Buscar

Alfabetização e Letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
1. Sem o sistema de expressão simbólica que constitui a linguagem, as operações permaneceriam no estado de ações sucessivas, sem jamais se integrar em sistemas simultâneos ou que contivessem, ao mesmo tempo, um conjunto de transformações solidárias”.
	
	A. V – V – F – V Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras. Piaget desenvolveu seus estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento nas crianças. Para ele, o conhecimento é uma contínua construção que ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo. Para Piaget, não há aprendizagem sem a experiência. “O conhecimento, na sua origem, não vem dos objetos nem do sujeito, mas das interações – inicialmente indissociáveis – entre sujeito e esses objetos (Piaget, citado por Seber, 1997, p.60)”. A afirmativa III é falsa, Piaget acreditava na experiência como aprendizagem, na interação entre o mundo, sujeitos e objetos (livro-base, p. 23, 24).
2. Somente a partir da década de 1930 e, mais sistematicamente, das décadas de 1950 e 1960 do século XX que o problema da educação rural é encarado mais seriamente – o que significa que paradoxalmente a educação rural no Brasil torna-se objeto do interesse do Estado
A Afirmativas II e III. Você acertou!
As afirmativas II e III são corretas, pois, conforme o Censo do ano 2000, há um total de 109.784.121 pessoas alfabetizadas, enquanto no ambiente rural, este número aproxima-se a 19.608.720 pessoal, gerando uma taxa de, aproximadamente, 18%. Ao compararmos o ambiente urbano e o rural, inclusive em sua população, teremos um nível maior de analfabetos no ambiente rural. Já as alternativas I e IV são incorretas, pois, conforme explicitado acima, a distribuição de alfabetizados entre os ambientes rurais e urbanos (livro-base, p.  76).
O estudo do desenvolvimento das operações nas crianças leva a uma constatação muito instrutiva: as operações que permitem reunir (+)  ou dissociar (-) as classes ou relações são ações, propriamente ditas, antes de serem operações do pensamento”.
	
	C. Período que envolve a infância propriamente dita, ou seja, entre os 07 e 11/12 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental, ela adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais.
Você acertou!
O estágio do período das operações concretas corresponde à infância propriamente dita, ou seja, entre os 07 e 11/12 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental, ela adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais (livro-base, p. 25,26).
Deslocando o eixo das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança (sujeito cognoscente), o construtivismo se apresenta, não como um método novo, mas como uma ? revolução conceitual, demandando, dentre outros aspectos, abandonarem-se as teorias e práticas tradicionais, desmetodizar-se o processo de alfabetização e se questionar a necessidade das cartilhas”.
D Afirmativas I, III e IV. Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são corretas. Segundo Luciana de Luca Dalla Valle, autora do livro-base da disciplina, há quatro concepções de alfabetização sem métodos que pressupõe que as crianças, em contato com a linguagem escrita de seu meio, elaboram ideias na tentativa de atribuir sentido à escrita. Essas ideias mudam em contato com o ensino. Não é um processo passo a passo, e sim de construção e reconstrução; para a aprendizagem, é muito importante a ideia que a criança tem sobre o que é escrever; é possível escrever textos mesmo antes de dominar o código alfabético. Os textos constituem a unidade comunicativa básica. Dessa forma, a linguagem escrita está relacionada, desde o início, à sua função fundamental: comunicar; além das características do sistema alfabético, as crianças aprendem as características próprias da linguagem escrita que se usa em diferentes situações, com distintas finalidades e em distintos tipos de textos. Neste viés, a alternativa II torna-se incorreta (livro-base, p. 67,68).
Os métodos [de alfabetização] nasceram nas salas de aula. Em todos os casos foram o produto da criatividade dos professores e por eles foram aperfeiçoados, através de sucessivas experiências que visavam responder às demandas crescentes de uma população que enfatiza sua necessidade de aprender”. 
D Afirmativas I, III e IV. Você acertou!
As afirmativas I, III e IV. A ideia de utilizar métodos para a alfabetização é fruto de concepções diferentes das que estão vigentes hoje, mas esse assunto ainda é alvo de muita discussão. De acordo com Lucia Lins do Rego (2007), “toda esta tradição estava vinculada a uma concepção de alfabetização segundo a qual a aprendizagem inicial da leitura e da escrita tinha como foco fazer o aluno chegar ao reconhecimento das palavras garantindo-lhe o domínio das correspondências fonográficas. [...] Tratava-se de uma visão comportamental da aprendizagem que era considerada de natureza cumulativa, baseada na cópia, na repetição e no reforço. A grande ênfase era nas associações e na memorização das correspondências fonográficas. A alternativa II, nesta conjuntura, torna-se incorreta (livro-base, p. 64).
“A escola rural representava o local onde se pretendia dizer que se estuda. De fato, pouco de escola poderíamos encontrar nos contextos dilapidados espalhados pelo interior do Brasil; escolas sem qualquer condição de abrigar suas crianças para o mínimo de ambiente qualitativo de aprendizagem”.
	A	Afirmativas I e III. Você acertou!
As afirmativas I e III são corretas pois, conforme o Censo do ano 2000 e o Ministério da Educação e Cultura – MEC, mais de 16 000 000 de estudantes brasileiros, de 10 até 14 anos, ainda não foram alfabetizados, da mesma maneira em que 59% dos alunos, chegaram ao quinto ano do ensino fundamental, sem terem desenvolvido competências e habilidades básicas de leitura. Desta maneira, o Brasil possui um alto índice de alunos, entre 07 e 14 anos, que não são totalmente alfabetizados, o que considera as afirmativas II e IV como incorretas (livro-base 77,78).
 “As idades cronológicas, durante as quais espera-se que as crianças desenvolvam comportamentos representativos de um dado estágio, não são fixas. Os intervalos entre as idades, sugeridos por Piaget, são normativos e denotam os momentos durante os quais espera-se que uma criança apresente os comportamentos intelectuais próprios daquele nível [estágio] particular”. 
A	Afirmativas I e IV. Você acertou!
As afirmativas I e IV são corretas, pois no primeiro estágio, denominado sensório-motor, a criança conquista seu mundo por meio da percepção e dos movimentos, de todo o universo que a cerca. Esse estágio contempla crianças de 0 a 02 anos. As alternativas II e III são incorretas, pois o estágio que compreende as crianças de 02 aos 07 anos é o pré-operatório, onde ocorre o aparecimento da linguagem (livro-base, p. 25).
	
“Piaget afirma que não se herda estruturas cognitivas. Elas passam a existir, apenas no decorrer do desenvolvimento. Herda-se, sim, um modus operandi, uma maneira específica de transação com o ambiente. Assim, herdamos um modo de funcionamento intelectual”.
	E	Equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desiquilíbrio. Você acertou!
Segundo a teoria de Piaget, os conceitos de equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desiquilíbrio interferem no processo de alfabetização (livro-base, p. 26).
 “Os métodos sintéticos foram os primeiros a serem utilizados [e], pode-se dizer, que estes métodos, sob forma dos métodos alfabéticos, são os mais antigos, sendo utilizados, sem outros competidores, desde a antiga”.
D	Afirmativas II e IV. Você acertou!
As afirmativas II e IV são corretas. Os métodos sintéticos são aqueles em que a alfabetizaçãoparte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, como as palavras e frases. A alfabetização fica restrita ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético. Nesta conjuntura, as alternativas I e III tornam-se incorretas (livro-base, p. 56).

Outros materiais