Buscar

boko haram

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Boko haram
Meteria: geografia
Professor: Luiz
Alunas: Adriene, Bruna, Carla, Maria Eduarda, Weslainy
Escola Estadual Tancredo Neves
O Boko Haram é um grupo terrorista surgido na Nigéria que, muitas vezes, é denominado como “grupo radical islâmico”, pois as suas ações correspondem ao fundamentalismo religioso de combate à influência ocidental e de implantação radical da lei islâmica, a sharia. O nome Boko Haram significa “a educação não islâmica é pecado” ou “a educação ocidental é pecado” na língua Hausa.
.
Introdução 
Sharia é um conjunto de leis islâmicas que são baseadas no Alcorão, e responsáveis por ditar as regras de comportamento dos muçulmanos. Em árabe, sharia pode ser traduzida literalmente como “caminho para a fonte”, e atualmente é adotada em diversos países com predominância da cultura islâmica, seja de modo integral ou parcial.. Neste caso, a sharia forma a Constituição daquela nação. Nos países onde a sharia domina, não existe uma separação entre a religião e o direito dos cidadãos, como acontece nos países ocidentais.
Sharia 
Açoitamento, apedrejamento ou enforcamento das mulheres quando são estupradas e não tem no mínimo quatro testemunhas para provar o ato(o esperma não vale como prova).
Mulheres não muçulmanas podem ser estupradas e escravizadas .
Crime capital dizer qualquer coisa que um mulçumano considere como critica ao islã. 
Se um mulçumano deixar o islã ele deve ser morto.
As esposas podem ser espancadas ( educadas).
Leis da sharia 
Ocorreu em 2002 como uma seita religiosa, fundada por Mohammed Yusuf na cidade de Maiduguri, capital do estado de Borno, na Nigéria. Para Yusuf e os seus seguidores, a cultura ocidental reproduzida na sociedade seria a principal razão para os males do país, sendo necessária a sua erradicação para combater a corrupção e o descaso das autoridades para com o povo. O líder atual do boko haram é Abubakar Shekau com o passa do tempo, o boko haram foi se tornando um grupo militar cada vez mais bem armado, recebendo vários treinamentos e ações de formação por parte da alqaeda do Magreb.
Surgimento
Abubaka Shekau é um líder cruel que usa a fé para recrutar pessoas para uma campanha que prega implantação da Sharia na Nigéria. Então pouco se sabe sobre o terrorista que comanda o Boko Haram. Ele opera nas sombras mas aparece de vez em quando em vídeos gravados para mostrar a impotência das forças militares do país.
Abubakar Shekau
A estratégia do grupo é composta por três pilares:
Explosões em cidades de médio e grande porte.
Ataques por terra em cidade pequenas e vilarejos rurais.
Invasões em delegacias e bases militares.
Táticas do grupo
As principais formas de rendas são: 
 Sequestros e consequente pagamento de resgates
 Assaltos a banco e saques em delegacias 
Invasão de bases militares para obtenção de armas. 
Forma de economia
Mulheres muçulmanas 
A tradição de ao menos cinco mil anos de historia que consiste em cortar partes do clitóris e dos pequenos e grandes lábios da vagina. Em alguma localidade, o corte ainda é feito à navalha.
Nesses casos, a vagina é costurada e se torna, basicamente, os orifícios para urinar e menstruar. Depois disso, durante a relação sexual essa mulher sente bastante dor e, quando engravida, corre serio risco de morrer. Se ambos sobreviverem, é provável que a mulher sofra com fistulas.
Mutilação genital feminina 
A ação mais notória do grupo até hoje ocorreu em abril de 2014, quando o Boko Haram sequestrou cerca de 276 mulheres entre 16 e 18 anos. Segundo relatos de algumas das que conseguiram escapar, os militantes utilizavam-nas como escravas sexuais e vendiam-nas para membros da organização a um preço médio de 12 dólares. Indícios posteriores também afirmaram que boa parte das mulheres foi utilizada em diversos combates.
Sequestros de mulheres 
Homens armados invadiram um colégio interno de ensino médio no Nordeste da Nigéria durante a noite e mataram 29 alunos.. Fontes afirmam que o total de mortos pode passar de 40. O governo responsabilizou o grupo terrorista islâmico Boko Haram pelo ataque. "Alguns dos corpos dos estudantes foram reduzidos a cinzas”, disse o comissário de polícia Sanusi Rufai ao falar sobre o ataque ao colégio federal Buni Yadi, localizado próxima à capital do Estado de Yobe, Damaturu.
Buni Yadi
Depois de uma séria pesquisa sob cadeira e tema acima já mencionado, chego a conclusão que o Boko Haram é uma tribo de terrorista e não é obra do acaso, vejo-o como uma continuidade de uma mobilização iniciada há mais de 110 anos contra as forças colonialistas ocidentais que se impuseram na região após destruírem quase todas as instituições locais, dentre elas o Califado de Sokoto.
Em suma, o grupo terrorista tem como objetivo acabar com a democracia na Nigéria e promove a educação exclusivamente em escolas islâmicas.
Conclusão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais