Buscar

A Importância do Hábito da Leitura na Universidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Importância do Hábito da Leitura na Universidade: (pp. 365-381).
Lucas Cerqueira[1: Licenciando em Filosofia pela Faculdade Católica de Feira de Santana. lucascerqueira1298@gmail.com ]
PIRES, Erik André de Nazaré. A Importância do Hábito da Leitura da Universidade. v. 17. Florianópolis: Revista ACB, 2012. 
Na introdução conforme preconiza o escritor Erick André, foi realizada uma pesquisa bibliográfica “que abrangeu a leitura, a análise e intepretação de textos, artigos de periódicos tanto no formato impresso quanto no digital dentre outros materiais informativos sobre a temática abordada.” (PIRES, 2012, p. 365). Esse tipo de pesquisa abrange todos os seguimentos públicos bibliográficos existentes. Tendo como objetivo, quais os aspectos que atuam na formação de um cidadão que possua uma visão crítica diante da sociedade. Além de demonstrar a importância da leitura na fomentação do conhecimento dos indivíduos para a construir uma sociedade onde as pessoas que nela vivem tenham consciência dos direitos. Para que haja uma melhor compreensão é necessário saber a etimologia da palavra leitura: “em grego, o pleno sentido de ler, como legei é colher, recolher, juntar, que o latim transformou em lego, legis, legere, denominado juntar horizontalmente as coisas com o olhar” (CAMURÇA, 2011 apud PIRES, 2012, p. 365).
Nesta mesma página, é perceptível que a leitura não é apenas os signos, ou seja na apenas na teoria, mas principalmente deve ser exercitada durante toda a vida na leitura da realidade, o contexto no qual o ser humano está inserido e se relaciona. Desta maneira, são elencados as diversas habilidades que esse leitor possui, a fim de que possa ser suprida de forma proficiente a necessidade de informação que está inerente no ser humano. Que tem como propósito decifrar aquilo que lhe é apresentado na situações corriqueiras da vida.
	Neste contexto é de fundamental importância que se tenha leitura eficiente de qualidade diante de uma sociedade diversidade, ou seja, ter capacidade de escolha diante de tanta informação, por isso é fundamental a prática da leitura para a construção de um cidadão que o possui um conhecimento crítico. Na sociedade hodierna é perceptível o crescimento demasiado dos meios de comunicação facilitando assim a relação entre a TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) e a leitura, possibilitando ao cidadão construir sua trajetória de conhecimento de forma linear, devido à quantidade de informação disponível a qualquer hora e momento. Todas essas possibilidades impulsiona o leitor a aderir novas estratégias de leitura, bem como o aprimoramento das que já possui e diante da expansividade de informações existente internalizar apenas as essenciais para a construção do conhecimento.
	Desta maneira, o conhecimento das TIC’s acontece através do conceito de competência informacional (information literacy) o qual se revela como “[...] catalisador das mudanças do papel da biblioteca em face das exigências da educação no século XXI” (CAMPELLO, 2003, p. 29, apud PIRES, 2012, p. 378). Esta iniciativa surge nas bibliotecas dos Estados Unidos na década de 70, mas chega ao Brasil apenas no início deste século, este conceito tem sido de fundamental importância para os usuários de tais bibliotecas. Tornou-se uma experiência educativa enriquecedora por professores e alunos, em uma sociedade que muitas vezes prega o individualismo, com esta ferramenta o corpo docente e discente aprende a compartilhar o conhecimento adquirido e a emprega-lo no contexto que estão inseridos. 
	Nesse sentido, com o crescimento demasiado do ambiente online, o Projeto Portal da Capes, na esfera federal, possibilita o leitor a ter um contato direito com informações atualizadas através dos diversos meios existentes que vem sendo multiplicado cada dia mais desde as últimas décadas, sendo possível ler um livro, criar sua biblioteca digital, entre outros benefícios. Um grande salto foi para as estudantes das universidades que através da internet pode ter a acesso aos diversos trabalhos de cunho técnico e científico, permitindo assim o aumento de sua capacidade intelectual. 
	No terceiro tópico, mostra-nos que o hábito da leitura é um processo insubstituível desde a alfabetização, mas principalmente no âmbito acadêmico. Sendo a alfabetização essa base onde prepare o cidadão para que possa enfrentar no futuro o ensino superior com maturidade para enfrentar os desafios que nesta fase são exigidos. No qual a leitura é essencial para o desenvolvimento profissional do discente que necessita desta prática para a qualificação que o mercado de trabalho exige, pois sem a leitura não consegue possuir diante da diversidade de informação as que de fato são qualificadas. Para aqueles que não possuem a prática, o autor descreve um motivação que é tornar a leitura uma dinâmica que aconteça de forma proveitosa, com isto além de estar investigando, será um lazer. 
	Nesse contexto, a Biblioteconomia contribui para a adoção desta prática através de atividades lúdicas, criativas e inovadoras. Sendo que a leitura na sociedade contemporânea age como uma ação transformadora, pois proporciona ao indivíduo o desenvolvimento integral, para que no futuro seja um excelente acadêmico que exige um hábito bastante rotineiro da leitura diante do alto grau de complexidade que as Universidades exigem. Destarte a Academia pretende criar homens que sejam capazes de transformar a sociedade através do conhecimento adquirido, principalmente pela leitura a fim de que possa continuar a excetuar esta belíssima tarefa. 
	Desta forma, a Universidade tem como missão contribuir com a sociedade através da pesquisa que é um método de investigação de maneira sistemática, reflexiva e um dos pilares do ensino no Brasil, que buscar responder aos problemas levantados, tornando o discente responsável por esta contribuição científica. Por isso, tornar-se fundamental o desenvolvimento de técnicas de pesquisa para que possa gerar os resultados que a sociedade necessita. Destarte, possui uma grande colaboração da tecnologia que trouxe facilidades na obtenção de informações através das leituras online que possibilita ao leitor: “[...] estes indivíduos podem mudar o seu modo de pensar, analisar, questionar, produzir e conceber a realidade, tornando-se objetos ou sujeitos da leitura” (AQUINO, 2000, p. 31 apud PIRES, 2012, p. 375)
	Nas considerações finais, o autor mostra que a Universidade tem um papel indispensável na vida do discente que além de formá-lo um grande leitor mas também um ser capaz de refletir diante da sociedade e ter um pensamento crítico, podendo colaborar com a sociedade a fim de compreender qual seu papel e lutar em defesa de seus direitos. Neste contexto, o escritor no final sugere o estudo complementar para escavar o tema em questão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais