é determinado um índice que permite que se estime a resistência e também é determinado o nível de d’água.
O equipamento é simples, composto de tripé com sarrilho, roldana, cabo, hastes, trado, trépano, martelo (65kg), amostrador padrão, bomba d’água.
Ensaio de SPT
Perfuração
O SPT tem duas etapas básicas, a perfuração é o ensaio propriamente dito. Após a limpeza do terreno e locação do furo, a perfuração da sondagem é realizada com trado. Quando o avanço for impenetrável ao trado ou se atingir o nível d’água a sondagem é continuada por percussão. Crava-se o revestimento para evitar fechamento do furo. O solo é escavado pela percussão (queda e torção sucessiva) do trépano e os detritos formados são retirados por circulação de água, conforme mostrado na Figura a seguir. A sondagem termina ao atingir a profundidade desejada ou quando atingir a condição de impenetrável a percussão. O registro do nível d’água deve ser feito no dia seguinte ao ensaio para evitar a influencia da circulação de água.
Ensaio de SPT
Execução
O ensaio é executado a cada metro e a partir de 1m de profundidade. Portanto, a perfuração é interrompida para execução do ensaio. O ensaio consiste em cravar o amostrador padrão por golpes do martelo (65kg) caindo de 75cm. 
O amostrador é cravado 45cm no solo, sendo anotado o numero de golpes para cravar cada 15cm do amostrador. O índice de resistência a penetração (NSPT) é o numero de golpes para cravar os últimos 30cm do amostrador. 
Em solo muito mole a resistência pode ser tão baixa que não resista nem um golpe. Neste caso, encosta-se o martelo na composição das hastes e anota-se até que profundidade a haste e o martelo penetram somente com o peso estático do conjunto. As amostras são coletadas a cada metro e caracterizadas. 
A figura abaixo representa um resultado do ensaio de sondagem
Tabela mostrando número mínimo de sondagens
A distância entre as sondagens não deve ultrapassar 30m e os furos devem cobrir toda a área
Locação das Sondagens.
O NSPT é muito utilizado em projetos de fundações, tais como escolha do tipo de fundações e estimativa da tensão admissível do solo. O NSPT também é usado em correlações para obtenção das propriedades do solo. A norma NBR7250/82 apresenta tabelas que correlacionam a compacidade das areias e a consistência das argilas com os valores de NSPT, conforme apresentado nas Tabelas abaixo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais