Buscar

Indrodução Pim 1 começado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP INTERATIVA
 Projeto Integrado Multidisciplinar I
 Cursos Superiores de Tecnologia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ALISON RODRIGUES DE PAULA
MAGAZINE LUIZA S/A 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
IBITINGA
2018
ALISON RODRIGUES DE PAULA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
MAGAZINE LUIZA S/A
Pré requisitos para aprovação nas disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática do Curso: Recursos Humanos
Unip Interativa-Polo Ibitinga
2013
RESUMO 
 
No resumo não deve haver parágrafos, o conteúdo deve ser abordado como texto corrido. No resumo não deve haver apresentação da empresa estudada, e sim as informações mais importantes do trabalho, como: objetivo do trabalho, descrição breve dos itens investigados neste PIM (aqui pode abordar as disciplinas e o que será investigado em relação a cada uma) e qual a metodologia da pesquisa, que no PIM costuma ser pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O objetivo do resumo é fornecer informações que permitam ao leitor perceber se o trabalho lhe interessa ou não. Cabe breve apresentação da empresa, colocando nome, localização e ramo de atuação. Não deve haver qualificação da empresa, isto é, dizer que é líder de mercado, que é uma boa empresa ou coisas do tipo, opiniões só podem ser colocadas na conclusão do trabalho. No resumo não deve haver mais de 500 palavras e sua apresentação se aproxima a este exemplo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Palavras-chave: deve – haver – entre – 3 e 5 – palavras
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo abranger as disciplinas do curso de Recursos Humanos: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.
A empresa escolhida foi a Magazine Luiza S/A; Segundo informações do site Magazine Luiza, Acesso em 21/03/2018 a empresa foi Fundada no dia 16 de novembro de 1957 na cidade de Franca, região nordeste do estado de São Paulo, pelo casal Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato, adquiriram uma pequena loja de presentes, na época chamada de A Cristaleira, o nome Magazine Luiza surgiu após um concurso cultural de rádio.
Luiza Helena Trajano, atual presidente da empresa, tem presença ativa pelo desenvolvimento do Brasil e pelo estímulo ao empreendedorismo, Luiza Helena é frequentemente convidada para dar palestras e participar de seminários e debates.
Hoje conta com mais de 740 lojas, 9 centros de distribuição e 3 escritórios, espalhados por 16 estados brasileiros, a companhia cresceu muito desde a inauguração; Oferecendo produtos dos setores de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, presentes, brinquedos, hobby e lazer, informática e telefonia, onde o cliente encontra os seguintes canais para compra: lojas físicas, lojas virtuais, televendas e até nas redes sociais, com o Magazine Você, onde os próprios clientes podem fazer uma loja online, divulgar os produtos para conhecidos. 
Esse trabalho será uma pesquisa de natureza teórica; Quanto aos objetivos, será uma pesquisa exploratória; Quanto aos procedimentos, será um estudo de caso; Quanto à natureza da informação será uma pesquisa qualitativa.
No primeiro capitulo será desenvolvido conceitos da disciplina Fundamentos da Administração, onde serão analisados quais conceitos são utilizados pela empresa bem como eles são desenvolvidos e quais as possíveis melhorias e ou mudanças a serem aplicadas na empresa.
No segundo capitulo será abordada a forma como a empresa desenvolve sua comunicação com base nos conceitos de comunicação empresarial.
No terceiro capitulo será demonstrado como a empresa trabalha e utiliza técnicas de informática. 
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A primeira revolução industrial teve inicio na Inglaterra em meados do século XVIII onde o capitalismo industrial teve grande impulso e tivemos a invenção e uso de novos sistemas de transporte, tendo como símbolo da primeira revolução industrial as máquinas a vapor, foi uma fase de transição do sistema de produção artesanal para o industrial, houve a invenção de diversas máquinas movidas a vapor.
A segunda revolução industrial teve inicio nos Estados Unidos no final do século XIX e começo do século XX, são fatos marcantes criação e uso de novas tecnologias exploração e utilização do petróleo e energia elétrica como fontes de energia principal, criação dos automotores, sistemas de produção mais eficientes, como o fordismo, avanços na área de telecomunicações como, por exemplo, telefone e rádio.
AUTORIDADE
Se analisarmos o tipo de autoridade da empresa estudada, com bases nas teorias de Weber, chegaremos a conclusão que estamos falando de uma autoridade racional, pois segundo informações contidas no site da empresa, eles adotam o modelo de governança do IBGC(Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) com regras e funções claras e bem estabelecidas, uma hierarquia estruturada de forma fácil a compreender as funções de cada um, o que vai de encontro com Weber 
Abaixo temos um organograma que demonstra e exemplifica a hierarquia da empresa.
Figura 1
DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Quando analisamos a departamentalização da empresa, observamos uma departamentalização mais próxima da funcional de acordo com as funções comerciais, por mais que tenhamos dentro da empresa divisões por tipo de produto, pois os departamentos são relacionados a compra e venda do produto e aos serviços oferecidos pela loja como o Luiza Cred essas características são encontradas na definição de ...
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais