Buscar

Portfólio educação inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
FERRAMENTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Data: 17/08/2017
SOFTWARE EDUCACIONAL SOMAR
Fonte: https://www.emaze.com/@ALFZIRLO
Uma experiência de ensino da matemática tem ajudado alunos com deficiência intelectual na Escola Professor Eustáquio da Conceição, em Jaraguá do Sul. O professor Coroliano Coral tem utilizado o software SOMAR em sala de aula com seus alunos para aperfeiçoamento do ensino social da matemática. Este programa simula situações práticas com uso de cédulas virtuais e calculadora para ajudar nas transações comerciais.
Este software foi desenvolvido em um projeto da Universidade de Brasília por estudantes para auxiliar na educação de alunos com deficiência intelectual. Este trabalho teve acompanhamento de um professor do Departamento de Ciência da Computação e uma consultoria pedagógica. Esta ferramenta foi projetada para funcionar até em computadores mais antigos, como os que estão na maioria das escolas públicas brasileiras. Ela já está sendo utilizado em centenas de escolas brasileiras com alunos autistas e com deficiência intelectual.
O professor Coreliano conta que as situações apresentadas pelo SOMAR, desenvolve nos alunos habilidades que são úteis no desenvolvimento de sua autonomia e inserção social. Assim, alguns alunos conseguem comprar coisas, conferir troco e pagar contas, pois já treinaram essas atividades virtualmente. Além disso, existem atividades propostas envolvendo um relógio digital com objetivo de ensinar os horários das atividades cotidianas.
Sarah de 13 anos, que está no 8° ano, conta o que aprendeu após 6 meses do uso do software. Ela diz que se sente mais segura em pagar o ônibus e fazer trocos, além de estar mais confiante nas relações com as pessoas que envolvam dinheiro. 
Os exercícios com o relógio a têm ajudado a ter uma noção maior do tempo das atividades do dia. Muitos jovens e adultos, têm dificuldade em se organizar no relógio de ponteiros. O relógio digital torna-se mais prático e ajuda a dar uma noção de tempo para as atividades práticas como tomar remédio, ir à escola e outros compromissos com hora marcada.
Fonte: http://innovatorbrasil.com.br/biblioteca/somar/
O software SOMAR tem recursos de áudio e vídeo o que pode ajudar a motivar seu uso, porém, se o professor associar recursos concretos como moedas, cédulas e calculadora serão alcançados melhores resultados e facilitam o processo de autonomia do estudante. Os vídeos do software foram gravados com pessoas com síndrome de Down, o que ajuda a criar empatia com os alunos.
O software pode ser baixado gratuitamente no site www.projetoparticipar.unb.br. O sucesso do projeto é tanto que o Ministério da Educação estuda distribui-lo para as escolas públicas de todo o Brasil.

Outros materiais